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Descubra quais são os indicadores de performance mais utilizados

CONTEÚDO

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Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

CONTEÚDO

Como qualquer outro empreendedor, você quer que a sua empresa cresça, não é mesmo? Bem, dentre as várias ações é preciso avaliar constantemente os resultados e acompanhar os objetivos da empresa. Dessa forma, compreender quais são os indicadores de performance mais utilizados é fundamental para conseguir realizar um bom acompanhamento.

Se preferir ouça o nosso conteúdo! 🙂

Neste post você vai conhecer os principais exemplos de indicadores de performance e entender melhor como usar cada um deles dentro da sua organização.

Quer saber mais? Que tal começar acompanhando este vídeo?

O que é indicador de performance ou desempenho?

Os indicadores de desempenho também chamados de indicadores de performance, são índices que medem o sucesso de uma empresa, permitindo avaliar a efetividade das ações, assim como a performance do negócio, sendo ele um guia para a tomada de decisões.

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), esses indicadores conseguem ajudar os empresários a descobrirem se o caminho que está sendo seguido no negócio é, de fato, a melhor opção para o momento.

Esses indicadores de performance a organização podem oferecer resultados quantitativos e também qualitativos, ajudando a empresa a ter o máximo de informações possíveis. Assim, ela consegue melhorar ou modificar a estratégia de acordo com esses dados.

Indicadores de capacidade e indicadores de produtividade são apenas alguns exemplos dos diferentes KPIs que os gestores devem escolher para acompanhar e assim conseguir mensurar os resultados.

Por isso, saber quais são os indicadores de desempenho mais relevantes para cada informação que se deseja saber é fundamental para ajudar na tomada de decisão dentro da empresa. Afinal, só conseguimos administrar, melhorar ou modificar as decisões a partir do momento em que temos um parâmetro nos dando direcionamento sobre o caminho que estamos seguindo ao acompanhar os indicadores certos.

Veja, agora, quais são os tipos indicadores de desempenho mais utilizados!

Quais são os indicadores de performance mais usados?

Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

Quer começar hoje mesmo a melhorar os resultados da sua empresa usando indicadores de desempenho? Então, comece pelos que são mais utilizados pelas empresas. Veja abaixo alguns exemplos de indicadores de performance.

1. Indicadores de lucratividade

Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. No entanto, apenas verificar que a empresa está tendo lucro ou prejuízo não é o suficiente para determinar sua saúde financeira. É preciso usar indicadores financeiros adequados.

O lucro é calculado de acordo com uma porcentagem, e é preciso ir além de saber somente que essa porcentagem é positiva para ter a certeza de que a empresa está indo bem. Desse lucro, é preciso retirar o dinheiro para os gastos fixos e variáveis. Só depois de tudo é que você saberá se o investimento está ou não valendo a pena.

Levando isso em conta, o índice de lucratividade pode ser obtido pela fórmula:

(lucro líquido / receita de vendas) x 100

Por exemplo, se sua empresa vender R$ 100 mil e tiver um lucro de R$ 5 mil, então isso quer dizer que o índice de lucratividade foi de 5%.

Para saber qual foi seu lucro líquido, subtraia do total de receitas todos os custos e despesas da empresa (esse resultado corresponde ao lucro bruto). Depois, subtraia também os impostos e outras tributações.

2. Indicador de eficácia

Esse tipo de indicador tem como principal objetivo mensurar a satisfação do cliente com a sua empresa. O KPI pode ser o resultado de uma pesquisa feita por meio da internet, com envio de e-mails ou mesmo na própria empresa.

Por meio dele, é possível saber se o cliente recomendaria a sua solução para outras pessoas, se compraria novamente na sua empresa, se o atendimento foi adequado, entre outros aspectos. Pode ser usado como uma forma de pós-venda e descobrir se a solução que o cliente adquiriu está tendo os resultados desejados.

