Como utilizar o Big Data para Recursos Humanos: selecione, contrate, treine e retenha grandes talentos

CONTEÚDO

Big Data para Recursos Humanos

CONTEÚDO

Nunca houve tanta informação disponível para as empresas. Internet, mídias sociais, pesquisas digitais online. A lista é interminável.

Por isso, o uso da análise de grandes massas de dados não estruturados está cada vez mais comum. É o chamado Big Data.

E não é para menos: obtendo, estruturando e analisando esse tipo de informação, as organizações são capazes de entender o perfil, os gostos, as preferências e o comportamento de seu público.

Assim, podem compreender o que precisa ser modificado e o que não agrada aqueles que consomem seus produtos e sua marca.

Mas, o que poucos sabem, é que essa análise de grandes quantidades de dados também pode ser usada para benefício interno, principalmente na área de Recursos Humanos. A utilização do Big Data em RH pode otimizar e muito os resultados empresariais.

Neste post você vai entender como usar o Big Data para Recursos Humanos e todas as vantagens que essa prática pode trazer para seu negócio.

Leia também: Ferramentas de Big Data: 5 principais para começar a ter insights sobre os dados da sua empresa

Big Data para Recursos Humanos: conhecendo melhor seus talentos

Podemos considerar que a área de Recursos Humanos é o coração de uma empresa. Afinal, ela é a responsável por encontrar, treinar, engajar e reter talentos.

Para isso, é fundamental que a empresa conheça profundamente seus colaboradores, seus desejos, suas competências, suas habilidades, necessidades e motivações.

E o uso de Big Data pode auxiliar muito nesse processo. Afinal, trata-se de uma poderosa ferramenta capaz de captar, armazenar e organizar uma grande quantidade de dados, com velocidade e precisão.

O uso desse tipo de tecnologia na área de Recursos Humanos é interessante para que informações úteis e importantes sejam organizadas para uso estratégico do RH. Inclusive informações sobre a concorrência e suas práticas de RH podem ser coletadas.

Ao entender melhor o perfil dos colaboradores, suas preferências e necessidades, e conhecer mais o mercado de trabalho, é possível planejar a política de benefícios, o plano de carreira, ajustar o clima organizacional, atrair talentos e muitas outras questões relevantes da área de RH.

Veja mais: O que é Big Data e por que é tão valioso para sua empresa

Big Data é uma ferramenta que pode ser usada em Business Intelligence. Conheça também esse conceito:

Big Data para análise de currículos

O uso do Big Data para Recursos Humanos também é excelente para que informações importantes possam ser coletadas durante a busca por novos funcionários.

Isso porque é possível filtrar currículos com palavras-chave, buscando profissionais que tenham as habilidades desejadas pela empresa. Assim, já se realiza um primeiro filtro para descobrir se o perfil de cada candidato é condizente com os valores praticados pela organização.

Esse “pente fino” agiliza todo o processo de seleção de profissionais e análise de currículos. Além disso, ele faz com que o processo de recrutamento seja mais preciso.

Dessa forma, trazendo profissionais que realmente correspondam às expectativas e, consequentemente, um processo mais efetivo na garantia de uma boa contratação.

Reconhecimento de talentos na empresa

Os colaboradores que já fazem parte do quadro das empresas também podem ser beneficiados com o uso de Big Data para Recursos Humanos.

A extração de dados permite que os gestores consigam reconhecer a capacidade e o desempenho de seus funcionários. Além, é claro, de obterem mais informações sobre seu perfil e a maneira de trabalhar.

Esses dados podem auxiliar, inclusive, em políticas de benefícios e incentivos, que valorizem ainda mais esse colaborador. Assim, consequentemente, ele ficará ainda mais disposto a compartilhar o seu conhecimento e se engajar nos projetos da empresa.

Estratégias de meritocracia e de gestão à vista também podem se beneficiar muito do Big Data para RH.

Você conhece esses dois conceitos? Então, confira em nosso blog:

 

Conclusão: O Big Data para Recursos Humanos é o futuro da gestão de pessoas

Quando falamos em Recursos Humanos, falamos de uma área responsável por gerir pessoas.

E é com base nesse processo de gestão que, ao serem colhidos dados específicos para análise, grandes melhorias podem ser feitas, modernizando a área e tornando-a cada vez mais eficiente.

E isso beneficia tanto os gestores quanto os colaboradores, que podem ficar mais satisfeitos ao serem valorizados e respeitados por seu desempenho.

A análise de dados também permite criar estratégias de RH cada vez mais eficazes. O Big Data auxilia a empresa a entender quais são as melhores alternativas para colocar em prática nos mais variados projetos:

  • Qual a probabilidade de adesão por parte do colaboradores a uma nova ação?
  • Quais são as expectativas dos colaboradores quanto aos benefícios da empresa?
  • Que competência a empresa precisa encontrar em novos colaboradores?

São várias as formas de conseguir tirar o melhor do Big Data na área de Recursos Humanos. Todas elas trazem benefícios visíveis para a empresa e para seus contratados.

Quer mais algumas dicas de gestão de pessoas? Então, baixe nosso e-book gratuito: Matriz de competências e o RH estratégico

É um investimento que vale a pena, porque os resultados são reais e positivos. Tudo isso em função da coleta de muitos dados relevantes, de forma ágil e confiável. Algo que só o Big Data pode proporcionar à sua empresa.

Saiba mais: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Ele permite captar, analisar e compartilhar indicadores de desempenho de pessoas, times, processo e projetos.

Banner 16 Como utilizar o Big Data para Recursos Humanos: selecione, contrate, treine e retenha grandes talentos