5 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

CONTEÚDO

ferramentas_da_gestao_por_competencias

CONTEÚDO

As ferramentas da gestão por competências são comumente adotadas pelo departamento de recursos humanos Isso porque elas possuem o objetivo é auxiliar no gerenciamento dos talentos de uma empresa de acordo com as habilidades, conhecimentos, motivações e comportamentos do time.

Além disso, essas ferramentas da gestão por competências permitem que a organização avalie a capacidade atual dos colaboradores, com base em suas competências e se elas dialogam com a missão, a visão e os valores da empresa.

Fazer isso manualmente seria um grande desafio, não é mesmo? Para facilitar e automatizar esta função existem algumas ferramentas da gestão por competências que você pode implementar no seu negócio. 

Confira as 5 principais e saiba como elas podem auxiliar a gerenciar melhor seus colaboradores.

rh tecnologico

Leia também: Sistema de RH: saiba porque você precisa adotar um!

5 ferramentas da gestão por competências

O capital humano da empresa é um dos recursos mais importantes para o sucesso de todas as estratégias implantadas. Afinal, são os colaboradores que colocarão em prática planejamentos, metas e objetivos do negócio.

Também é o seu time que será responsável por aplicar inovações, ferramentas e soluções e buscar pelos melhores resultados desses investimentos. 

Para mantê-los engajados, produtivos e em desenvolvimento, é preciso analisar a performance, compreender suas forças e fraquezas por meio da gestão de competências. Mas, como já adiantamos acima, é preciso contar com as soluções corretas.

Para te auxiliar nessa escolha, listamos 5 das melhores ferramentas da gestão por competências, confira!

Aproveite e baixe nosso e-book gratuito: Competência nas organizações

1. STRATWs One

O STRATWs One é um software de gestão que se conecta a diferentes frentes do seu negócio. Auxiliando em funções corporativas, individuais de cada colaborador e, inclusive, na gestão de talentos.

Para isso, essa ferramenta de gestão por competências oferece:

  • indicadores estratégicos, táticos e operacionais centralizados, facilitando a tomada de decisão;
  • indicadores individuais consolidados em um único lugar e desdobrados em toda organização de forma muito mais fácil;
  • mais autonomia para o RH, com estímulo à cultura de feedbacks no desenvolvimento de equipes de alta performance, com uma gestão de talentos inteligente;
  • disponibilidade na nuvem com elevados níveis de segurança e privacidade máxima.

Com o STRATWs One, a liderança terá mais tempo para planejar, organizar melhor a sua rotina, gerenciar e engajar sua equipe na cultura de resultado.

desenvolver talentos

2. Matriz 9 Box

Outro item da nossa lista de ferramentas da gestão por competências é a Matriz 9 Box. Trata-se de um recurso visual em que 9 quadrados representam o desempenho e o potencial de cada colaborador da empresa.

Por meio dessa ferramenta de RH, cria-se um modelo meritocrático. Dessa forma, as avaliações individuais e as tomadas de decisão importantes são facilitadas, como:

  • ocupação de cargos de liderança;
  • bonificações;
  • programas de treinamentos e capacitação;
  • aumento salarial;
  • desligamentos.
matriz 9 box

Assim, com essas ferramentas da gestão por competências, é possível fazer uma avaliação do desempenho e do potencial de cada colaborador. Considerando, assim, as capacidades, comportamentos, habilidades e resultados.

O uso da Matriz 9 Box é também uma forma de rastrear os verdadeiros talentos da sua empresa. Além de ser um ótimo facilitador na análise do crescimento das pessoas na organização, ajudando no planejamento de sucessões de cargos.

Dentre os benefícios da Matriz 9 Box, podemos citar:

  • facilidade de uso;
  • obtenção de resultados a curto prazo;
  • promoção do trabalho em equipe;
  • incentivo ao diálogo entre as lideranças;
  • alinhamento de expectativas;
  • possibilidade de criação de planos para desenvolvimento individual.

Como pode ser observado na imagem acima, o uso da Matriz 9 Box é bastante intuitivo.

