.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Programas de análise de dados: 4 exemplos + 6 etapas do processo

CONTEÚDO

programa de análise de dados

CONTEÚDO

“Dados são o novo petróleo”, diz o matemático Clive Humby, mas é essencial ir além de simplesmente ter o Big Data à disposição. Afinal, de que adianta ter tantas informações se você não consegue analisá-las adequadamente? Para isso, a chave é utilizar um bom programa de análise de dados.

Até porque fazer a correta análise de dados é uma das ações mais importantes que as empresas precisam tomar hoje em dia, a fim de visualizar os insights escondidos por trás de tudo isso.

Mas quais são as ferramentas de dados ideais para essa finalidade? Bem, é isso que explicamos logo adiante. Neste artigo, esclarecemos o que são esses programas, quais as vantagens deles e, ainda, indicamos 4 dos melhores para você. Continue lendo para conferir!

Primeiramente, o que são programas de análise de dados?

Um programa de análise de dados é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) — que se traduz como Inteligência de Negócios, em português. Em suma, a solução tecnológica agrega as informações coletadas por uma companhia em um só lugar, facilitando o monitoramento e controle desses dados.

Essa ferramenta pode ser:

  • software para análise de dados estatísticos;
  • software para análise de dados qualitativos; 
  • programa de mineração de dados. 

Cada uma delas foca em um tipo específico de informação. Entretanto, todas são muito úteis para as empresas atuais, que processam uma grande quantidade de dados diariamente, o chamado Big Data.

Aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book sobre como utilizar o Big Data para impulsionar o crescimento do negócio e aprenda como usar a tecnologia a seu favor!

Principais vantagens das ferramentas de análise de dados

Na prática, usar um programa de análise de dados contribui para os seguintes diferenciais:

  • identificar padrões de comportamento dos seus clientes;
  • entender melhor a demanda por seus produtos;
  • estudar alternativas nas áreas de produção ou de compra de matéria-prima;
  • analisar os custos existentes na operação;
  • descobrir qual o nível de desempenho dos seus times na empresa.

Percebe como cada um desses pontos pode ser relevante para qualquer negócio? E esses são apenas alguns exemplos.

Desse modo, podemos dizer que a análise de dados permite não só fazer um diagnóstico sobre a situação atual da empresa, mas também traçar previsões de cenários futuros e aprimorar a tomada de decisão.

Pensando nisso, indicamos a seguir as etapas desse processo e, depois, listamos 4 dos melhores programas de análise de dados do mercado, pagos e gratuitos, para que você comece a utilizar essa importante ferramenta de gestão empresarial.

>>>> Veja também: o que é BI Business Intelligence?

Como fazer a análise de dados? 6 etapas desse processo

Antes de conhecer de fato quais são as ferramentas que você pode utilizar, é importante que já conheça a metodologia da análise de dados. Ou seja, isso envolve quais são as etapas necessárias para colocar essa ação em prática, independentemente da ferramenta que se pretende utilizar.

O primeiro passo é entender que existem duas fases macro dessa operação. São elas:

  • preparação;
  • execução.

Veja quais etapas cada uma dessas fases possuem a seguir!

3 etapas de preparação da análise de dados

Como o nome já diz, essa é a etapa de preparar o planejamento para realizar a análise dos dados. Ela é dividida em:

  • definir as perguntas que quer responder com a análise de dados;
  • definir o que medir;
  • identificar como medir.

Nessa fase inicial, você não utiliza o programa de análise de dados em si. Essa etapa funciona mais como um alinhamento do que se espera encontrar no final da ação. Já a fase de execução, que veremos a seguir, contempla diretamente o uso da ferramenta.

3 etapas da execução de análise de dados

Aqui é o momento que você coloca a “mão da massa” e utiliza uma das ferramentas estatísticas para análise de dados que elencamos mais adiante. Essa etapa inclui os processos de:

  • coletar os dados;
  • analisar os dados;
  • interpretar os resultados.

