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Plano de ação para diminuir turnover: as 6 melhores práticas para implementar na empresa

Plano de ação para diminuir turnover: as 6 melhores práticas para implementar na empresa

Publicação : 06/08/2019

Por Siteware Siteware

8 min

A rotatividade de funcionários (turnover) é um indicador que merece uma atenção especial dentro das organizações. Isso porque, quando muito elevada, ela representa um custo maior para empresa, além de prejudicar o clima organizacional.

De acordo com a Sociedade para Gestão de Recursos Humanos (SHRM), os custos para substituir um funcionário variam de seis a nove meses do salário daquela posição.

Por isso, tendo em vista a importância de se manter o índice de rotatividade o mais baixo possível, elaboramos aqui um plano de ação para diminuir turnover. Veja as 6 práticas que você pode implementar na sua empresa para isso.

Leia também: 7 causas para o alto número de turnover de funcionários

Plano de ação para diminuir turnover na empresa

1 – Identifique a causa-raiz para aqueles que saem e para aqueles que ficam

Para diminuir o turnover na sua empresa, é fundamental determinar qual a causa-raiz da rotatividade de funcionários antes de adotar qualquer medida.

Muitas empresas costumam fazer entrevistas quando o funcionário decide se desligar da empresa, procurando averiguar os motivos que o levaram a essa decisão.

Mas tão importante quanto entender as razões da saída de um colaborador é também compreender por que seus melhores funcionários preferem permanecer na sua empresa.

Quando você faz isso, fica mais fácil construir um plano para reforçar o que já está funcionando e promover as melhorias necessárias.

Você sabe como achar a causa raiz de um problema? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ML5LuBvwGkA

2 – Ajude os funcionários a alcançarem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um dos fatores mais importantes para os colaboradores. Principalmente para os millennials e mais ainda para a geração Z.

Procure estabelecer uma carga horária mais flexível. Por exemplo: banco de horas que podem ser trocados por folgas extras. Ou até mesmo a possibilidade de trabalhar em casa (home office) em alguns dias da semana.

Essas práticas não só ajudam os seus funcionários a equilibrarem suas obrigações de trabalho com a vida pessoal como também evitam que eles se sintam sobrecarregados demais.

Leia mais: Objetivos e benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho

3 – Crie programas de desenvolvimento de carreira

Um plano de ação para diminuir turnover não pode deixar de ter um programa para desenvolvimento de carreira.

Muitos funcionários acabam pedindo demissão porque sabem que na empresa em que eles estão atualmente não há oportunidade de crescimento.

Ou seja, ele sempre ocupará a mesma função. Por isso, eles saem em busca de empresas em que eles possam crescer e ocupar cargos mais altos.

Tendo isso em vista, busque desenvolver um programa que seja justo, transparente e compreendido pelos funcionários, gerentes e supervisores em todos os níveis. 

Veja mais: Modelo de plano de carreira: saiba o que é na prática e conheça 5 tipos

4 – Ofereça remuneração e benefícios compatíveis com o mercado

Todo profissional quer estar em uma empresa que valorize seu trabalho. Nesse sentido, se você não oferecer salário e benefícios compatíveis com o mercado, há grandes chances do colaborador se sentir insatisfeito.

Dessa forma, acabará indo atrás de quem pague aquilo que ele acredita merecer.

Ao determinar a remuneração, é interessante fazer pesquisas de mercado sobre salários. Descubra quanto seus concorrentes pagam aos funcionários deles.

Pesquise uma faixa salarial competitiva. Por exemplo, se você deseja contratar um especialista em TI em São Paulo, considere quanto as outras empresas na cidade estão pagando a seus especialistas em TI.

Saiba mais: O que é remuneração estratégica: definição, benefícios e 5 dicas de como implementar

5 – Reconheça e recompense os funcionários

A valorização do funcionário não está ligada apenas a questões salariais. Ele também quer ter o seu trabalho reconhecido.

Uma das maneiras mais importantes de garantir que seus funcionários permaneçam na empresa por mais tempo é reconhecer e recompensar seus esforços e resultados.

Isso não precisa custar muito dinheiro. Mas pode fazer uma grande diferença na satisfação e no engajamento dos colaboradores.

Por exemplo, comece simplesmente agradecendo aos seus funcionários por um trabalho bem feito.

Um sincero agradecimento, seja pessoalmente, ao telefone, através de uma carta, mensagem de e-mail, boletins informativos ou postagens nas redes sociais já uma forma simples.

Porém, essa atitude de mostrar que a empresa reconhece e aprecia os esforços de seus colaboradores é muito efetiva.

Também vale a pena investir em brindes e prêmios como recompensa por uma meta alcançada, por exemplo. Os presentes podem incluir:

  • cupons de desconto;
  • garrafas de vinho;
  • ingressos de cinema;
  • cestas;
  • chocolates.

Ou qualquer outra coisa que você acha que seja adequada ao gosto da pessoa premiada.

Precisando de mais ideias de como recompensar os colaboradores? Então, confira estas dicas:

Plano de ação para diminuir turnover

6 – Invista em treinamento e capacitação

Encerrando a nossa lista de boas práticas que você deve incluir no seu plano de ação para diminuir turnover, procure investir em treinamento e capacitação dos funcionários.

Ao fazer isso, os colaboradores vão perceber que a empresa se preocupa com o futuro deles e quer vê-los crescer profissionalmente.

Para reduzir a taxa de rotatividade de funcionários, procure maneiras de ajudá-los a se desenvolverem. Por isso, ofereça palestras, workshops, minicursos, descontos em universidades e em cursos de pós-graduação.

Você também pode configurar programas de mentoria e capacitar os funcionários a assumirem novos desafios em seus trabalhos.

Ficou claro quais as boas práticas você não pode deixar de incluir no seu plano de ação para diminuir turnover?

Então não perca mais tempo e mãos à obra!

Confira em nosso blog: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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