O gestor responsável pela análise de cada colaborador deverá colocar o nome do profissional em um dos 9 quadrados conforme o seu desempenho até o momento e seu potencial de crescimento. Nesse caso, essa visão é dada conforme a avaliação de desempenho e alinhada com o comitê, que é o grupo de lideranças, apoiada pelo RH.

Com a Matriz finalizada, fica mais fácil determinar aqueles com potencial para ascender no quadro e na empresa. Ao mesmo tempo, é possível também visualizar os profissionais que não atendem às expectativas da empresa.

Assim, os líderes conseguem compreender melhor seus liderados, desenvolvendo um plano de ação para promover melhorias.

Quer aplicar a Matriz 9 Box em sua empresa? Então, baixe nosso template gratuito: Template da Matriz 9 Box

9 box

3. Mentoring

O mentoring é um processo pelo qual uma pessoa ensina, aconselha e orienta a outra pessoa em seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

É uma espécie de “apadrinhamento”, que hoje é usado principalmente em altos cargos nas organizações. 

O mentoring é, portanto, uma das poderosas ferramentas da gestão por competências, ao facilitar a retenção e a transmissão de conhecimento na empresa e favorece o comprometimento dos funcionários.

Vale ressaltar que o mentoring não deve ser improvisado e requer definição de metas, planejamento e acompanhamento dos resultados.

Veja também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer.

4. Sistemas de Incentivo

Um sistema de incentivo também é uma das ferramentas da gestão por competências. Ele visa promover a conciliação dos interesses de cada profissional com os interesses da empresa.

Os incentivos devem ser estabelecidos objetivamente, com base em metas e indicadores acordados, além de transparentes e coerentes.

Assim como devem estar alinhados com os objetivos individuais, mas também com os coletivos, de modo a incentivar o trabalho em equipe.

Um dos requisitos básicos para o bom funcionamento do sistema de incentivo é a comunicação interna. Assim, os colaboradores sabem o que se espera deles e focam em suas metas e objetivos.

Outra estratégia bastante eficiente, neste sentido, é a meritocracia, que remunera em função do desempenho. Você conhece esse termo e sua aplicação? Não?

Então, confira este post do nosso blog: Meritocracia nas empresas: como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho

5. Avaliação de 360 ​​graus

Avaliações de 360 ​​graus são ferramentas da gestão por competências que produzem os resultados mais precisos porque classificam o indivíduo da forma mais objetiva possível, de todos os ângulos concebíveis.

Devido a isso, as avaliações em 360 graus são um dos métodos mais populares e amplamente aceitos para medir as competências. 

Para concluir uma avaliação desse tipo, comece por fazer com que o indivíduo avalie a si mesmo em relação ao modelo de competência de sua posição.

Depois disso, procure outras pessoas que trabalhem diretamente com o colaborador em avaliação. Como, por exemplo, seu supervisor, colegas de trabalho, subordinados e até mesmo clientes e fornecedores internos ou externos.

Com as avaliações devidamente coletadas, calcule a média das pontuações para encontrar a pontuação de competência do indivíduo.

Depois que uma avaliação precisa das competências do indivíduo é determinada, as lacunas aparecerão colocando o gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento em uma posição excelente para criar claramente um caminho de treinamento baseado em competência.

Relacionar as metas da empresa com o desempenho do colaborador é fundamental. Por isso, assista a este vídeo que esclarece como fazer isso:

Leia mais: 7 orientações de como fazer avaliação de desempenho 360 graus e motivar funcionários

Próximos passos

Gostou de saber quais são as 5 principais ferramentas da gestão por competências? Então que tal implementá-las na sua empresa e impulsionar os resultados dos seus colaboradores?

Como vimos, um sistema de avaliação de desempenho que disponibiliza indicadores de performance dos colaboradores de forma ágil e transparente é essencial para o sucesso de um negócio. 

Com o STRATWs One, você consegue acessar as melhores soluções citadas em um único local. Facilitando, assim, a implantação de um modelo de gestão por competências.

Outro ponto muito interessante é que, ao investir em um sistema de gestão de pessoas, você oferece mais autonomia ao RH, com processos automatizados que estimulam a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligente.

Experimente o STRATWs One e tenha acesso a estas e outras ferramentas de automação para gerenciar e engajar sua equipe na cultura de resultado.

Banner 16 5 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer