Ferramentas de Big Data: 5 principais para começar a ter insights sobre os dados da sua empresa

CONTEÚDO

Ferramentas de Big Data

CONTEÚDO

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre ferramentas de Big Data! Deixe nos comentários o que achou.)

Para se destacar em meio a concorrência, ter uma alta capacidade para analisar dados é fundamental.

E o Big Data vem se destacando como uma alternativa cada vez mais viável nessa área.

Com o uso dessa metodologia, é possível analisar os dados e informações geradas, tanto dentro das próprias empresas como fora delas.

E para facilitar esse trabalho tão complexo, já existem as ferramentas de Big Data. Algumas mais acessíveis e outras nem tanto.

Não são todas as empresas que podem contar com times ou profissionais especializados nessa área. Por isso, existe uma série de ferramentas de apoio para fornecer soluções voltadas para a análise de dados.

E para ajudar você a encontrar as melhores opções do mercado, preparamos uma relação com 5 ferramentas de Big Data. Elas vão ajudar o seu negócio a entrar de vez nessa era digital e contar com um diferencial importante.

Veja também: O que é Big Data e por que é tão valioso para sua empresa

5 ferramentas de Big Data para começar a fazer análise de dados

Big Data é uma tendência, hoje em dia. E sua importância será muito maior nos próximos anos.

Mas captar, tratar e analisar uma enorme massa de dados não é fácil. Por isso, trouxemos 5 ferramentas de Big Data que vão ajudar você a implementar esse trabalho na sua empresa.

Confira!

Veja mais: People Analytics: como os dados transformam a gestão de pessoas?

1- Tableau

Para iniciar nossa lista de ferramentas de Big Data, temos o Tableau.

Uma ferramenta que facilita a visualização de seus dados de várias maneiras diferentes. Você pode até misturar os dados selecionados inicialmente com dados de outras áreas, para examiná-los com outra ótica.

A ferramenta é otimizada para fornecer todas as colunas de dados possíveis. Assim, permite que você as misture antes de colocá-las em uma das dezenas de modelos gráficos fornecidos.

O Tableau conta também com uma estrutura completa para agilizar consultas aos dados. Além disso, ele tenta armazenar o máximo de informações na memória. Com isso, permite que a ferramenta seja sempre ágil e interativa, mudando de um gráfico de pizza para um gráfico de barras com muita agilidade.

Confira um exemplo de painel de dados criado com o Tableau:

Ferramentas de Big Data

2- Watson Analytics

O Watson Analytics é o serviço de análise baseado em nuvem, criado pela IBM. Ele ajuda você a encontrar rapidamente insights sobre seus dados. Mas como ele faz isso?

Quando você faz upload de seus dados no Watson Analytics, ele mostra as perguntas que podem te ajudar. Depois, fornece visualizações de dados instantaneamente com base nas respostas que precisa.

Seus outros recursos principais incluem funções como:

  • Análise preditiva automatizada;
  • Análise com um clique;
  • Descoberta inteligente de dados;
  • Painéis de visualização rápida.

A análise do Watson também permite utilizar a computação cognitiva. Ou seja, simulando os processos de pensamento humano para a tomada de decisão. Com isso, as informações geradas são mais completas e os dados mais assertivos.

3- Sisense

Tudo que uma empresa quer ao buscar por ferramentas de Big Data é ter uma interface simples, que facilite o trabalho para os profissionais não-técnicos.

E o Sisense se propõe a isso, fazendo uma análise de dados de alto volume para reunir as informações de todas as suas fontes em um repositório único e acessível.

Assim, o Sisense se torna uma plataforma única, gerenciando toda a força de trabalho de dados.

Quer um exemplo prático de como utilizar algo nesse sentido? Se durante o ano você precisa identificar as tendências de vendas em cada ação realizada, a ferramenta pode analisar os dados tanto de forma sazonal como no ano todo.

E os resultados são apresentados rapidamente e com uma visualização bastante intuitiva.

Veja o Sisense em ação:

4- QlikView

O QlikView é um produto da Qlik. Uma empresa de software que desenvolve soluções totalmente focada no trabalho com dados. A diferença dessa ferramenta é que ela fornece uma busca associativa entre dados, o que torna a tomada de decisão menos complicada.

Essa experiência associativa permite que você se concentre nos dados mais relevantes, quando e onde você precisar. Ela ainda permite trabalhar de forma colaborativa em tempo real com colegas de trabalho e parceiros. Com isso, é possível fazer uma análise comparativa de dados entre as áreas do negócio.

Mas o grande diferencial é que, com ela, cada empresa pode combinar seus dados e criar seu próprio aplicativo de controle. Assim, garante que as pessoas certas da organização tenham acesso às informações de forma fácil. É a maneira ideal de colocar o poder dos insights nas mãos das equipes.

5- Oracle BI

Outra integrante de nossa lista de ferramentas de Big Data, o Oracle BI, um verdadeiro portfólio corporativo de tecnologia e aplicativos para business intelligence.

Essa tecnologia oferece aos usuários praticamente todos os recursos importantes para trabalhar com Big Data, como painéis, inteligência proativa, alertas e muito mais.

A ferramenta é ótima para empresas que precisam analisar grandes volumes de dados, seja de fontes Oracle ou não, fazendo toda a parte de integrações ser uma tarefa fácil.

A plataforma suporta um conjunto completo de opções de acesso, análise e entrega de informações. Tudo em um ambiente Web totalmente integrado. E por ter todos os componentes integrados em uma arquitetura comum, a experiência de usuário se torna mais intuitiva ao usar uma solução tão robusta.

Confira em nosso blog: 4 Programas de análise de dados e as 6 etapas do processo de análise

Dica extra: STRATWs ONE

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa robusto e intuitivo.

Com ele é possível coletar, analisar e compartilhar os dados do seu negócio. Com isso, o acompanhamento, controle, tomada de decisão e planejamento estratégico se tornam muito mais inteligentes.

Banner 16 Ferramentas de Big Data: 5 principais para começar a ter insights sobre os dados da sua empresa