Você já parou para pensar em quais são as gerações do seu público ou dos seus colaboradores? Tem ideia de qual é a geração dos dias de hoje? Pode parecer simples, mas ter essa informação te ajuda a compreender o comportamento, desejos e oportunidades com esses diferentes públicos.
Se preferir, clique no player para ouvir a narração do post sobre quais são as gerações: X, Y, Z e Baby Boomers ou continue a leitura abaixo.
Classificar os indivíduos por geração é uma prática que vem sendo muito utilizada por empresas que querem refinar o seu discurso e suas soluções de acordo com as características comportamentais da geração para a qual elas se destinam e, assim, se destacar no mercado competitivo.
Além disso, essa classificação é bastante útil também para entender como os indivíduos se comportam no mercado de trabalho de acordo com a geração a qual eles pertencem.
Neste artigo você vai conferi mais sobre as gerações X, Y, Z, Baby Boomers e Alfa, bem como as características e particularidades de cada uma delas.
Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu.
Os Baby Boomers, por exemplo, são os nascidos entre 1945 e 1964. Esse nome é utilizado porque as pessoas que nasceram nesse período vieram no período de pós Segunda Guerra e na maior parte do mundo se viu um súbito aumento na natalidade.
Em seguida veio a geração X, que compreende o período de 1965 a 1984.
Já a geração Y é composta por indivíduos que nasceram entre 1985 e 1999. Por fim, temos a geração Z com os nascidos a partir de 2000 e a Alfa, nascidos pós 2010.
Mas, mais do que uma classificação cronológica, as gerações são determinadas a partir do comportamento das pessoas que nasceram no mesmo período. Ou seja, não estamos falando aqui de uma classificação arbitrária, mas sim do resultado de uma série de análises comportamentais. E é sobre isso que vamos tratar nos tópicos a seguir.
A lógica é que diferentes fatores, principalmente a tecnologia, afetou todo o grupo de pessoas que nasceram no mesmo período, direcionando o comportamento delas, desde a forma como trabalham até como consomem produtos.
Veja mais no vídeo abaixo:
Para dizer quais são as gerações, vamos tratar na ordem cronológica:
Os Baby Boomers recebem esse nome porque são fruto de uma explosão populacional ocorrida logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os combatentes, nos Estados Unidos, finalmente puderam voltar para suas casas e constituir uma família.
Quem pertence a essa geração (os filhos desses combatentes e de seus contemporâneos) tem hoje entre 55 e 75 anos de idade.
Quando jovens, os Baby Boomers valorizavam muito o trabalho e tinham uma forte preocupação em construir um patrimônio e ter uma carreira profissional estável, permanecendo no mesmo emprego por décadas até a aposentadoria. E esse tipo de comportamento que nasceu no EUA acabou se espalhando por diversos países do mundo.
Para essa geração, o tempo de experiência era mais valorizado do que a criatividade e a inovação. Isso se deve principalmente ao fato de que, naquela época, a concorrência no mercado de trabalho não era tão acirrada e não havia tanta variedade de profissões como temos hoje em dia.
A geração X, que hoje tem entre 36 e 55 anos de idade, cresceu no período de Guerra Fria e foi a primeira a experimentar os avanços tecnológicos. Esse grupo de indivíduos nasceu entre a metade da década de 60 e início da década de 80.
No campo profissional, os indivíduos da geração X não costumam ousar muito. Eles valorizam bastante a busca pela ascensão de cargos na empresa em que trabalham e geralmente ficam muito tempo na mesma organização. Uma outra característica importante dessa geração X é que eles foram os primeiros a verem ambos os pais saindo para trabalhar, por isso, é uma geração que tende a ser responsável com as coisas da casa.
Além disso, quem é da geração X prefere não ser gerenciado em todos os detalhes do trabalho. Eles gostam de entender os processos de negócios como um todo. Ou seja, eles buscam pela independência e individualidade, mas sem perder características importantes da convivência em grupo.
