.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

4 diferentes perfis profissionais e como lidar com cada um deles

CONTEÚDO

perfis profissionais

CONTEÚDO

A importância de conhecer os profissionais com quem trabalhamos muitas vezes é subestimada. Para garantir um funcionamento efetivo das estratégias e a sintonia do time, é preciso entender os perfis profissionais que povoam o escritório e como esses indivíduos se encaixam em seus times. Como se comportam, quais são seus papeis, que tipo de relação mantêm com seus colegas etc. Suas características profissionais vão muito além de habilidades técnicas.

Identificar os perfis comportamentais é crucial para entender a contribuição de cada profissional para a empresa. Afinal, as aptidões dos funcionários são as ferramentas mais valiosas no esforço pelo alcance de metas. Mas como reconhecer e distinguir cada perfil?

Diversos mecanismos podem ser utilizados para acessar o comportamento de cada funcionário perante situações específicas. Algumas empresas criam dinâmicas, outras financiam pesquisas qualitativas para identificar quais características são dominantes em cada profissional e como elas se complementam em um time. Mas independentemente do método escolhido, continue a leitura para entender a quais traços de personalidade você deve estar atento e como lidar com cada um deles!

Quais são os principais perfis profissionais existentes no mercado?

1. Entusiastas (Experimentais)

Como identificar o perfil: são pessoas criativas e inquietas que preferem um ambiente profissional onde as mudanças são constantes. Rotina não funciona para seu processo criativo e repetição atrapalha sua produtividade. Estão sempre em busca de novas ideias e aprendizados, ou de novas maneiras de realizar tarefas antigas. Por isso, estarem envolvidos com mais de um projeto ao mesmo tempo é comum e até um estímulo para seus perfis.

Como trabalhar com o perfil: mantenha-os em movimento! Proponha novos métodos e projetos. Dê aos entusiastas liberdade de criação e espaço para apresentarem e implementarem suas ideias. Precisam de estímulo constante para lidar com rotina e trabalhos repetitivos, então desafie-os diariamente para que terminem suas tarefas antes de “pularem” para a próxima. Estabelecer metas e permitir que utilizem seus processos criativos próprios para alcançá-las podem ser maneiras efetivas de manter os entusiastas motivados e focados.

Outra característica importante que deve ser levada em conta é que entusiastas costumam dar grande valor ao processo de concepção e execução de um projeto, mas subestimam a fase posterior de análise de resultados. Uma forma de chamar a atenção deles para essa etapa é requisitar relatórios periódicos sobre o progresso do projeto.

2. Controladores(as)

Como identificar o perfil: lidam muito bem com prazos e têm facilidade de trabalhar de forma independente. Isso porque focam no resultado e no tempo que levarão para alcançá-lo. São extremamente focados e, por isso, não aprovam burocracias ou táticas que atrapalham o progresso de seu trabalho. Por possuírem um processo lógico bastante próprio, tendem a trabalhar melhor de forma individual.

Como trabalhar com o perfil: a palavra-chave no convívio com um profissional controlador é comunicação. Como tendem a pensar individualmente e agirem como líderes, podem acabar gerando atritos entre os membros do time, os quais devem ser resolvidos com trocas de ideia constantes. Tenha certeza de que o profissional deste perfil entende a importância de considerar as ideias de todos na empresa.

Esse perfil necessita ter suas opiniões ouvidas e levadas em consideração, então pergunte sempre o que ele/ela acha de certa ideia ou decisão. Dê valor ao seu posicionamento, afinal, é um profissional que costuma se esforçar para se envolver ativamente com o projeto e atingir bons resultados, porque entende o valor de fazer parte de um projeto bem-sucedido.

3. Relacionais

Como identificar o perfil: como o nome sugere, esse perfil valoriza as relações e interações. Por isso, trabalham muito bem em equipe e são capazes de fazer seus colegas se sentirem confortáveis em compartilhar ideias, assim como eles próprios têm muita facilidade em se posicionar, já que criam relações saudáveis ao seu redor.

Como trabalhar com o perfil: sempre esperam comunicação por parte das pessoas com as quais se relacionam, tanto a nível pessoal, quanto profissional. Então não esqueça dos feedbacks, o perfil relacional valoriza conversas e informação. Gostam de estar atualizados sobre o que acontece na empresa e mesmo sobre o estado de seus colegas de equipe.

Além disso, sua motivação vem principalmente de conhecer os significados maiores por trás do seu trabalho. Então deixe claro para os relacionais qual é a missão do projeto além de gerar receita.

4. Analíticos

Como identificar o perfil: números e dados: o raciocínio lógico é o universo do perfil analítico. Toda ação e decisão é cuidadosamente planejada com base em pesquisas, dados quantitativos e comparações de fatos. Por isso têm certa dificuldade de lidar com mudanças repentinas ou procedimentos diferentes dos que estão acostumados. Preferem a estabilidade e a certeza, então não aceitam inovações com facilidade.

Como trabalhar com o perfil: para reter a atenção de um profissional analítico é preciso utilizar informações comprovadas por estudos e observações prévias. Se for preciso, faça cálculos e reúna dados numéricos. Valorizam regulamentos e especificações, então tenha certeza de deixar claro para eles de que você está agindo de acordo com as regras.

Para ajudá-los a superar o “medo” do novo, apresente seus argumentos em forma de relatórios que preveem resultados mensuráveis, estruture o projeto de forma que os analíticos consigam sempre enxergar claramente os métodos utilizados para chegar no fim.

Passe a observar seus colegas e identificar seus perfis antes de iniciar uma relação profissional. Com a comunicação certa, é possível otimizar tanto os resultados quanto o ambiente da empresa. Quer saber o que mais pode fazer para aumentar sua produtividade e mediar as relações no trabalho, pontuando positivamente para sua carreira?

Acesse os mais de 300 artigos do Blog da Adzuna e aproveite para utilizar nossa ferramenta de busca para pesquisar entre as quase 300 mil vagas de emprego. Boa sorte!

Por: Adzuna — Todos os Empregos

Banner 16 4 diferentes perfis profissionais e como lidar com cada um deles