Programa de incentivo profissional: 4 dicas para aumentar a produtividade dos seus times

CONTEÚDO

programa de incentivo profissional

CONTEÚDO

Sabe qual é a característica mais importante que deve existir no dia a dia da sua empresa? Produtividade! Se os times não conseguem ser produtivos, seus resultados nunca serão incríveis, como você deseja! No entanto, ela não chega da noite para o dia, e por isso, é necessário implementar agora mesmo um programa de incentivo profissional.

Na prática, um programa que visa o reconhecimento profissional inteligente cria um modelo de crescimento do desempenho operacional – que pode ter um alto impacto positivo na entrada de receita para a empresa — enquanto usa um sistema de recompensa para os colaboradores.

Mas você já sabe como e por que é realmente importante criar esse tipo de programa de incentivo profissional? Como integrar o desenvolvimento da carreira pessoal com os resultados do negócio?

Neste conteúdo, vamos mostrar os benefícios de utilizá-lo, na prática, e uma lista com 4 dicas para você ter sucesso na hora de aplicar dentro da sua empresa.

rh tecnologico

O que é um programa de incentivo profissional?

Um programa de incentivo profissional é um sistema administrado pela empresa para reconhecer e valorizar os colaboradores de acordo com as suas entregas para os resultados e objetivos da organização. Ou seja, os profissionais são incentivados de diferentes formas a performarem bem e isso gera resultados para a organização.

Esse modelo de reconhecimento profissional é um método utilizado por líderes para motivar e desenvolver seus colaboradores, criando uma cultura organizacional que incentiva as pessoas para alcançar níveis mais altos de desempenho e conquista de bons resultados.

A lógica é simples: a empresa, quando alcança bons resultados, lucra. No entanto,  organizações que não contam com um programa de incentivo profissional o colaborador não ganha junto. Ou seja, as chances das pessoas engajarem para que a empresa conquiste bons resultados são pequenas.

Dessa forma, um bom programa de incentivo profissional deve ser bem equilibrado para oferecer resultados consistentes para a empresa e ajudar os colaboradores a melhorarem o desempenho individual. Assim, o objetivo de um programa de incentivo profissional é promover a saúde financeira, estimular a inovação e gerar entusiasmo na equipe.

Assim, um dos programas de incentivo profissional mais comuns são os de Remuneração Variável. Nele, além da remuneração fixa, a empresa dispõe de uma conquista financeira que varia de acordo com a performance individual do colaborador.

remuneração por competências - variável

Vantagens de implementar o programa de incentivo profissional

Há vários benefícios ao realizar um programa de incentivo profissional dentro da sua empresa. E eles vão muito além do aumento de produtividade.

Confira alguns deles:

1- Programa de incentivo profissional e a motivação da equipe

Criar um programa de incentivo profissional criativo para entrega de recompensas no ambiente de trabalho estimula e motiva as equipes a terem vontade de se destacarem e atuarem com alto desempenho.

Além disso, todos passam a ter um motivo a mais para correr em busca das suas metas, sejam elas individuais ou cooperativas. Nesse caso, além de aumentar o engajamento, a motivação costuma ser muito maior, desde que a meta seja alcançável e realista.

Caso contrário, o efeito contrário, de desmotivação, pode acontecer. Nesse caso, para construir um plano de incentivo estratégico, o ideal é usar a lógica das metas SMART.

2- Criar um espírito competitivo

Implementar um programa de incentivo profissional também ajuda a criar um sentimento diferenciado dentro da organização, que é o espírito competitivo saudável.

Em muitas empresas, é justamente isso que falta no dia a dia. As pessoas precisam sentir esse clima de competição que ajuda a trazer um gás todos os dias.

“Eu vou ser o primeiro a bater a meta!” ou “Eu vou ser o melhor do meu time!” são pensamentos que instigam essa vontade de competir de forma saudável com os outros membros da equipe.

Nesse caso, a empresa pode, a partir disso, criar Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) que vão apoiar esse espírito de desenvolvimento e evolução para crescer profissionalmente.

3- Fortalecer as relações entre os colaboradores

É fácil perceber que dentro das empresas que possuem um programa de incentivo profissional bem implementado existe um relacionamento mais próximo entre os colaboradores.

Isso acontece porque o apoio entre profissional, para que todos possam trilhar o caminho certo e um bom trabalho é mais claro e objetivo, já que todos deseja, alcançar os melhores resultados.

