Gestão Estratégica

Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas

Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas

Publicação : 30/01/2019

Por Siteware

9 min

como implementar cultura organizacional
como implementar cultura organizacional

Você já sabe o que é cultura organizacional  e a grande importância de estabelecê-la em sua empresa?

Todas as regras morais e éticas de conduta a seguir já estão definidas, incluindo normas, valores e expectativas da organização. Ainda assim, existe aquela pergunta que não quer calar: como implementar cultura organizacional?

A cultura organizacional reúne um sistema de valores compartilhados que orientam as ações de toda a equipe.

Depois de aprender como criar uma cultura organizacional que leve sua empresa ao sucesso, você precisa seguir as técnicas certas para implementar.

Afinal, caso a cultura não esteja bem estabelecida, é a produtividade e o ambiente de trabalho que sairão prejudicados. Consequentemente, afetando negativamente os resultados da sua empresa.

Quer saber as 7 etapas de como implementar cultura organizacional de maneira satisfatória? Está na hora de descobrir de uma vez como alinhar os colaboradores à rotina e aos objetivos da empresa, não?

Então veja o passo a passo abaixo e prepare-se para aumentar a satisfação e produtividade da equipe!

Como implementar cultura organizacional em 7 passos

como implementar cultura organizacional

1- Crie um documento completo sobre a cultura organizacional

Antes de definir sua cultura organizacional, você provavelmente realizou um diagnóstico inicial da empresa e:

  • Definiu sua missão, visão e seus valores, especificando onde está atualmente, onde deseja estar no futuro e por quais meios deseja chegar lá.
  • Princípios que auxiliam na tomada de decisão e outras questões que sustentam a cultura organizacional foram definidos.

Mas você precisa fazer com que todas essas informações embasadas cheguem aos seus colaboradores.

A dica número 1, portanto, é documentar tudo o que foi pesquisado e definido.

E para fazer com que os funcionários tenham acesso à cultura organizacional, bastará compartilhar o documento com eles.

Tenha tudo por escrito: desde as diretrizes da empresa até os códigos de ética e objetivos propostos.

Mas, é claro, esse é só o primeiro passo. Sem uma boa comunicação interna para compartilhar essas e outras informações, a cultura organizacional não se sedimentará adequadamente.

2- Alinhe os objetivos com seus funcionários

O processo de como implementar cultura organizacional deve passar por essa fase importante de alinhar objetivos com seus funcionários.

Ou seja, os documentos que escreveu com todas as informações relevantes da companhia devem ser apresentados desde o começo da jornada do colaborador.

Os objetivos de ambos os lados devem ser os mesmos, sempre baseados naquelas missões e valores da companhia.

Certifique-se que eles compartilhem os mesmos ideais, seja citando em apresentações ou disponibilizando versões on-line do documento para todos. Murais, reuniões e canais de conversação on-line podem ajudar a manter a comunicação sempre transparente.

3- Deixe claro as regras do dia a dia

Algumas empresas exigem traje social de seus funcionários – o chamado dress code –, mas outras não.

Em alguns casos, você poderá encontrar um horário de trabalho mais flexível ou a possibilidade de atuar em modelo home office, embora em outros não.

Esses são apenas alguns exemplos de regras e itens que permeiam o dia a dia da empresa e fazem parte de uma cultura organizacional.

Mas se essas questões não estiverem claras e cada um resolver agir de uma forma, a cultura pode se perder. Faça questão de esclarecer padrões de atividades e comportamentos e dê um toque quando não forem seguidos.

4- Seja um exemplo

Ser um verdadeiro líder implica em ser um bom exemplo para a equipe. E por que não começar compartilhando e desenvolvendo a cultura organizacional?

A imagem de diretores e gestores é extremamente importante e por isso deve ser bem cuidada.

Nada de “faça o que eu digo, não o que eu faço” no cenário empresarial. Envolver a liderança de cada setor nesse processo de multiplicação da cultura organizacional é fundamental.

5- Atente-se às contratações e demissões

Da contratação à demissão de um colaborador: todos os processos de RH devem ser pautados na cultura organizacional da empresa.

Isso significa que em um processo seletivo, por exemplo, você já deve expor todas as questões ligadas a essa cultura. Demonstrar como isso é importante fará a diferença na hora de contratar pessoas com o verdadeiro perfil da empresa.

E já pensou que o benefício é também do candidato? Afinal, conhecendo os princípios da empresa, ele entende melhor sua rotina, as formas de agir e, escolhendo trabalhar ali, se tornará um reflexo da empresa.

A adaptação nesses casos é muito mais simples, uma vez que a pessoa começa trabalhando de acordo com aquilo que também acredita.

Da mesma forma, torna-se inviável uma pessoa que não concorda com a cultura organizacional trabalhar naquele local sem prejudicá-la. Por isso é importante saber identificar os perfis que não combinam com a empresa e desligá-los se necessário.

6- Promova ações de aproximação com a equipe

Você pode reforçar a cultura organizacional sempre que possível ao promover ações que envolvam continuamente seus funcionários.

Participar e incentivar a participação em eventos sociais, criar rituais e comemorações especiais pode auxiliar nesse processo.

O que toda essa aproximação e compartilhamento de valores têm em comum é que todos giram em volta da comunicação interna, que deve ser pauta principal de qualquer cultura organizacional.

Promover feedbacks contínuos também é uma forma de demonstrar, de maneira mais próxima, se todos estão seguindo os mesmos valores. Momento também de ouvir e estar aberto a mudanças.

7- Certifique-se dos resultados

Por fim, só restará um jeito para descobrir se você soube como implementar cultura organizacional. Deve certificar-se dos resultados prometidos por essa cultura.

O que envolve a satisfação e o maior engajamento dos colaboradores, o aumento na produtividade e a retenção de talentos.

Gostou dessas dicas sobre cultura organizacional? Então, confira este interessante vídeo sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=2-Bj-XJ8svA

DICA EXTRA: Mais uma dica é fazer pesquisas de satisfação. Isso te ajudará a entender como anda o clima da empresa e se todos estão alinhados na mesma cultura organizacional. Gostou do assunto?

Veja ainda as 5 perguntas essenciais para estabelecer uma cultura organizacional de sucesso e os 7 segredos do Google sobre cultura corporativa!

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa extremamente completo e fácil de usar.

Com ele é possível acompanhar o desempenho individual dos colaboradores e equipes e trocar informações com agilidade e precisão.

 

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas de cultura organizacional? Então, baixe este infográfico gratuito: 7 segredos do Google sobre cultura corporativa