Indicadores de treinamento e desenvolvimento: confira os 10 principais

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Um grande desafio para os profissionais de RH da atualidade é saber se o investimento em capacitação está dando certo ou não. Para isso, existem os indicadores de treinamento e desenvolvimento (T&D).

Eles são importantes ferramentas utilizadas para medir a eficácia dos cursos e o respectivo desempenho dos colaboradores. Isso é importante até mesmo para medir a satisfação dos funcionários.

Inclusive, segundo o estudo “Workforce Learning Report” realizado pelo LinkedIn, cerca de 94% dos empregados afirmaram que ficariam mais tempo em uma empresa que investe em seu desenvolvimento profissional.

Isso mostra a importância de se investir em treinamentos, bem como acompanhá-los por meio de indicadores para avaliar sua eficiência.

Neste artigo, vamos mostrar os 10 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento para que você saiba como utilizá-los no seu negócio. Boa leitura!

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O que é uma avaliação de treinamento?

A avaliação de treinamento é uma ferramenta de análise que permite entender os resultados obtidos nos programas de capacitação. Ela ajuda a definir o quão bem os colaboradores absorveram o conteúdo para alcançar as metas empresariais, bem como medir o impacto de um treinamento efetivo no desempenho geral do negócio.

Dessa maneira, a avaliação de treinamento deve ser realizada de forma regular para garantir que os cursos estejam sendo eficazes e também para verificar o nível de eficiência dos colaboradores durante e após os aprendizados. Ela garante que os objetivos sejam alcançados e as expectativas cumpridas, fornecendo resultados a partir de dados reais.

Além disso, a avaliação de treinamento é importante porque permite que os gestores entendam quais habilidades precisam ser melhoradas para que a força de trabalho possa prestar um melhor serviço às necessidades específicas da empresa.

Os 4 tipos de avaliação de treinamento

Segundo o professor americano Donald Kirkpatrick, existem 4 tipos de avaliação de treinamento. São eles:

  1. Avaliação de reação

A avaliação de reação visa medir a percepção dos participantes sobre os profissionais que ministraram o curso, os métodos de instrução, as habilidades de aprendizagem, a organização da aula, as instalações e os materiais usados.

Em paralelo, ela identifica o quão bem uma ação formativa foi recebida pelos colaboradores e se eles estão prontos para mudar seu comportamento devido ao treinamento.

A avaliação de reação é frequentemente realizada após a conclusão do treinamento para que os participantes forneçam sua opinião.

  1.  Avaliação de aprendizagem

A avaliação de aprendizagem é também um dos quatro tipos de avaliações de treinamento e tem como objetivo mensurar o grau de aprendizado dos colaboradores, ou seja, compreender se o conhecimento transmitido durante o treinamento foi realmente absorvido.

Ela pode ser realizada com questões de múltipla escolha nas quais os resultados são calculados automaticamente e comentados com base nas respostas do candidato ou, então, discussões em grupo e entrevistas individuais em que o treinamento e o desenvolvimento são avaliados.

  1.  Avaliação de comportamento

Se a empresa não se preocupar com a mudança de comportamento de sua equipe, os resultados dos treinamentos podem não ser os desejados.

Por isso, é ideal que o gestor direto acompanhe de perto os aprendizados pós treinamento e veja como isso pode refletir nos indicadores de acompanhamento da equipe.

  1.  Avaliação de resultados

A avaliação de resultados acompanha o desempenho dos colaboradores antes e depois de um programa de T&D.

Dessa forma, será importante estabelecer métricas claras e mensuráveis para analisar como o treinamento afetou o desempenho e, efetivamente, medir o nível de sucesso.

Normalmente, essa avaliação é a mais interessante para os gestores, pois possibilita que tenham uma visão do Retorno Sobre Investimento (ROI) a respeito dos treinamentos.

Quais as vantagens de investir em indicadores de treinamento?

