Dicas para o RH repensar o processo de admissão

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Faz parte da equipe de RH e gostaria de repensar o processo de admissão dos colaboradores? Não está satisfeito com o processo atual e deseja se modernizar?  Gostaria de poder facilitar todo esse processo? Então, este artigo é para você!

Sem dúvida, a contratação de uma nova pessoa pode impactar, positivamente e negativamente, qualquer empresa, por isso o trabalho do RH vem sendo, cada vez mais, valorizado. 

Nesse sentido, se até pouco tempo atrás, essa parte cabia apenas ao departamento pessoal que, geralmente, escolhia os colaboradores baseados apenas no currículo dos mesmos, hoje esse processo de admissão ficou muito mais rigoroso e assertivo, considerando uma série de outros fatores que vão além de um simples currículo.

demissão silenciosa

Recursos Humanos x Departamento Pessoal

Embora muita gente ainda confunda RH (Recursos Humanos) com DP (Departamento Pessoal), na verdade, eles são departamentos bem diferentes, enquanto o RH trabalha focado na gestão estratégica de pessoas, o departamento pessoal foca mais nos processos administrativos, em toda a documentação, que envolvem os colaboradores. 

O fato é que, o mundo mudou e o mercado de trabalho vem tentando acompanhar essa mudança, por isso, vem passando por uma grande reformulação, incluindo novas técnicas de gestão de pessoas e ferramentas que visam facilitar todo o processo que envolve uma nova contratação.

Habilidades necessárias para o cargo, currículos devidamente avaliados, características pessoais e éticas do candidato, tudo isso hoje é minuciosamente estudado pelo RH antes da contratação de um novo funcionário para a empresa.

Leia também: Sistema de RH: saiba porque você precisa adotar um!

Tecnologia como aliada do RH no processo de admissão – Vídeo Currículo

Felizmente, com todo o avanço da tecnologia, podemos contar com sua ajuda em diferentes áreas e setores, inclusive no processo de admissão.

Imagina o que poderia ter acontecido com algumas empresas durante a pandemia de COVID 19 se não pudéssemos contar com a tecnologia?

Durante esse período, muitas empresas sobreviveram graças à possibilidade de se fazer reuniões virtuais, contando-se com plataformas como Zoom, Skype, Microsoft Teams, Google Meet, entre outras, que foram muito usadas pelo RH para entrevistar novos candidatos.

Mas a ajuda da tecnologia não se restringe às reuniões virtuais, pois muitas empresas já apostam em vídeos, há algum tempo, na hora de selecionar os melhores candidatos para assumirem determinadas vagas, os chamados vídeos currículos.

Esses vídeos currículos para processos de admissão, geralmente, são adotados nas primeiras etapas do processo seletivo, quando o candidato envia um vídeo rápido e objetivo para que, além das qualificações técnicas, a empresa possa avaliar a facilidade do colaborador de se comunicar, mas isso, claro, dependerá do perfil da empresa e da estratégia voltada para a contratação.

No mais, a única exigência, nesse caso, é que o vídeo seja bem feito, e o que não faltam são boas plataformas para ajudar nisso, como, principalmente, a já conhecida Movavi Video Editor.

Assim, seja por meio de vídeos pessoais do candidato ou da realização de entrevistas por videoconferência, o fato é que a tendência de usar vídeos não para de crescer, podendo ser de uma ótima forma de economizar  tempo e recursos da empresa. 

Dicas para facilitar a contratação

Como podemos ver, o processo de admissão é importante para qualquer empresa, porém, ele pode ser muito complexo, demorado e nada assertivo. Vimos também como a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para tornar o processo de contratação de funcionários mais eficiente e eficaz.

O fato é que é fundamental acertar na escolha dos candidatos às vagas, pois isso pode fazer toda a diferença para o sucesso de qualquer negócio. 

Para ajudar a acelerar o complexo processo de contratação, resolvemos mostrar aqui algumas dicas que ajudarão a escolher um bom colaborador de forma mais rápida e simples. Confira quais são!

1. Divulgue a vaga de forma clara e objetiva no processo de admissão

Para que o RH não perca tempo lendo currículos inadequados ou fazendo entrevistas incoerentes, descreva de forma muito clara e objetiva o cargo e suas funções, justamente, para atrair candidatos que tenham o perfil desejado. Inclua as principais responsabilidades, requisitos técnicos e comportamentais e as qualificações necessárias.

Além disso, é importante definir claramente quais são as habilidades, competências e experiências necessárias para desempenhar a função durante o processo de admissão.

E claro, procure divulgar a vaga em diversos meios de comunicação, como o LinkedIn e Instagram, para atrair mais visibilidade e alcance, chamando atenção de possíveis candidatos.

2. Destaque as principais exigências

Algumas profissões abrangem áreas específicas, e nem sempre uma pessoa se adéqua a todas elas. Por isso, ao divulgar uma vaga, é fundamental destacar muito bem as exigências. Evitando perda de tempo para ambas as partes.

Assim, desde as atividades que o colaborador irá exercer as responsabilidades que envolvem a função, devem ser bem pontuadas para evitar dúvidas e atrair candidatos inadequados.

3. Realize uma pré-seleção

Antes mesmo de começar o processo de admissão, a dica é realizar uma pré-seleção, uma triagem, para que possa separar candidatos que não se encaixam na função, evitando perda de tempo com entrevistas e ajudando a acelerar o processo de contratação.

Certamente, todo o processo ficará bem mais rápido e eficiente diante de possíveis funcionários capacitados.

4. Faça uso da tecnologia

Seja pela possibilidade de executar o trabalho de forma remota, ou mesmo, de atrair interessados que morem em outras cidades, mas que não teriam problemas em morar próximo ao trabalho, muitas empresas já utilizam a tecnologia na hora de escolher possíveis candidatos no processo de admissão, realizando entrevistas por videochamadas ou através de vídeo currículo.

Skype, Zoom, Movavi, são só algumas das ferramentas que podem ser de grande ajuda para as empresas nos processos de contratação de pessoas que não podem comparecer fisicamente à empresa no momento da entrevista.

Acredite, aderir a novas tecnologias não só demonstra que a empresa é moderna, como também que busca pelos melhores candidatos, independentemente de localização.

Mas, a contribuição da tecnologia não para nos vídeos, também é possível apostar em softwares de recrutamento, como Monday.com, UserGuiding, QuickBooks Time, entre outros, que ajudam a minimizar custos nos processos de contratação. 

5. Utilize técnicas comportamentais no processo de admissão

Ultimamente, não basta apenas preencher alguns requisitos para ser contratado, na verdade, a inteligência emocional do candidato hoje é muito valorizada. 

Por isso, na hora de entrevistar os candidatos, é muito importante utilizar técnicas de entrevista comportamentais, exercícios específicos que visam identificar como o candidato age em situações específicas e como ele lida com desafios e pressões. 

Nesse mesmo sentido, é preciso não apenas se concentrar nas habilidades técnicas, procurar fazer perguntas que avaliem as habilidades comportamentais, como capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade, senso de ética, habilidades de comunicação e liderança.

E é isso, no mais é importante avaliar se o candidato tem um perfil que se encaixa na cultura da empresa, suas habilidades comportamentais, lembrando que o processo seletivo é apenas o início da jornada do colaborador na empresa, é preciso estar atento à sua adaptação ou não ao cargo.

Este artigo foi escrito pela Movavi, trazendo sempre soluções para otimizar os processos nas empresas.

Próximos passos

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