.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Tecnologia em RH: 7 tendências para a sua empresa

CONTEÚDO

Tecnologia em RH

CONTEÚDO

Na empresa em que você atua, você já ouviu falar que o capital humano é o principal pilar das organizações? Se não, saiba que essa é uma tendência que tem feito muitas lideranças “virarem a chave” quando o assunto é investir nas pessoas. Não é à toa que a tecnologia em RH vem se tornando cada vez mais difundida.

Se até poucos anos atrás a área de Recursos Humanos era responsável apenas por contratar, demitir e lidar com parte das questões financeiras… hoje, sabemos que esse time está se tornando cada vez mais estratégico, realizando acompanhamento de metas e até ajudando na conquista de resultados expressivos das grandes organizações.

Graças às pesquisas, sabemos que uma empresa que possui um alto turnover, baixa satisfação profissional entre a rede de colaboradores, baixo engajamento e outros problemas, tende a ter problemas quando o assunto é alcançar metas.

Por isso, neste artigo, falo um pouco mais sobre tecnologia em RH e como as diferentes soluções estão ajudando lideranças a conquistarem mais resultados, inovando e investindo no capital humano.

Continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que é a tecnologia em RH?

Tecnologia em RH refere-se à utilização de ferramentas, sistemas e soluções tecnológicas para aprimorar e modernizar as práticas da gestão de Recursos Humanos em uma organização. Essa abordagem normalmente costuma ter o objetivo de otimizar processos, melhorar a eficiência, facilitar a gestão dos profissionais da área e promover uma experiência mais positiva para colaboradores e gestores.

Uma empresa, por exemplo, que está tendo problemas quanto a acúmulo de horas extras e esquecimento de pontos, pode contar com uma tecnologia em RH que vai ajudar do ponto digital, adicionando lembretes e a identificar o motivo para as horas extras dos colaboradores. Esse simples investimento vai poupar horas de trabalho dos profissionais de RH e ainda reduzir os custos com horas extras.

Dessa forma, nos últimos anos, as empresas têm buscado ativamente formas de modernizar a área de Recursos Humanos, aproveitando as vantagens oferecidas pela tecnologia. Assim, essa transformação digital tem conquistado uma série de mudanças significativas para a maneira como as organizações lidam com os processos relacionados aos seus colaboradores.

Para isso, uma das principais maneiras pelas quais as empresas estão modernizando o setor de RH é por meio da implementação de softwares de HCM (gerenciamento de capital humano). Esses sistemas integram uma variedade de funções de RH, como recrutamento, folha de pagamento, benefícios, gestão de desempenho e treinamento, por exemplo.

Falarei um pouco mais deles adiante no texto.

Quais os benefícios de investir na tecnologia em RH?

Quer ler na prática como investir em tecnologia em RH pode gerar vários benefícios para as empresas? Então confira alguns:

1- Eficiência e produtividade

A tecnologia permite a automação de tarefas manuais e repetitivas, reduzindo o tempo gasto em processos administrativos. Isso libera os profissionais de RH para se concentrarem em atividades estratégicas e de maior valor agregado, aumentando a eficiência e a produtividade do departamento.

O Departamento Pessoal, por exemplo, costuma se beneficiar com ferramentas de automação para realizar tarefas envolvendo a legislação, gestão de ponto e de benefícios, como a remuneração variável, por exemplo.

Dessa forma, ao invés de alocar o profissional de RH para lidar com a prática financeira, permite que ele tenha mais tempo para buscar parcerias ou mesmo benefícios que gerem valor para os colaboradores, por exemplo.

2- Redução de erros e aumento da precisão

Ao contar com tecnologia no RH, um segundo benefício que podemos listar é que ao automatizar processos e centralizar informações, a tecnologia ajuda a reduzir erros humanos e aumenta a precisão dos dados. Isso é especialmente relevante em áreas como folha de pagamento, gestão de benefícios e conformidade com leis e regulamentos.

Já existem soluções no mercado, por exemplo, que todo o processo de solicitação de férias acontece dentro de uma ferramenta, que sozinha, avalia quando o profissional pode ou não tirar férias. Dessa forma, cabe ao RH apenas aprovar a solicitação.

3- Agilidade e tomada de decisão embasada em dados

As soluções de tecnologia  em RH também fornecem acesso a dados e análises relevantes, permitindo uma tomada de decisão embasada em informações concretas. Isso ajuda a identificar tendências, antecipar necessidades e tomar medidas proativas para melhorar a gestão de pessoas.

É possível, por exemplo, realizar a sucessão de pessoas por meio da 9 Box, uma ferramenta que ajuda líderes e RH a identificar quem são seus top talents e que estão performando bem, além de identificar aqueles que estão performando abaixo do esperado.

9 box

Dessa forma, ao invés de atuar com achismo e informações tendenciosas, líder e liderado se reúnem para discutir pontos de melhoria, bem como celebrar possíveis conquistas.

4- Tecnologia em RH e a melhoria na experiência do colaborador

A tecnologia em RH pode fornecer aos colaboradores uma experiência mais positiva e envolvente. Por exemplo, sistemas de autoatendimento permitem que os colaboradores: 

  • acessem informações da empresa com agilidade;
  • solicitem férias;
  • atualizem dados pessoais para o RH;
  • acessem treinamentos de forma autônoma;
  • gerencie o controle de ponto e horas extras;
  • acompanhem o próprio desenvolvimento e PDIs;
  • realize feedbacks;
  • marque e notifique o gestor sobre a 1:1.