Você sabe quais os indicadores de desempenho mais usados para isso? Um deles é a pesquisa NPS – Net Promoter Score. Nessa pesquisa, usa-se uma única pergunta como esta: Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar nossa empresa para um amigo?

As respostas indicarão não apenas a satisfação dos clientes, mas também sua fidelidade e lealdade à marca. Quem dá notas 9 ou 10 é considerado promotor da empresa, notas 7 e 8 são neutros e 6 ou menos são detratores da marca.

3. Indicador do valor de ticket médio

Esse é um dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para a área de vendas. Ele tem como principal função medir e entender como funciona a dinâmica de vendas.

Dessa forma, usando o indicador do valor de ticket médio, é possível identificar, por exemplo, quais são os clientes que mais compram da sua empresa e os mais fiéis, ao comparar seu ticket médio com a média dos outros clientes.

Dessa forma, é possível oferecer um atendimento diferenciado, melhorando a experiência deles e, assim, reduzir as chances deles irem para a concorrência.

Para calcular o ticket médio use a seguinte fórmula:

faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período

Use o nosso kit de ferramentas para usar os indicadores a favor da sua gestão estratégica:

4. Indicador de turnover

Empresas que apresentam uma grande taxa de turnover podem apresentar problemas de valorização da empresa por parte dos funcionários, problemas na liderança, ou até mesmo no clima organizacional. Essas questões internas podem afetar o atendimento do cliente, algo muito perigoso.

E como calcular o grau de turnover dos funcionários? Esse cálculo é simples de ser feito: basta calcular o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa.

É possível usar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de demissões e do número de admissões. Esse resultado, por sua vez, deve ser dividido pelo total de funcionários que estão cadastrados na empresa.

5. Indicadores de performance individual

Os indicadores de performance individual conseguem mensurar a receita por colaborador, e nesse caso são mais utilizados no departamento de vendas de uma organização.

Para se conseguir chegar nesse indicador é preciso coletar a receita mensal e dividi-la pelo número de colaboradores que a empresa possui naquele determinado mês.

Apesar de ser um excelente indicador, não é indicado que uma organização considere o faturamento isoladamente por pessoa, por isso esse indicador precisa ser analisado junto aos demais.

6. Indicadores de performance de vendas

Esse é um indicador que ajuda os empreendedores a entenderem como está o índice de vitória em vendas em cada negociação que é realizada pela empresa.

Ele pode ser estabelecido por meio da relação entre a quantidade de produtos vendidos que foram fechadas e a quantidade total de oportunidades que foram abertas em um determinado período.

Inclusive, essa taxa de sucesso pode ser medida em cada etapa do processo de negociação, podendo ser identificados, dessa forma, onde estão os maiores gargalos do funil de vendas. Por exemplo, se há uma maior desistência logo no início, isso pode representar que a abordagem dos vendedores não está sendo adequada.

7. ROI

O ROI é o Retorno sobre o Investimento e mostra, como o próprio nome sugere, qual foi o retorno que uma ação específica, campanha ou estratégia conseguiu alcançar.

Ele é um indicador que permite verificar quais investimentos foram eficientes e quais precisam ser revistos pela empresa, trazendo uma visão mais abrangente.

Para calcular o ROI você deve usar:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

8. Indicadores de performance logística – status de serviço de entregas

Um indicador que mede o desempenho da logística do negócio é o status de serviço de entregas que mede o cumprimento de prazos de entrega.

Esse indicador considera o tempo em que a mercadoria demorou para chegar ao consumidor, considerando a partir do momento que o caminhão saiu para o transporte.

Por meio desse indicador é possível saber se o pedido foi entregue em sua totalidade ou parcialmente, identificando assim, os principais problemas com as entregas.

9. Indicadores de performance de marketing – custo por lead

Um indicador de marketing muito importante para o negócio é o custo por lead. Com ele é possível saber quanto sua empresa está gastando para ter um novo lead.