Nesse sentido, o programa de análise de dados funciona como um meio para gerar os resultados que deseja. Mas lembre-se que a fase de preparação precisa ser cumprida meticulosamente, antes de partir para a execução.

Dessa forma, a ferramenta ajuda a transformar dados em informações e, consequentemente, informações em conhecimentos e insights.

Sabia que temos um guia completo de análise de dados? Pois é, baixe gratuitamente para ter acesso a ele, junto com uma planilha de acompanhamento imperdível!

Quais são as ferramentas de análise de dados? 4 opções efetivas

Agora que você já entendeu o que é e como fazer o processo, siga a leitura para conhecer quais são as ferramentas de análises de dados que vale a pena usar!

1. STRATWs One

Se você busca praticidade e resolutividade em uma ferramenta de análise de dados, o melhor caminho é contar com um software de indicadores para centralizar a gestão do desempenho, que viabiliza o desdobramento da estratégia e a conexão entre projetos. 

Com um bom sistema de gestão empresarial, é possível acompanhar o desempenho corporativo, monitorando e centralizando os indicadores estratégicos, táticos e operacionais de maneira conectada, facilitando assim o processo de decisão.

Um bom exemplo desse tipo de software de análise de dados é o STRATWs One. Com ele, você consegue otimizar sua rotina e, ainda, gerenciar e engajar sua equipe, em busca dos melhores resultados. 

Veja uma das diversas possibilidades de análise de dados do STRATWs One:

software de gestao empresarial 3 Programas de análise de dados: 4 exemplos + 6 etapas do processo

Nós também preparamos um kit completo de análise de dados para você. Nele, veja diversos modelos prontos para uso, como Diagrama de Ishikawa, Brainstorm e muito mais. Sabe o que é melhor? Ele é GRATUITO!

2. Linguagem de programação R

Talvez você não tenha ouvido falar ainda na linguagem R. Isso porque ela não é tão difundida quanto Java ou Python, por exemplo. Mas, na prática, essa é uma das melhores alternativas para usar como um programa de análise de dados.

Esse é um software para análise de dados estatísticos. Aliás, essa ferramenta é a mais indicada para receber um alto volume de dados, fazer análises e manipular informações de acordo com suas necessidades.

Além disso, ela pode gerar gráficos, o que favorece a apresentação do resultado das análises. No entanto, a maior dificuldade para utilizá-la é encontrar programadores especializados nessa linguagem para compor seus times. 

3. Orange

Você sabe o que é uma ferramenta de código aberto? Basicamente, é um tipo de programa gratuito que pode ser abraçado por qualquer pessoa. Assim, pode-se criar funcionalidades ou melhorias em outros softwares. Para isso, o programador desenvolve novas linhas de código. E, dessa forma, ajuda toda a comunidade que utiliza esse programa. 

Esse é o caso do Orange, que foi criado em uma universidade da Eslovênia. Trata-se de um software para análise de dados qualitativos, que permite que dados desestruturados sejam extraídos para depois criar árvores de decisão, conforme o agrupamento de cada informação.

4. Chartio

Com os modos de consulta SQL e interativo, você pode obter análises poderosas com o Chartio, que fecha nossa lista de programas de análise de dados.

Ao mesmo tempo, ele ajuda a capacitar as equipes de negócios para explorar dados e gerar insights por conta própria. Dê uma olhada neste exemplo de gráficos gerados pelo Chartio:

programa analise dados Programas de análise de dados: 4 exemplos + 6 etapas do processo
Fonte: PC Mag

Os painéis interativos e os gráficos gerados por essa ferramenta, que pode ser usada em versões pagas ou gratuitas, ajudam a identificar visualmente os dados e tomar as melhores decisões.

E aí, gostou de ver nossas dicas de ferramentas estatísticas para análise de dados e deseja incorporar uma das opções no dia a dia da sua empresa? Então, aproveite e peça uma demonstração gratuita do STRATWs One para conferir o que ele pode fazer pelo seu negócio!

Banner 16 Programas de análise de dados: 4 exemplos + 6 etapas do processo