Tudo isso para gerar mais conveniência e empoderamento, melhorando a experiência do colaborador.

5- Recrutamento e seleção eficazes

As soluções tecnológicas de recrutamento e seleção permitem às empresas alcançarem um público mais amplo, agilizar o processo de triagem de currículos, realizar entrevistas por videoconferência e avaliar candidatos de forma mais objetiva. Isso reduz o tempo de contratação, uma métrica importante de ser acompanhada e aumenta a qualidade das contratações.

6- Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores

A tecnologia em RH também oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuos por meio de plataformas de e-learning, cursos online e conteúdos personalizados. Isso ajuda a aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, fortalecendo o desenvolvimento profissional.

Além disso, há soluções de tecnologia em RH voltadas para a avaliação de desempenho e desenvolvimento de PDIs, o que apoia no crescimento profissional dos colaboradores, estabelecendo-os para planos de carreira que fazem sentido para cada um deles.

7- Tecnologia em RH e a retenção de talentos

Por fim, ao proporcionar uma experiência positiva para os colaboradores, por meio da tecnologia em RH, oferecendo processos eficientes, treinamentos relevantes e desenvolvimento contínuo, as empresas podem aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores. Isso contribui para a retenção de talentos e reduz o turnover.

Isso acontece porque os colaboradores se sentem apoiados pelas suas lideranças. Além disso, na atualidade, o perfil profissional tem mudado e contar com uma empresa que permita o desenvolvimento profissional se tornou um dos principias pontos na escolha de um local para se trabalhar.

Quais são as tendências da tecnologia para os times de Recursos Humanos?

Vivemos em um mundo dinâmico e aquilo que pode ser considerado uma tendência no RH  hoje, amanhã já pode não ser tão novidade assim, ou até mesmo já faz parte dos processos rotineiros das empresas.

Por isso, separei aqui algumas novidades que estão dominando o mercado quanto o assunto é tecnologia em RH. Confira:

#1 Tecnologia em RH: Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina

A IA e o aprendizado de máquina estão cada vez mais presentes no RH. Essas tecnologias podem ser usadas para automatizar processos de recrutamento, realizar triagem de currículos, analisar dados para identificar padrões e tendências, fornecer recomendações personalizadas de desenvolvimento e treinamento, e até mesmo para chatbots de atendimento ao colaborador.

Já existem no mercado soluções capazes de apoiar no desenvolvimento de PDIs e análise de avaliações de desempenho, por exemplo. Dessa forma, agiliza e otimiza a gestão do líder e torna mais amplo o leque de possibilidades para os colaboradores.

Gestão de pessoas

#2 People Analytics

O uso de dados e análises avançadas para entender melhor os colaboradores e tomar decisões estratégicas está se tornando uma tendência crescente. Por meio do People Analytics, as empresas podem obter insights valiosos sobre a satisfação dos colaboradores, desempenho, rotatividade, engajamento, entre outros aspectos, permitindo uma gestão de pessoas mais informada e proativa.

A lógica é que líderes e profissionais do RH possam tomar decisões baseadas em dados e não em um possível viés, tornando assim as políticas empresariais de benefícios e promoções mais clara e estratégica, sendo de fato meritocrática.

#3 Experiência do colaborador

A tecnologia em RH está sendo cada vez mais utilizada para melhorar a experiência do colaborador. Isso inclui a implementação de portais de autoatendimento, aplicativos móveis, plataformas de comunicação interna, feedbacks contínuos e personalizados, e interfaces amigáveis que facilitam o acesso a informações relevantes.

#4 Recrutamento e seleção baseados em dados

As soluções de recrutamento e seleção estão evoluindo para se tornarem mais baseadas em dados. Isso inclui o uso de análise de dados para identificar as melhores fontes de recrutamento, avaliar a eficácia de diferentes canais de divulgação, realizar testes psicométricos e cognitivos online, e usar algoritmos para fazer correspondência entre as habilidades dos candidatos e as necessidades do cargo.

A lógica é que seja possível identificar quem são os colaboradores que possuem o perfil esperado pela empresa, agilizando o processo do RH e do próprio candidato.

#5 Plataformas de aprendizado e desenvolvimento

As plataformas de e-learning estão se tornando cada vez mais populares para o desenvolvimento e treinamento dos colaboradores. Essas plataformas oferecem acesso a cursos online, recursos de aprendizagem interativos, trilhas de aprendizado personalizadas e opções de aprendizado móvel, permitindo que os colaboradores aprimorem suas habilidades de maneira flexível e conveniente.

#6 Employee Engagement e Feedback Contínuo

A tecnologia está sendo usada para promover o engajamento dos colaboradores e facilitar o feedback contínuo. Isso inclui a implementação de pesquisas de clima organizacional online, ferramentas de reconhecimento e recompensa, plataformas de feedback 360° e aplicativos móveis que permitem que os colaboradores forneçam feedback instantâneo sobre sua experiência no trabalho.

Cultura de feedback

#7 Tecnologia em RH e a automação de processos

A automação de processos repetitivos e de baixo valor agregado continua sendo uma tendência importante no RH. Isso inclui a automação de tarefas como folha de pagamento, processamento de benefícios, gestão de ponto e gerenciamento de documentos, o que permite economia de tempo e recursos.

Próximos passos

Agora que você já sabe que precisa da tecnologia em RH para dar o próximo passo na sua gestão de talentos, que tal escolher uma solução para a sua empresa?

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos por meio de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

stratws one