O que é gestão horizontal: conceito e exemplos de sucesso

CONTEÚDO

colaboradora conversa com líder em empresa de gestão horizontal

CONTEÚDO

A gestão horizontal é uma abordagem que aposta em uma estrutura menos rígida de organização. Essa forma de gerir pessoas dá mais autonomia para os colaboradores na tomada de decisão e também maior responsabilidade. As decisões são tomadas em conjunto pelos integrantes da equipe.

Algumas das empresas mais inovadoras e de maior sucesso do mundo, como a Netflix e a Tesla, adotam esse modelo de gestão. Neste artigo, vamos explicar o que é a tal gestão horizontal, quais as suas principais diferenças e vantagens quando comparada ao modelo tradicional e analisar os exemplos de empresas que têm sucesso com a horizontalidade.

Aproveite para baixar o nosso kit com algumas ferramentas que vão tornar a sua gestão mais dinâmica e eficiente:

O que é a gestão horizontal?

No modelo de gestão tradicional, as empresas organizam-se em níveis hierárquicos. Os colaboradores respondem a um líder, que é o responsável pela tomada de decisão e pelo planejamento estratégico do departamento ou da área. As instruções são passadas top-down e há pouca chance para contribuição dos colaboradores.

A gestão horizontal chegou para propor uma maneira diferente de encarar a organização hierárquica da empresa. Aliás, ela põe em xeque os conceitos tradicionais. Nesse modelo de gestão, as decisões são tomadas em conjunto, discutidas entre todos os integrantes da equipe. Todos os colaboradores são incentivados a se posicionar e têm sua voz ouvida.

Isso não significa que os líderes deixam de existir nesse modelo. No entanto, passam a ter um papel um pouco diferente. Em vez de tomar para si toda a responsabilidade das decisões, os líderes têm um posto mais coordenador, organizando as informações e as ideias, dando forma às decisões tomadas em conjunto. Ele também funciona como um pivô, estabelecendo um diálogo mais direto com os outros departamentos.

Não existe uma regra para o código de postura nas empresas, nem naquelas que seguem a gestão vertical e nem naquelas de gestão horizontal. Mas, de uma forma geral, as últimas tendem a ter um clima organizacional mais descontraído e menos baseado na formalidade — o que não significa menos eficiência, como os exemplos de empresas com gestão horizontal que veremos adiante vão mostrar.

Você também vai gostar do nosso e-book sobre gestão estratégica, que pode ser baixado gratuitamente:

Benefícios da gestão horizontal

Agora que você já entendeu o que é gestão horizontal, deve estar curioso para saber quais os motivos que o levariam a adotá-la na sua empresa, certo? É o que vamos ver a seguir.

Agilidade na comunicação

Quando as relações são mais horizontais, as pessoas podem falar diretamente umas com as outras, evitando intermediários. Essa quebra na burocracia tem um impacto direto na comunicação.

Em vez de reportar um acontecimento ao superior direto e a informação precisar atravessar três ou quatro níveis antes de chegar à pessoa que pode resolver a questão, na gestão horizontal o colaborador pode falar diretamente com o integrante da equipe que cuida do assunto. É um ganho em tempo, em esforço e, consequentemente, em eficiência.

Motivação da equipe

Na gestão horizontal, todas as opiniões contam. Assim, todos os colaboradores sentem-se parte efetiva da empresa e responsabilizam-se pelos resultados. Tudo isso dá maior motivação para as tarefas do dia a dia.

Isso porque aquele colaborador não está só executando ordens que muitas vezes ele nem entende. Ao contrário, participa do processo decisório, compreende a importância de cada ação e faz o seu melhor para que as coisas saiam de acordo com o que foi negociado e combinado por toda a equipe.

Cria um ambiente de colaboração

A competição por uma promoção para um cargo gerencial pode criar um ambiente tóxico na empresa. Entre os principais problemas que isso causa estão altos níveis de estresse e ansiedade, falta de lealdade com os colegas, adoecimento mental e físico dos colaboradores.

Ao adotar um modelo horizontal de gestão, você elimina o fator competitivo. Uma vez que não precisam competir entre si por uma promoção, a única competição que resta é consigo mesmo. Ou seja, as equipes vão se esforçar para, em conjunto, serem ainda mais eficientes do que no ano anterior, para alcançarem metas mais arrojadas do que as anteriores. Dessa forma, você tem a oportunidade de criar um ambiente mais colaborativo e, de certa maneira, saudável na empresa.

