Passo a passo: como implementar KPIs na sua empresa em 9 etapas descomplicadas

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pegadas na praia simbolizando como implementar KPIs na sua empresa

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Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs, são instrumentos extremamente essenciais para a boa gestão de qualquer negócio.

Por meio deles, é possível mensurar o resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas previamente estabelecidas.

Os KPIs mostram também se os processos estão sendo bem executados e se há necessidade de ajustar as estratégias ou metodologias adotadas.

A intenção dos indicadores é evitar que os gestores conduzam os negócios no escuro. Essas ferramentas fornecem dados concretos e orientam as tomadas de decisão, as quais deixam de ser embasadas em meros achismos.

Além disso, os KPIs ajudam também a priorizar tarefas, a compreender as responsabilidades e a estruturar o desenvolvimento da empresa.

Se você ainda não faz uso de indicadores-chave de desempenho, fique tranquilo que a gente vai te ajudar.

Elaboramos este artigo com estas 9 etapas essenciais de como implementar KPIs na empresa:

  1. Defina seus objetos de mensuração
  2. Estabeleça as metas que você deseja atingir
  3. Certifique-se de que as metas estejam alinhadas ao planejamento estratégico
  4. Escolha os seus KPIs
  5. Defina os responsáveis pelos KPIs
  6. Estabeleça processo de coleta de dados
  7. Comunique os KPIs a todos os envolvidos
  8. Monitore a evolução dos KPIs
  9. Promoção da melhoria contínua

Continue a leitura e saiba o que fazer em um passo a passo descomplicado.

Leia também: Modelos de KPIs: os 4 principais para acompanhar o desempenho da empresa e orientar melhor as tomadas de decisão

Antes de conhecer o passo a passo, que tal relembrar alguns alguns exemplos de KPIs? Então, assista a este vídeo:

Estes materiais também serão úteis para você:

Passo a passo: como implementar KPIs

Passo 1 – Defina seus objetos de mensuração

O primeiro passo de como implementar KPIs consiste na definição dos aspectos de negócio que você deseja mensurar.

Ou seja, é preciso ter em mente quais são os objetos que você considera importantes para acompanhar seu desempenho.

Você pode, por exemplo, mensurar e monitorar o desempenho das vendas, de uma campanha de marketing específica, do setor de financeiro, do estoque etc.

Veja mais: Como organizar metas e objetivos para obter melhores resultados

Passo 2 – Estabeleça as metas que você deseja atingir

A segunda etapa de implementação de KPIs se refere à definição das metas que você considera importantes de serem atingidas pelos objetos apontados na etapa anterior.

É extremamente importante que as metas não sejam estabelecidas deliberadamente. É interessante que elas obedeçam a pelo menos 5 critérios essenciais, representados pela sigla SMART.

Ou seja, as metas precisam ser:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Com prazo bem definido (Time-based).

Passo 3 – Certifique-se de que as metas estejam alinhadas ao planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o documento que vai guiar as ações da organização em busca de objetivos de longo prazo.

Por isso, é essencial que as metas definidas no passo anterior estejam devidamente alinhadas ao PE.

Passo 4 – Escolha os seus KPIs

Nesta etapa, você deve escolher os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a evolução dos esforços em direção às metas que você estabeleceu.

Opte por KPIs que sejam simples de calcular e evite escolher indicadores em excesso. Assim, fica mais fácil acompanhá-los.

Passo 5 – Defina os responsáveis pelos KPIs

Também faz parte do processo de implementação de KPIs escolher quem serão os responsáveis por monitorá-los e garantir que os resultados estejam de acordo com o esperado.

Veja também: Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 8 dicas para visualizar melhor seus dados e obter insights valiosos

Passo 6 – Estabeleça processo de coleta de dados

De que maneira os dados dos indicadores de desempenho serão coletados?

Você pode, por exemplo, recorrer a um software especializado que fará a coleta dos dados e informações mais relevantes sobre os KPIs escolhidos, atualizando-os em tempo real.

Saber como alimentar os seus indicadores-chave de desempenho é fundamental.

Passo 7 – Comunique os KPIs a todos os envolvidos

Não há como implementar KPIs se estes não forem devidamente comunicados a todos os envolvidos no objeto que está sendo monitorado.

Essa comunicação é importante para gerar maior engajamento e comprometimento com as metas.

Se o vendedor não souber, por exemplo, que a equipe pretende aumentar o KPI de ticket médio em 20% nos próximos 6 meses, dificilmente ele vai se empenhar o bastante para alcançar essa meta coletiva.

Passo 8 – Monitore a evolução dos KPIs

Também é importante monitorar a evolução dos indicadores-chave de desempenho. Esse acompanhamento é importante para garantir que os processos estão sendo executados corretamente e se há necessidade de efetuar algum tipo de ajuste.

Leia mais: Ferramentas para análise de indicadores de desempenho: 7 dicas para monitorar e melhorar os resultados da sua empresa

Passo 9 – Promoção da melhoria contínua

A partir do acompanhamento dos KPIs, é possível implementar as melhorias necessárias a fim de garantir que as metas sejam plenamente alcançadas.

Essa última etapa da implementação de indicadores é necessária para corrigir eventuais gargalos antes que eles se tomem proporções maiores, prejudicando a performance organizacional.

Saiba mais: Cultura de Melhoria Contínua: dicas para se transformar numa “Empresa Fit”

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Então, assista também a este vídeo, com mais dicas:

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