Objetivos e benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho

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programa de qualidade de vida no trabalho

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Um ambiente de trabalho saudável, em que o empregado é valorizado e consegue equilibrar vida pessoal com profissional, traz mais produtividade e eficiência para sua empresa.

As rotinas atribuladas, cheias de cobranças e atividades operacionais, muitas vezes geram estresse e afastam a satisfação do colaborador. Muitos falam sobre qualidade de vida, inclusive relacionada à vida no trabalho, mas poucos sabem de fato alcançá-la.

Afinal, como ser feliz no trabalho?

Pense: como seria se o profissional pudesse se comunicar melhor com a empresa, e ambos definissem, juntos, um programa de qualidade de vida no trabalho?

A iniciativa da empresa pode influenciar diretamente no modo como o profissional enxerga seu emprego. Consequentemente, a ação é capaz de motivar as pessoas e garantir mais produtividade no ambiente organizacional.

Veja abaixo a importância de um programa de qualidade de vida no trabalho.

Veja também: 3 atitudes de grandes líderes para criar um ambiente de trabalho saudável

Qual o objetivo de um programa de qualidade de vida no trabalho?

Já parou para pensar quanto tempo você ou seus colaboradores passam dentro da empresa?

As horas trabalhadas às vezes superam àquelas que atribuímos a outras atividades que fazemos dentro de casa, inclusive para descansar.

Se a saúde e o bem-estar não forem uma prioridade no ambiente de trabalho, portanto, dificilmente será possível alcançar a qualidade desejada até mesmo fora dele.

Buscar métodos para alcançar uma vida saudável, tanto física quanto mentalmente, e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode (e deve) começar dentro da empresa.

É o que muitas organizações vêm fazendo hoje, ao visar o cuidado com seus colaboradores e enxergar a importância que eles têm para a empresa.

Ao desenvolver um programa de qualidade de vida no trabalho, a empresa traz ações diferenciadas que valorizam seus funcionários. O grande objetivo seria desenvolver os colaboradores e ajudá-los em âmbito pessoal e profissional, através de ações benéficas para todos.

Benefícios do programa

Os programas de qualidade no trabalho influenciam diretamente no aumento de produtividade e resultados. Mas, antes de tudo, possibilitam a humanização da empresa e oferecem melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Com uma ação de desenvolvimento profissional, é possível transmitir ao funcionário a importância de seu trabalho para a empresa. Fazer com que ele entenda que tem espaço para crescer e autonomia para agir é essencial para conquistar sua confiança.

Outro exemplo seria incluir ações especiais relacionadas à saúde do indivíduo. Poderia ser desde a visita de um profissional da área da saúde ou a parceria com uma rede de academias.

Empresas maiores chegam a oferecer massagens ou consultas à psicólogos e nutricionistas. O fato é que orientações sobre saúde, alimentação e atividades físicas podem mudar hábitos e contribuir efetivamente na qualidade de vida.

Entre outros benefícios, os programas de qualidade de vida no trabalho garantem:

  1. Colaboradores mais motivados e satisfeitos com suas rotinas;
  2. Melhora no clima organizacional;
  3. Menos absenteísmo/faltas e probabilidade de doenças, principalmente psicológicas;
  4. Hábitos mais saudáveis e profissionais mais conscientes;
  5. Realização pessoal e profissional;
  6. Melhora na imagem da empresa perante público externo e interno;
  7. Desempenho superior em atividades cotidianas;
  8. Comunicação mais fluída entre os colaboradores;
  9. Menos cansaço, com acréscimo em atividades mais dinâmicas;
  10. Diminuição na taxa de turnover e aumento na retenção de talentos.

Leia mais: Organização do ambiente de trabalho: conheça a sua importância e 5 passos para aplicar na prática

Como aplicar um programa de qualidade

Antes de aplicar um programa de qualidade de vida no trabalho, garanta que ele faça parte da cultura empresarial. Sejam gestores ou colaboradores, todos devem ter o direito de participar das ações.

Em um primeiro momento, fazer uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho pode ser uma opção para definir melhores práticas. Ouça o que os funcionários têm para dizer.

Quais atividades desgastam mais? Como acredita que poderia melhorar no dia a dia? Quais atividades e conquistas profissionais têm vontade de alcançar? O que traria mais leveza à rotina?

De acordo com perguntas e respostas simples e uma comunicação mais próxima, é possível diagnosticar pontos de melhoria. Vale destacar que oferecer melhores condições de trabalho pode partir de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.

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Fique de olho na estrutura da empresa

É claro que somente uma empresa com maior infraestrutura pode dedicar um espaço para descanso, academia ou sessões rápidas de massagem. Mas uma empresa pequena, por outro lado, pode promover atividades externas com suas equipes. Por que não, envolvendo atividades físicas?

Outra forma de promover treinamento e desenvolvimento profissional é capacitar os funcionários oferecendo cursos gratuitos ou participação em palestras. A integração entre diferentes áreas também é importante de ser trabalhada.

Mais uma ação que vem ganhando espaço é a possibilidade de trabalhar em modelo home office. Mesmo que apenas em um dia da semana, oferecer essa flexibilidade pode resultar em mais comprometimento e satisfação do profissional. Uma folga em dias específicos, como no aniversário, também pode ser uma ação simples, mas efetiva.

Independentemente da ação, é importante que ela combine com a cultura organizacional da empresa e as necessidades dos profissionais.

O engajamento é certeiro e a sensação de valorização e acolhimento se torna parte da rotina. Com o tempo, você verá o programa de qualidade de vida no trabalho sendo revertido em excelentes resultados à empresa.

Confira esta infográfico que mostra com a cultura organizacional pode afetar o comportamento dos colaboradores em três níveis distintos:

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Veja mais: Como criar uma cultura de desenvolvimento na sua empresa?

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