Gestão Estratégica

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

Publicação : 11/02/2019

Por Siteware

10 min

Como melhorar o clima organizacional
Como melhorar o clima organizacional

Quem nunca trabalhou em uma empresa onde não se sentia à vontade? É muito melhor quando ocorre o contrário, não é mesmo?

O clima organizacional trata da qualidade do ambiente oferecido aos colaboradores da empresa para que eles possam desempenhar suas atividades.

Valores, atitudes e padrões comportamentais, formais ou informais, também ajudam a compor o conceito de clima organizacional.

Quando esse clima é favorável, as equipes conseguem otimizar os trabalhos e potencializar os resultados, sejam eles individuais ou coletivos. Além disso, cada colaborador se sentirá mais motivado a entregar as demandas com maior eficiência.

É de extrema importância que as empresas se dediquem a garantir um ambiente saudável para seus funcionários trabalharem. Afinal, esse é um fator essencial para a produtividade e para o alcance de metas e objetivos da organização.

Quer saber como melhorar o clima organizacional da sua empresa? Então, fique com a gente e confira 9 dicas que separamos especialmente para você.

Veja também: Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas

9 dicas de como melhorar o clima organizacional

Uma dica importante de como melhorar o clima organizacional é descobrir o que pode estar afetando o ambiente de trabalho na empresa.

Por isso, antes de colocar as demais dicas em prática, faça uma pesquisa de clima.

1 – Eventos de confraternização

As confraternizações fazem parte das ações de comunicação interna e endomarketing. Pode parecer algo trivial, mas esses rituais corporativos são fundamentais para promover a integração entre os colegas de trabalho. Afinal, no dia a dia, acabam todos ficando meio distantes.

Além disso, os eventos de confraternização têm como objetivo fortalecer os laços entre todos os colaboradores da empresa e isso contribui para que eles formem, de fato, um time.

As “festas da firma” reúnem os diferentes departamentos e ajudam a realçar o sentimento de que todos estão no mesmo barco. Mostram que cada um desempenha um importante papel para o desenvolvimento da empresa.

A realização desse tipo de evento é uma oportunidade para expor, de maneira mais dinâmica e descontraída, a missão, a visão e os valores da organização.

Dessa forma, os funcionários tendem a ficar mais engajados com a empresa e mais motivados a darem o melhor de si.

2 – Yoga e meditação

A nossa segunda dica de como melhorar o clima organizacional pode parecer um pouco improvável, mas já é realidade em muitas empresas e tem dado resultados muito positivos.

Já pensou em, no meio do expediente, promover atividades de yoga e meditação para os seus colaboradores?

Saiba que essa prática tem potencial para diminuir o estresse das equipes e aumentar a concentração durante a execução das tarefas.

Como consequência, o funcionário entregará resultados mais satisfatórios. Além disso, aquele clima tenso e pesado que acomete as empresas, principalmente no final do mês, é minimizado com apenas 15 ou 30 minutos de relaxamento mental.

Saiba mais: 3 dicas práticas de como reduzir estresse no trabalho

3 – Reuniões periódicas

As reuniões periódicas são importantes ferramentas de gestão.

A partir desses encontros, é possível fornecer feedbacks, apresentar resultados, rever estratégias, planejar ações, etc. Tudo isso feito coletivamente, na intenção de trazer os colaboradores para os processos de tomada de decisão e promover integração.

Por meio das reuniões periódicas, você demonstra que está preocupado com o desempenho dos funcionários e que eles são importantes para a organização.

Aproveite para baixar gratuitamente: E-BOOK: como conduzir uma reunião de resultados?

4 – Incentivo à formação profissional

E se você oferecer cursos ou descontos em universidades e outras instituições de ensino para os seus funcionários?

Esse tipo de ação é benéfica para o clima organizacional porque o funcionário vai perceber que a empresa se preocupa com ele e quer vê-lo crescer.

Além disso, incentivar a formação profissional dos colaboradores trará retornos para a empresa. Pois a tendência é que o conhecimento e a capacitação adquirido seja convertido em novas ideias e em resultados para a organização.

5 – Programas de reconhecimento

Todo mundo gosta de ter os seus esforços devidamente reconhecidos. Por isso, uma boa maneira de melhorar o clima organizacional é desenvolver programas de reconhecimento para os seus funcionários.

Ofereça prêmios e bonificações para aqueles que conseguirem alcançar determinadas metas, sejam elas individuais ou coletivas. Para que os profissionais deem o seu melhor, eles precisam se sentir desafiados, além de ter a certeza de que serão recompensados.

Dessa forma, lembre-se de que as metas devem ser realistas e alcançáveis. Caso contrário, os funcionários ficarão desestimulados ao terem que lidar com metas astronômicas.

Saiba mais: Meritocracia nas empresas: como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho

6 – Flexibilidade de horários

Ofereça aos seus funcionários a possibilidade de flexibilizar os horários de trabalho. Hoje, com os avanços tecnológicos, é possível, por exemplo, desempenhar certas atividades em home office.

Algumas empresas também oferecem a possibilidade de trabalhar 10 horas por dia durante 4 dias da semana, o que permite ao funcionário folgar nos dias restantes.

Procure focar a cobrança nos resultados e não nos horários. Isso significa que, se o funcionário conseguiu cumprir as metas e entregar as demandas, não há necessidade de ele ficar na empresa.

Assim, os profissionais terão mais tempo para passar com família e amigos e conseguirão alcançar maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

7 – Decoração do ambiente

A decoração do espaço físico também exerce influência no clima organizacional.

Outra das dicas de como melhorar o clima organizacional que podem parecer superficiais. Mas empresas como Google e Facebook provaram que uma decoração interessante atrai e motiva talentos.

A cor das paredes, por exemplo, podem despertar sentimentos diferentes. Enquanto vermelho, laranja e amarelo dão energia, os tons mais frios como azul, branco e verde relaxam e acalmam. A escolha das cores fica a seu critério.

Veja mais dicas de clima organizacional do Google, neste infográfico:

Como melhorar o clima organizacional

8 – Limpeza e organização

Pode até parecer óbvio, mas um ambiente limpo e organizado faz toda a diferença para o clima organizacional.

De nada adianta contar com um time de profissionais extremamente competentes se eles não tiverem à disposição deles um espaço limpo e organizado.

Isso ajuda a otimizar o tempo de execução das tarefas e contribui para a concentração, foco e bem-estar.

Confira em nosso blog: Organização do ambiente de trabalho: conheça a sua importância e 5 passos para aplicar na prática

9 – Liderança horizontal

Aquela velha máxima do “eu mando e você obedece” está ficando cada vez mais ultrapassada. A horizontalização das relações corporativas vem ganhando espaço entre as empresas.

A ideia do líder supremo e praticamente inacessível já não se aplica mais em muitas organizações. Um formato mais horizontal, em que todos estão livres para dar sugestões e contribuir com ideias criativas tem gerado resultados mais significativos.

Aos poucos, as empresas estão percebendo que a separação muito marcada entre líder e liderados não faz mais tanto sentido como antigamente.

Portanto, procure não centralizar as decisões; aprenda a delegar tarefas.

Essas foram as nossas 9 dicas de como melhorar o clima organizacional. Qual dessas dicas você vai colocar em prática na sua empresa?

Leia também: Objetivos e benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho

O STRATWs ONE é um software de gestão da performance corporativa que permite acompanhar o desempenho de todos os seus colaboradores.

Dessa forma, é possível compartilhar informações com transparência, fornecendo feedbacks embasados em fatos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Veja mais neste e-book gratuito: Como aliar o engajamento da equipe no crescimento da empresa?