De perfil mais conservador, atualmente, a geração X é muitas vezes a aposta das empresas para cargos de maior responsabilidade. Ou seja, se você atua no mercado com soluções em que o seu público-alvo são gestores e líderes, é bem provável que conhecer mais da geração X te ajude a compreender como vender melhor.
Outras características da geração x são:
O comportamento da geração Y no mercado de trabalho é bem diferente do comportamento observado na geração X.
Os também conhecidos como Millennials são mais exigentes em relação às funções que eles desempenham e têm menos receio de largar um emprego para fazer algo que realmente o traga satisfação como profissional e como pessoa.
Segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners, 33% dos Millennials que se consideram satisfeitos o atual trabalho admitiram a possibilidade de mudar de emprego com menos de dois anos. No entanto, entre os indivíduos da geração X, esse percentual cai para 20%.
Além disso, ainda de acordo com a mesma pesquisa, o salário é o principal aspecto considerado na hora de escolher por um emprego, tanto para a geração X (61%) como para a geração Y (65%).
Os valores cultivados pelos Millennials estão muito mais focados experiência do que na aquisição material. Ou seja, eles se preocupam menos em construir um patrimônio, em ter a casa e o carro próprios em comparação com a geração Y e os Baby Boomers.
Assim, para a geração Y, o trabalho em equipe é mais importante do que a hierarquia. Além disso, eles estão em uma busca constante por inovação.
Outro ponto importante é que a geração Y prefere receber instruções bem específicas sobre o trabalho a ser realizado. Em relação à gestão de metas, o gestor precisa saber que esta geração gosta de receber feedback, mas prefere tomar suas próprias decisões.
Para saber mais sobre a geração Y, vale a pena ver este vídeo da MindMiners:
Veja mais: Geração Millennials nas empresas: o que aprender com eles?
Por fim, encerrando nossa explicação sobre quais são as gerações e seus nomes, chegamos à geração Z.
Se os Millennials cresceram em meio a transformação digital, a geração Z (também chamada de Centennial) já nasceu nesse mundo conectado pelas tecnologias digitais.
De atenção dispersa, os Centennials costumam ser multitarefas, independentes e exigentes com o que consomem e com as funções que desempenham nas empresas, apesar de estarem chegando agora ao mercado de trabalho. Acredita-se que os cargos que a geração Z vai ocupar ainda nem foram criados.
O imediatismo é também uma características da geração Z, eles querem tudo pra ontem. Além disso, a geração Z apresenta certa dificuldade em socializar fora do ambiente virtual.
É seguro dizer que a última coisa que eles querem é passar a vida toda desempenhando a mesma função ou trabalhando para a mesma empresa.
Embora ainda não tenham idade para terem um cargo dentro das empresas, a geração mais recente é a Alfa. Eles são os nascidos a partir de 2010 e são ainda mais imersos na tecnologia. Para essas crianças, é bastante comum até ouvir “ele nem sabe ler, mas sabe chegar no YouTube no meu celular”.
Embora não atuem dentro das organizações, é importante estar ciente que essa futura geração está ainda mais focada em flexibilidade, autonomia e com um grande potencial para buscar saídas para problemas de forma colaborativa.
Ficou claro quais são as principais características da geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers?
Tão importante quanto saber quais são as gerações é entender como elas se comportam. Assim, fica mais fácil interagir com o seu público consumidor e com seus colaboradores. Dessa forma, separamos este vídeo a seguir que poderá te ajudar com alguns insights que vão te guiar sobre como as gerações são capazes de impactar o mercado:
Confira também nossas ferramentas gratuitas para profissionais de RH:
Este post também pode interessar a você: Como prevenir a depressão no trabalho? 6 dicas para evitar que seus colaboradores desenvolvam essa doença
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que já conquistou mais de mil empresas e 160 mil usuários, de diversas gerações e perfis.
Quer saber o potencial de seus colaboradores, independentemente da geração a que pertencem? Então, baixe nosso template gratuito da matriz 9 Box!
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |