.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

As 7 grandes tendências que vão mudar o RH para sempre em 2023

CONTEÚDO

grandes tendências em recursos humanos

CONTEÚDO

Você já reparou que os profissionais de RH vêm evoluindo dia após dia, criando novas tendências, estilo de trabalho e maneiras inovadoras de pensar? Bem, isso não é coincidência, isso porque o comportamento e necessidades dos colaboradores vem sendo alterado no dia a dia. Por isso, neste artigo, apresentamos para você 7 grandes tendências em recursos humanos em 2023 que vão mudar como o seu time vem atuando.

Apesar de todos os desafios enfrentados em 2020, 2021 e 2022, o mercado de RH está se fortalecendo e evoluindo em direção ao que seria a experiência de trabalho do futuro.

Se quiser saber mais, continue a leitura deste conteúdo e confira as principais tendências em recursos humanos para 2023!

Como será o RH do futuro?

Assim como nos filmes antigos, em que, quando pensávamos em 2020 vinha em nossa mente carros voadores, é importante mantermos os pés no chão quando falamos em tendências em recursos humanos para o futuro.

Todavia, o movimento em que a área de recursos humanos vem seguindo nos últimos e que vai guiar as tendências em recursos humanos em 2023 com certeza será um RH muito mais ágil e voltado para gerenciar melhores experiências aos colaboradores.

Isso porque o RH deixou de ser um setor burocrático e passou a ser estratégico, permitindo que as organizações construam as suas próprias culturas empresariais e o colaborador passe a ser o centro das ações. Afinal, pessoas felizes e satisfeitas já mostraram que geram muito mais resultados para a empresa.

Assim como no dominó, se uma peça cai (a satisfação dos colaboradores), as demais vão caindo (qualidade das entregas, gastos com contratações frequentes por conta do turnover, processos trabalhistas etc).

rh tecnologico

Por isso, conheça de perto, sete das grandes tendências em recursos humanos que vêm se destacando no mercado:

1. Flexibilidade e trabalho remoto

Os profissionais de RH estão cada vez mais cientes das necessidades e desejos dos colaboradores de trabalharem remotamente. Assim, a cultura de trabalho flexível e home office deixou de ser uma tendência ainda no início da pandemia e passou a ser um diferencial importante na hora das pessoas escolherem se desejam ir para aquela empresa ou não. Além disso, o trabalho remoto traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para os empregadores.

Em primeiro lugar, o trabalho remoto oferece às pessoas mais autonomia e independência, além de permitir que escolham a hora e o lugar de trabalho que preferirem.

Por sua vez, os empregadores aproveitam os custos reduzidos de mobiliário e instalações, além de reduzirem o estresse dos colaboradores, permitindo um melhor equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.

Dessa forma, se você deseja que a sua empresa seja competitiva na atração e retenção de talentos, criar uma estratégia de trabalho remoto deve estar entre as suas prioridades nas tendências de recursos humanos em 2023.

2. Ética e consciência social

Atualmente, as empresas estão preocupadas com a segurança de seus colaboradores e estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para garantir que eles se sintam confortáveis e seguros no ambiente de trabalho.

Além disso, também estão tentando aderir a práticas éticas durante o processo de seleção, incorporando em suas políticas diversidade e inclusão, bem como se atentando às práticas do ESG.

Levando em consideração a mudança nas expectativas dos consumidores, as empresas estão se esforçando para provar que são socialmente responsáveis e que suas práticas estão de acordo com as normas éticas.

3. Recrutamento e retenção de talentos mais estratégicos

A retenção de talentos é essencial para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Isso tende a ficar mais difícil a cada ano que passa, pois os talentos estão cada vez mais qualificados e exigentes e consequentemente são o objetivo das grandes organizações.

Em 2023, as empresas precisarão buscar formas criativas de conseguir manter seus talentos. Isso porque muitas organizações adotaram o home office como modelo de trabalho, como dissemos anteriormente. Dessa forma, colaboradores do Brasil (e até do mundo) passam a ser monitorados pelo RH de outras empresas, já que todos desejam os melhores para os seus times.

Uma das formas de se destacar no mercado de trabalho é oferecer programas de desenvolvimento de carreira, avaliações de desempenho e treinamento para incentivar a retenção de talentos. Além disso, os empregadores também podem oferecer benefícios significativos, como planos de aposentadoria, programas de saúde e segurança, bem como oportunidades de trabalho em casa, como apresentei anteriormente.

avaliação de desempenho

4. Tendências em recursos humanos para gerenciar 3 gerações

Nós estamos nos aproximando rapidamente de um ambiente de trabalho formado por três gerações: Geração X, Geração Y e Geração Z. Nesse cenário, as habilidades para lidar com essas três gerações são extremamente importantes para o sucesso da sua empresa em 2023.

O time de Recursos Humanos terá que se preparar para lidar com as diferenças entre as gerações e encontrar um equilíbrio. Para ter sucesso, será necessário que o departamento de RH crie estratégias modernas e bem-sucedidas para atrair e reter os melhores talentos.

Se quiser compreender mais sobre como cada geração se comporta no mercado de trabalho, confira o nosso artigo: Entenda as características comportamentais da geração X, Y, Z e Baby Boomers.

