O que é viagem de incentivo e como ela pode motivar seus colaboradores a perseguirem melhores resultados?

CONTEÚDO

O que é viagem de incentivo

CONTEÚDO

Você sabe o que é viagem de incentivo?

Ser reconhecido pelo bom trabalho é desejo de todo profissional. Nesse sentido, muitas empresas vêm optando por premiar o bom desempenho de seus colaboradores com viagens.

Quer saber mais sobre essa ferramenta de endomarketing e campanhas de incentivo? Então continue a leitura para conferir o que é viagem de incentivo e 5 dicas de como você pode oferecer esse tipo de recompensa na sua empresa.

Leia mais: Tipos de incentivos para funcionários: 5 dicas para manter seus colaboradores motivados e melhorar os resultados da empresa

O que é viagem de incentivo?

As viagens de incentivo são uma forma de recompensar os colaboradores por um desempenho de destaque ou pelo alcance de uma meta muito importante. Elas têm se mostrado uma poderosa ferramenta capaz de estreitar a relação entre empresa e funcionários e fortalecer a imagem da organização.

Essas viagens têm como objetivos reconhecer esforços e motivar as equipes a executarem um trabalho de alto nível com foco em resultados.

Uma viagem de incentivo precisa ser mais que passagens e hospedagem gratuitas. Ela deve ser uma experiência marcante para os contemplados. Assim, eles poderão compartilhar esses momentos com os demais funcionários, estimulando-os a se empenharem mais para campanhas futuras.

Como essa premiação depende dos resultados alcançados, parte dos custos da viagem estarão cobertos pelos lucros que a empresa obteve após a campanha.

Além disso, o colaborador que for premiado uma vez se dedicará muito mais para conseguir a viagem na próxima campanha. Já os que ainda não foram contemplados terão mais entusiasmo para se esforçar mais após verem os relatos de quem já ganhou a viagem.

Enfim, as viagens de incentivo promovem maior engajamento entre os colaboradores e faz com que eles se sintam valorizados.

Confira este case de sucesso da Petrobras com uma campanha de incentivo que distribuía diversos prêmios, inclusive viagens:

Leia também: Programa de incentivo profissional: 4 dicas para aumentar a produtividade dos seus times

5 dicas de como promover viagens de incentivo

Agora que você já sabe o que é viagem de incentivo, veja a seguir 5 dicas de como você pode implementar esse tipo de recompensa na sua empresa.

1 – Conheça seus colaboradores

Para que a viagem de incentivo cumpra seu papel, é importante conhecer o público ao qual ela se destina. Ou seja, se a viagem é para premiar os colaboradores, procure conhecer sobre seus gostos, desejos, faixa etária e demais particularidades.

Dessa forma, você conseguirá elaborar um roteiro mais assertivo e personalizado, capaz de agradar os contemplados.

2 – Saiba escolher os destinos certos

Com base na nossa primeira dica, você poderá escolher qual será o destino da viagem. Se, por exemplo, os vencedores da campanha detestam clima frio, não faz sentido nenhum mandá-los para o sul do Brasil ou para algum país em que as temperaturas são baixas.

Procure ser o mais democrático possível na escolha do destino. Resorts que oferecem a modalidade all inclusive são uma boa opção, pois neles costumam haver diversas atividades e serviços que podem agradar aos mais variados gostos.

3 – Foque em experiências marcantes

Como falamos no começo deste artigo, oferecer passagens aéreas e hospedagens não basta para uma viagem de incentivo. Essa experiência precisa ficar marcada positivamente na cabeça dos funcionários contemplados.

Dessa forma, procure proporcionar a eles momentos memoráveis, que podem ir de pequenos brindes a grandes atividades.

Por exemplo:

  • Kit de boas-vindas;
  • Cartão com uma mensagem de agradecimento da empresa pelo bom trabalho desenvolvido e pelas metas alcançadas;
  • Passeios turísticos;
  • Ingressos para shows;
  • Passaportes para parques de diversão;
  • Descontos em restaurantes;
  • Massagens relaxantes etc.

Vale lembrar que as atividades do roteiro de viagem devem estar de acordo com perfil dos viajantes (dica 1).

Este post também pode interessar a você: Como utilizar o Big Data para Recursos Humanos: selecione, contrate, treine e retenha grandes talentos

4 – Planeje a viagem com antecedência

Para que a execução de todo o roteiro de viagem ocorra da melhor maneira possível, é preciso ter planejamento. Ao fazer isso, evita-se imprevistos e demais transtornos que podem azedar toda a experiência.

Na hora de se planejar, faça um orçamento, monte um cronograma, faça as reservas com antecedência. Quanto antes você acertar os detalhes, mais barata a sua viagem tende a ficar, pois contratações de última hora costumam sair mais caro.

Quer mais dicas de como engajar seus colaboradores? Então, baixe nosso infográfico gratuito: Como usar KPIs para acompanhar resultados e engajar seu time?

5 – Divulgue a sua campanha

Para que os colaboradores possam se empenhar a fim de conseguir a viagem de incentivo, é fundamental que você divulgue a campanha. Deixe claro quais são as metas e os detalhes da premiação.

Reforce a campanha nas reuniões periódicas, envie um e-mail com o regulamento dessa iniciativa, faça um mural para que todos possam acompanhar os resultados em tempo real. A intenção é engajar os colaboradores na busca pelos resultados.

Gostou de saber o que é viagem de incentivo e como implementar essa premiação na sua empresa? Então que tal oferecer esse tipo de recompensa para os seus funcionários?

Saiba mais: As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite que você acompanhe e compartilhe o desempenho de seus colaboradores, além de diversos outros KPIs, de processos e projetos, por exemplo.

Por isso, é ideal para planejar e acompanhar programas de incentivo profissional.

Banner 16 O que é viagem de incentivo e como ela pode motivar seus colaboradores a perseguirem melhores resultados?