Investir em indicadores de treinamento propicia que os gestores tenham uma melhor avaliação do ROI, além de identificar áreas de melhoria, reter os talentos e garantir um melhor alinhamento estratégico. Confira mais detalhes:

  • avaliação do ROI: os indicadores permitem calcular o Retorno Sobre o Investimento de programas de treinamento, ajudando a justificar os custos deles;
  • melhoria contínua: com o monitoramento constante, é possível identificar as áreas que necessitam de melhoria e ajustar os programas de treinamento de acordo com as necessidades;
  • retenção de talentos: como mencionado anteriormente, programas de treinamento eficazes podem aumentar a retenção de funcionários, e os indicadores mostram o quão eficaz é uma ação formativa para essa finalidade;
  • alinhamento estratégico: indicadores de treinamento ajudam a garantir que os programas estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Ao investir em indicadores de treinamento, as empresas são capazes de otimizar seus esforços de desenvolvimento de funcionários, garantindo que estejam obtendo o máximo valor das ações de capacitação.

Quais são os indicadores de treinamento?

indicadores de treinamento

Existem no mercado diversos indicadores de treinamento que podem ser usados por uma organização. Abaixo, vamos mostrar os 5 principais.

  1.  Taxa de adesão

A taxa de adesão tem como objetivo analisar a relação entre o número de pessoas convidadas a participar do treinamento e as que de fato aderiram ao curso.

Nesse caso, o cálculo é simples. Se 20 colaboradores foram chamados para fazer parte do treinamento, mas apenas 10 aceitaram o convite, sua taxa de adesão será de 50%.

A partir desse indicador é possível, por exemplo, descobrir a eficiência da divulgação e o interesse dos colaboradores pelo tema.

Adicionalmente, pode mostrar quantos colaboradores estão engajados ou não e têm interesse em evoluir junto com a empresa.

  1.  Taxa de abandono

Neste indicador de treinamento, a intenção é identificar quantos participantes desistiram da capacitação no meio do caminho.

Com  a taxa de abandono, pode-se descobrir problemas relacionados ao conteúdo e à execução do curso, bem como certas incongruências entre o que foi prometido e o que foi entregue àqueles que aceitaram participar do treinamento.

  1.  Reação dos participantes

Como os colaboradores avaliam o treinamento que eles receberam?

Aqui, procura-se medir a satisfação dos participantes. No entanto, vale ressaltar que os colaboradores podem ficar receosos ao expressar sua verdadeira opinião, temendo sofrer futuras retaliações.

Nesse caso, deixe claro que o colaborador tem total liberdade para fazer suas considerações sobre o treinamento, mesmo que elas sejam negativas e que seu feedback seja anônimo.

template feedbacks

Com essas informações, o gestor pode fazer determinados ajustes e propor melhorias para os próximos cursos. Para tal, a dica é fazer uso da metodologia do eNPS, por exemplo. Nela, os participantes responderão uma única pergunta que irá guiar o nível de satisfação deles com o treinamento.

  1.  Avaliação média do aprendizado

O quarto item da nossa lista de indicadores de treinamento é utilizado para medir o quanto do conteúdo ensinado foi, de fato, absorvido pelos colaboradores.

Portanto, ao final do treinamento, aplique uma prova abordando tudo o que foi tratado durante o curso. Depois, calcule a nota média dos colaboradores.

Você pode também aplicar um teste de aprendizagem antes da capacitação para, depois, fazer uma comparação com a nota pós-treinamento.

  1.  Aproveitamento individual

O aproveitamento individual é um dos indicadores de treinamento que mede o desempenho produtivo do colaborador após o curso e a quantidade de participantes que conseguiram desenvolver suas habilidades e subir de cargo dentro da empresa.

Quais são os indicadores de desenvolvimento?

Agora que mostramos quais são os principais indicadores de treinamento, vamos então aos indicadores de desenvolvimento mais importantes.

  1.  Colaboradores alcançados

Aqui, a intenção é quantificar o número de colaboradores que foram contemplados pela educação corporativa em determinado período. 

Você pode fazer esse cálculo baseando-se na relação entre o total de colaboradores da empresa e o total de colaboradores treinados.

Com o resultado, é possível avaliar a necessidade de adotar estratégias que ampliem esse alcance.

  1.  Taxa de treinamento via multiplicadores internos

Esse indicador de desenvolvimento tem como objetivo responder à seguinte pergunta: qual porcentagem das horas de treinamento foi utilizada pelos colaboradores para multiplicar o conhecimento adquirido entre os outros colegas?