Nesse sentido, existem 7 grandes tendência de RH que devem compor este planejamento:

  • Investir em flexibilidade de trabalho;
  • Cuidar da saúde mental dos colaboradores;
  • Adotar um plano de treinamento e desenvolvimento qualificado;
  • Estimular a colaboração;
  • Se modernizar tecnologicamente
  • Investir em diversidade e inclusão;
  • Adotar práticas de remuneração justa.

Apesar das diferenças entre as gerações, essas tendências em Recursos Humanos podem esclarecer o cenário e criar o ambiente ideal para que a sua empresa mantenha o seu pessoal feliz, motivado e produtivo.

5. Ambiente de trabalho ainda mais saudável

Cada vez mais, a necessidade de construir um ambiente de trabalho saudável se torna uma das prioridades para o RH e também será destaque nas tendências em recursos humanos para 2023.

Isso porque nunca se ouviu tanto falar sobre burnout, fadigas, estresse e depressão no ambiente de trabalho como nos dias atuais. Nesse cenário, a grande maioria dos colaboradores estão em busca de um ambiente saudável para trabalhar.

Dessa forma, o reconhecimento por boas atitudes deverá ser uma prioridade no local de trabalho, bem como o feedback e a gestão do one on one. A gratidão e o reconhecimento são importantes para o ambiente e auxiliam na produtividade do trabalho. Nesse sentido, é importante estimular ações que reparem e recompensem os colaboradores pelo trabalho árduo e dedicação que cada um adiciona.

one on one

Outra tendência que deve ser observada para 2023 é o aumento da educação em relação à saúde mental. É importante que os empregadores realizem sessões de treinamento e apresentem informações sobre saúde mental e como lidar com problemas relacionados a ela. Isso vai ajudar os colaboradores a terem uma saúde mental melhor no local de trabalho.

E por último, mas não menos importante, um ambiente inclusivo e diversificado é essencial para a produtividade. É importante que as empresas se esforcem para aumentar a diversidade e a aceitação das pessoas no local de trabalho, garantindo o respeito pelas diferenças entre cada um.

6. Uso da tecnologia para o time de Recursos Humanos

Nos últimos anos, a tecnologia vem aprimorando a produtividade e a eficiência das equipes de RH, ajudando-as a recrutar e reter os melhores talentos possíveis, não é à toa que termos como People Analytics tem se mostrado tão comum. No entanto, para se manter à frente da concorrência, é importante estar a par das últimas tendências em Recursos Humanos para o ano de 2023.

Assim, uma das principais tendências para 2023 é a inteligência artificial (IA) e o Business Intelligence (BI). A IA está oferecendo às equipes de RH soluções dinâmicas para recrutar e reter os melhores talentos, o que aumenta a produtividade dos departamentos. O uso de sistemas de inteligência artificial pode ser extremamente útil para recrutar os melhores candidatos e para avaliar seu desempenho no trabalho.

Outra tecnologia que já vem se destacando e será destaque nas grandes tendências em recursos humanos para 2023 serão aquelas capazes de criar uma gestão de talentos conectada. Para isso, soluções que sejam capazes promover mais desenvolvimento dos colaboradores a alcançarem uma maior performance e estabelecer processos e indicadores.

Lembre-se que focar na gestão de talentos na empresa significa fortalecer a cultura organizacional, aumentar o engajamento, ampliar a motivação e a produtividade e reduzir a rotatividade de colaboradores.

BANNER Desenvolver talentos corpo As 7 grandes tendências que vão mudar o RH para sempre em 2023

7. Cultura do feedback

A cultura do feedback tem sido amplamente reconhecida como um importante fator para melhorar a produtividade nas empresas. Para o ano de 2023, os especialistas preveem que o uso do feedback será ainda mais importante para o sucesso dos negócios e ela será um dos destaques nas tendências em recursos humanos.

Isso porque além de incentivar as pessoas a abrirem diálogos sinceros e honestos, promover o feedback ajudará a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Afinal, com essa simples ferramenta, gestores e liderados estarão aptos a melhorarem suas entregas continuamente e garantir uma cultura saudável de crescimento profissional.

As empresas que não forem capazes de adaptar suas culturas para o uso do feedback prontamente, poderão vir a perder talentos e terão dificuldades em atingir seus objetivos.

Cultura de feedback

Próximos passos

Em 2023, as tendências em recursos humanos mudarão drasticamente, pois as empresas terão que se adaptar e reagir de forma criativa às mudanças da economia. Flexibilidade, ética, consciência social e retenção de talentos são algumas das principais tendências em recursos humanos para o próximo ano.

Oferecer benefícios significativos, programas de desenvolvimento de carreiras e oportunidades de trabalho remoto são algumas das formas de incentivar os colaboradores a reter talentos na empresa e inclusive melhorarem o seu desempenho.

Dessa forma, se estiver interessado em contar com uma ferramenta capaz de modernizar todo o seu RH, você precisa conhecer o STRATWs One.

Ele é um software de gestão empresarial completo e intuitivo, que conta com um módulo de performance individual, que permite medir indicadores de cada colaborador, permitindo inclusive definir uma remuneração variável, atuar com a aplicação de One on One estratégicos, promover a cultura do feedback e muito mais!

Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais!

stratws one