Fazer dinâmicas de motivação no trabalho é uma excelente maneira de fortalecer as relações entre funcionários.

Assista este vídeo e aprenda a fazer uma dinâmica muito divertida e fácil de organizar:

4 dicas para começar agora o seu programa de incentivo profissional

Gostou de conhecer as vantagens que o programa de incentivo profissional consegue gerar no ambiente de trabalho? São benefícios realmente valiosos.

Mas isso não significa que todo programa funciona da mesma maneira. Um conjunto de estratégias para incentivar os profissionais pode falhar também, por motivos como:

  • Tomada de decisão sem tempo para implementação viável pela equipe;
  • Tentar reduzir custos e não criar um programa verdadeiramente atrativo;
  • Trabalhar com métricas impossíveis e inalcançáveis;
  • Não buscar se inspirar em outros programas de incentivo que funcionaram.

Mas para que você consiga alcançar os benefícios que um programa de incentivo profissional pode gerar dentro da sua empresa, separamos uma lista com 4 dicas que você precisa aplicar para conseguir ter sucesso.

1 – Oferecer benefícios com prêmios inovadores

Ter um bônus salarial no final do trimestre por bater uma meta, é sim um bom benefício em um programa de incentivo profissional. Mas que tal ir além e pensar em um show para uma banda famosa que terá na cidade?

Enquanto o primeiro será usado para pagar umas contas a mais, o outro vai proporcionar uma experiência única. Consegue ver a diferença?

Muitas vezes não é só o valor final que conta para correr atrás de um incentivo.

O sentimento de conquistar algo diferente conta muito mais. E é por esse motivo que você precisa buscar alternativas diferentes como forma de benefícios para oferecer no programa de incentivo profissional, que podem ser:

  • Ingressos para shows e espetáculos;
  • Viagem com tudo pago para a família;
  • Um dia de massagem ou em um spa;
  • Entradas para o melhor parque da cidade.

É claro, é preciso saber dosar as duas modalidades de incentivo.

2 – Entregue o prêmio logo depois da conquista dele

Os seus colaboradores vão valorizar ainda mais o programa de incentivo profissional se for entregue logo em seguida, após a conquista da meta proposta.

Esperar até o mês seguinte, no dia de pagamento, pode diminuir o engajamento de todos para a próxima meta.

Quando você vence uma disputa, a medalha tem que ser entregue no mesmo momento, por exemplo.

E em relação ao prêmio estabelecido no programa de incentivo, é importante seguir o mesmo caminho.

3 – Vá além do aspecto financeiro

Na sua empresa, pode ser fácil descobrir que não há nenhum incentivo maior do que um reconhecimento honesto.

Na verdade, bons elogios e, acima de tudo, elogios dos seus gerentes, podem ser classificados como os principais motivadores de desempenho, superando, em alguns casos, os outros incentivos financeiros.

Então, tenha sempre certeza de que com os prêmios que você está distribuindo vão acompanhados de um grande reconhecimento público. E não apenas para o vencedor, mas para todos que estão se esforçando.

Reconhecendo tanto em particular como publicamente pelo esforço e desempenho, fará toda a diferença para que se consiga manter o alto nível de produtividade.

4 – Faça o controle de dados

Um dos grandes problemas das empresas que implementam o programa de incentivo profissional é a falta de controle para avaliar se houve ou não evolução na produtividade.

É fundamental que haja parâmetros comparativos para fazer um controle de dados. Só assim será possível entender se houve mudanças efetivas no dia a dia de trabalho dos colaboradores.

Não adianta ficar só no campo visual para tentar perceber a mudança. Se você realmente quer ter um time mais produtivo, é importante ter números de antes, durante e depois do programa, para encontrar um resultado final que retrata a realidade.

Ou seja, contar com um software de gestão estratégica é fundamental para qualquer gestor que esteja interessado em construir um programa de incentivo profissional.

Próximos passos

Um software para acompanhamento de metas pode ser o melhor aliado nesse momento, já que ajuda a entender qual foi o nível de esforço ao longo do tempo para alcançar determinada meta.

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa robusto e fácil de ser usado. Entre seus diversos módulos, um deles trata especificamente da gestão de performance individual, o que permite implantar a gestão à vista e a meritocracia, entre outros processos de RH.

stratws one