Ele indica como está a eficácia das suas campanhas, uma vez que um custo por lead muito elevado mostra que o público não está tendo um bom engajamento.

Para calcular esse indicador é preciso dividir o valor investido em marketing digital pelo número de leads que foram gerados através de diferentes fontes.

10. Indicadores de performance operacional – giro de estoque

Um indicador de performance operacional muito importante é o giro de estoque que avalia o fluxo de entrada e saída de determinados itens, entendendo assim quais são os que mais vendem e quais ficam mais tempo parados no estoque.

Com isso, a empresa ganha mais eficiência no momento de estabelecer prazos para reposição e definir eventuais ações que precisam ser aplicadas para estimular a saída de produtos que estão com dificuldade de serem vendidos.

E, ao identificar o tempo médio que uma mercadoria fica armazenada no estoque, a empresa consegue criar estratégias para reduzir esse tempo, inclusive alterando o próprio mix de vendas.

11. Indicadores de performance financeira – Liquidez corrente

A liquidez corrente é um indicador que mostra a capacidade de uma empresa de arcar com suas obrigações no curto prazo.

Para encontrar o indicador é preciso levar em consideração todo o ativo circulante do negócio que consiste em dinheiro em caixa, contas a receber e estoque.

Além disso, é preciso encontrar o passivo circulante que são as contas a pagar e os impostos que a empresa deverá honrar, depois é só aplicar a seguinte fórmula:

Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

Se o resultado for superior a 1 significa que a empresa tem capital suficiente para pagar as contas em curto prazo, se for igual ou inferior é um sinal de alerta para a organização rever suas estratégias de investimento e de caixa.

12. EBITDA

O EBITDA é um indicador que demonstra para a empresa o Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Com isso, o gestor consegue avaliar o quanto a empresa tem a capacidade de gerar recursos sem levar em conta os descontos financeiros e impostos.

Basicamente ele resume o potencial de geração de caixa de uma empresa, sendo extremamente útil para avaliar a competitividade e eficiência da gestão. A sua fórmula é:

EBITDA = Lucro operacional + depreciação + amortização

Lembrando que o lucro operacional é aquele gerado pela operação do negócio, já a depreciação é a redução gradual do valor dos maquinários da empresa, e a amortização representa a perda de ativos intangíveis como marcas e patentes.

13. Indicadores estratégicos

Se você deseja saber quais são os indicadores de desempenho mais usados para saber se as metas estão sendo atingidas, aqui está a resposta. Cada empresa define os indicadores estratégicos mais importantes para o seu negócio, em função de seu planejamento estratégico.

Vamos supor que a meta estratégica para o ano é aumentar a capacidade de produção da empresa em 25%. Isso significa que, para cada mês, essa capacidade deve aumentar em uma média de 1% (o cálculo das porcentagens é composto)

Em alguns meses pode ser menos que isso e em outros mais, porém, é importante se manter dentro dessa média e verificá-la sempre. A partir dos indicadores, é possível saber se é necessário modificar esse processo ou se é possível aperfeiçoá-lo.

Veja mais dois exemplos de quais indicadores de desempenho são muito usados:

  • Market Share: porcentagem do mercado que a empresa domina;
  • Churn Rate: taxa de clientes que desistem da empresa em determinado período, muito usado por empresas que tem receitas recorrentes, como escolas e academias.

Com o nosso material rico, você consegue gerir todos os seus KPIs de forma fácil e em apenas uma tela. Baixe gratuitamente:

Agora que você sabe quais são os indicadores de desempenho mais utilizados, como ter acesso a tantos números e informações de forma ágil e objetiva?

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que auxilia você a acompanhar diversos indicadores de desempenho por meio de painéis de controle atualizados em tempo real.

Com ele, é possível detectar oportunidades de melhoria, aumentando a performance e a produtividade do negócio, por meio de uma gestão estratégica.

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