De todos os indicadores de desenvolvimento, este talvez seja um dos mais relevantes. Isso porque compartilhar o conhecimento dentro da empresa é extremamente benéfico para os negócios.

Dentre os benefícios, podemos citar:

  • otimização de recursos;
  • estímulo à multidisciplinaridade;
  • descentralização do conhecimento.
  1.  Média de treinamentos por pessoa

Em média, cada colaborador teve acesso a quantos treinamentos? Este indicador de desenvolvimento é crucial porque, quanto maior for o acesso dos colaboradores aos treinamentos oferecidos pela empresa, mais capacitados e desenvolvidos eles estarão para desempenhar suas atividades e contribuir para o crescimento da organização.

Na medida do possível, procure oferecer cursos que abordam os mais variados temas para que os colaboradores possam desenvolver e aprimorar suas diferentes habilidades.

  1.  Tempo médio de treinamento por pessoa

O tempo médio de treinamento por pessoa é um indicador de desenvolvimento que calcula a quantidade média de horas dedicadas à capacitação de cada colaborador.

A partir desse resultado, você pode comparar o tempo total investido em treinamentos com a quantidade total de horas trabalhadas.

Há empresas que, anualmente, dedicam uma média de 100 horas de treinamento por funcionário. Se um deles, por exemplo, trabalha 2.000 horas em média por ano, o percentual dedicado a treinamentos será de 5%.

  1.  Valor total investido

Saber quanto foi investido é primordial para saber se houve aumento ou redução em comparação a períodos anteriores.

Tais indicadores podem, por exemplo, verificar se houve e de quanto foi o retorno sobre o investimento.

É possível também dividir o valor total investido pela quantidade total de treinamentos efetuados e descobrir a média de custo de cada treinamento. 

Você ainda pode dividir esse valor pelo total de colaboradores treinados e descobrir quanto custa, em média, treinar cada um.

Como montar um indicador de treinamento?

Ainda que existam os indicadores de desenvolvimento já prontos e disponíveis no mercado, você pode criar seu próprio indicador. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Defina o objetivo do treinamento

O que você espera alcançar com o treinamento? Pode ser melhorar uma habilidade específica, aumentar a produtividade, reduzir erros etc. Portanto, para se ter um indicador, o primeiro passo é estabelecer um objetivo.

2. Tenha metas claras

As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas no tempo (SMART). Por exemplo, aumentar a produtividade em 10% nos próximos 6 meses.

3. Identifique as métricas apropriadas

As métricas devem refletir os objetivos e as metas do treinamento. Pode ser o número de erros reduzidos, o tempo economizado, a pontuação em uma avaliação de habilidades etc.

4. Colete dados

Use questionários, avaliações, observações, registros de trabalho e outras ferramentas para coletar dados sobre as métricas escolhidas.

5. Análise e interpretação

Compare os dados coletados antes e depois do treinamento para ver se as metas foram atingidas. Isso é crucial, em especial o cálculo do ROI, se aplicável.

6. Ajuste conforme necessário

Se os objetivos não foram alcançados, ajuste o treinamento conforme necessário. Lembre-se de que os indicadores de treinamento são uma ferramenta para melhoria contínua.

Próximos passos

Agora que você já conhece os principais indicadores de treinamento e desenvolvimento, que tal colocá-los em prática na sua empresa? Para isso, o ideal é usar um software que automatize esse processo.

Uma boa ferramenta de indicadores de desempenho individual ajuda você a ter uma visão mais clara das metas, de forma fácil e intuitiva, identificando o que precisa ser feito para atingir seus objetivos.

Contando com um sistema de avaliação de desempenho individual, você acompanha os indicadores, centralizando-os em um único lugar, o que contribui para a gestão estratégica de resultados da empresa.

E o STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda você a acompanhar diversos indicadores de desempenho via painéis de controle atualizados em tempo real.

Com ele, é possível detectar oportunidades de melhoria, aumentando a performance e a produtividade do negócio.

Assista a este vídeo e saiba mais sobre o STRATWs ONE e a Siteware:

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