Por falar em liderança, o nosso e-book reuniu as melhores dicas para você ser um líder inspirador. Baixe gratuitamente:

Exemplos de empresas com gestão horizontal

Ainda não está muito convencido de que a gestão horizontal é um bom modelo? Então veja algumas empresas que estão se dando muito bem com uma gestão menos hierárquica e menos burocrática.

Netflix

Líder mundial no serviço de streaming desde 1997 — segundo dados da própria, são mais de 190 milhões de assinaturas em mais de 190 países —, a Netflix não é inovadora somente no seu modelo de negócio. Ela também é bastante vanguardista no seu modelo de gestão.

Na sua declaração de cultura organizacional, a Netflix informa claramente que a sua prioridade são as pessoas, e não os processos. Essa decisão garante que a empresa seja mais “flexível, divertida, estimulante, criativa, colaborativa e bem-sucedida”.

  • A empresa frisa reforçar os seguintes aspectos na sua gestão de pessoas:
  • Encorajar a tomada de decisão independente por parte dos colaboradores;
  • Compartilhar informação de forma aberta, ampla e deliberada;
  • Ser extremamente gentis uns com os outros;
  • Manter na equipe somente as pessoas altamente eficientes;
  • Evitar regras.

O código de posturas causou polêmica quando foi lançado pela primeira vez, por volta de 2009. Mas, a julgar pelos resultados da empresa, poderíamos dizer que as escolhas foram bastante acertadas, certo?

Google

O Google dispensa apresentações, sendo o motor de buscas mais usado no mundo. Mas o que você talvez não saiba é que essa empresa tão poderosa tem um sistema de gestão horizontal. No caso específico da empresa, isso significa que os colaboradores ou as equipes podem dispensar o contato com os superiores diretos e se comunicarem diretamente com os níveis hierárquicos superiores.

Um dos resultados mais diretos disso é que os colaboradores podem se encontrar diretamente, trocar informações entre si e tomar decisões em conjunto. Para isso, basta que respeitem uma série de valores que estão descritos no código de cultura do Google:

  • Seguir os três valores da empresa em todas as comunicações: respeito ao usuário, aos colegas de trabalho e às oportunidades;
  • Responsabilizar-se para que o Google seja um ambiente seguro, inclusivo e produtivo para todos e a todo momento;
  • Evitar conversas que excluam pessoas ou grupos, pois elas não são aceitas na empresa;
  • Responsabilizar-se pelas palavras ditas e pelo seu efeito agindo e dizendo coisas de forma respeitosa;
  • Ter cuidado com os dados da empresa e dos usuários.

Tesla

A empresa de Elon Musk nem sempre teve uma estrutura de gestão horizontal. Foi somente em 2018 que o CEO resolveu mudar algumas coisas na organização e deixar as relações menos hierárquicas dentro do seu império.

A decisão foi comunicada aos colaboradores por meio de um memorando, que também foi enviado aos principais jornais dos EUA. Um dos trechos do documento dizia que “como parte da reorganização, estamos horizontalizando a estrutura de gestão para melhorar a comunicação”.

Com a mudança, Musk passou a coordenar pessoalmente os departamentos de vendas e serviços.

Você pode conhecer mais sobre Elon Musk e a sua visão de futuro no TED Talk de 2017 do qual ele participou. Veja o vídeo:

Um ponto relevante a ser ressaltado é que a gestão horizontal não é a resposta para absolutamente todas as empresas. São necessárias características específicas para que o modelo funcione bem, e isso não significa que uma empresa é mais ou menos moderna do que a outra. Assim como as pessoas, as organizações também são diferentes e têm necessidades diversas.

Um primeiro passo para uma implementação de sucesso da gestão horizontal é ter processos claros e definidos. Isso porque, com as decisões tomadas em conjunto, pode ser fácil os processos se perderem ao longo do tempo, principalmente em períodos de crescimento da empresa.

Nesse sentido, o STRATWs One é um grande aliado. O software transforma em processos a sua metodologia de gestão, liberando tempo para a realização de tarefas mais estratégicas. Atualmente, essa solução já é utilizada por cerca de 160 mil usuários em mais de 20 países.

Banner 16 O que é gestão horizontal: conceito e exemplos de sucesso