7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios

CONTEÚDO

exemplos de mudança organizacional

CONTEÚDO

Precisando fazer mudanças na sua empresa, mas não sabe por onde começar?

Fique tranquilo que a gente vai te ajudar.

As transformações organizacionais são importantes para qualquer empresa. Isso porque, sem mudanças, as empresas não evoluem e não conseguem acompanhar o mercado, perdendo vantagem competitiva.

As mudanças podem ocorrer nos mais diferentes aspectos, como:

Tais transformações também acontecem como resposta a mudanças na tecnologia. Ou quando as empresas necessitam se adaptar para atender a novas necessidades e hábitos de consumo.

Pensando nisso, separamos aqui 7 exemplos de mudança organizacional. Assim, você pode se inspirar e, quem sabe, transferir para a realidade da sua empresa.

Veja mais: Conheça 4 tipos de mudança organizacional para manter a empresa competitiva

7 exemplos de mudança organizacional

Diferentes cenários levam a diferentes abordagens para fazer a gestão da mudança organizacional. Veja alguns exemplos:

1 – Troca de gerência

Neste primeiro exemplo de mudança organizacional em uma empresa, a intenção é trazer uma nova perspectiva de trabalho para as equipes.

Isso acontece quando o atual gerente não está conseguindo fazer com que seus liderados alcancem os resultados previstos, não compartilha da mesma visão, missão e valores da empresa ou simplesmente não tem o perfil técnico que a organização precisa.

Enfim, os motivos que podem levar a troca de gerência são vários. Para reduzir os efeitos emocionais de perder um gerente-chave e manter a cultura corporativa, a empresa deve determinar se já existe um substituto qualificado na equipe.

Se for necessário contratar alguém de fora, a equipe executiva deve apresentar o novo gerente aos funcionários e indicar que ele tem o apoio total dos executivos da empresa.

Leia também: Como liderar mudanças com a execução da estratégia?

2 – Processos internos

Mudanças organizacionais nos processos da empresa são feitas para torná-la mais eficiente. Por exemplo, o Lean Manufacturing System é um sistema de análise que elimina processos desnecessários e melhora a forma como uma empresa utiliza seus materiais.

Implementar o Lean pode levar a mudanças na forma como a empresa encomenda matérias-primas. Isso pode alterar o cronograma de envio e recebimento da empresa devido à mudança nos hábitos de compra e fabricação e pode exigir uma mudança de projeto na divisão de manufatura.

Quando você faz esse tipo de controle, é possível obter insights sobre quais gargalos precisam ser estancados para que o desempenho da organização melhore.

Pequenas alterações, como criação de um novo processo ou aperfeiçoamento dos já existentes, podem exercer impactos significativos nos resultados da empresa.

No entanto, é fundamental que os objetivos dessas mudanças nos processos sejam claramente bem definidos para que não se desperdice recursos.

Você conhece o Lean Manufacturing? Então, acompanhe este vídeo de nosso canal exclusivo no YouTube:

3 – Corte de gastos

O terceiro item da nossa lista de exemplos de mudança organizacional é o que boa parte dos empresários busca: reduzir custos.

O corte de gastos é um processo que leva a transformações na empresa. Algumas das mudanças decorrentes da redução de custos podem ser emocionalmente difíceis para a equipe.

Por exemplo: quando uma auditoria de pessoal determina que várias posições dentro da empresa estão fazendo um trabalho duplicado, as demissões usadas para eliminar essas duplicações são difíceis para os funcionários que são encerrados e os que permanecem.

Cortar custos também pode criar mudanças organizacionais dentro do escritório.

Por exemplo: se a empresa decidir sublocar parte de seu espaço de escritório para compensar os custos de instalação, ela poderá pedir aos funcionários que compartilhem as mesas para usar o espaço restante do escritório.

4 – Reestruturação de Produto

Reestruturar produtos é outro exemplo de mudança organizacional em uma empresa. Uma empresa que conseguiu alcançar transformações relevantes ao reestruturar sua linha de produtos foi a Apple.

Em 1996, a Apple estava perdendo dinheiro e tinha muito pouca participação no mercado quando comprou a NeXT, empresa de software do ex-proprietário Steve Jobs.

Em 1997, Jobs se tornou CEO da Apple e começou a reestruturar a linha de produtos, dando maior ênfase ao estilo e ao uso de sistemas operacionais proprietários, em vez de sistemas licenciados.

A transformação para se concentrar na qualidade e inovação levou a empresa a ser hoje uma das organizações com maior valor de mercado no mundo.

5 – Reposicionamento de mercado

Algumas empresas são grandes exemplos de mudança organizacional no que se refere ao reposicionamento da marca no mercado.

Em 2006, o McDonald’s sofreu sua primeira perda trimestral, e a empresa estava sob fogo de ativistas anti-obesidade e anti-junk food. Sob a direção do CEO John Skinner, o McDonald’s começou a transformar sua cultura.

Assim, adicionou bebidas como café expresso e itens de menu mais saudáveis. Também ​​atualizou o visual de suas lojas, concentrando-se no que seus clientes realmente queriam.

Ao se tornar mais focado no cliente, o McDonald’s construiu uma cultura de carinho e empatia que o trouxe de volta ao lucro.

Ou seja, para se reposicionar no mercado, é preciso fazer uma avaliação do cenário em que a empresa está inserida. E, dessa forma, identificar oportunidades de crescimento dos negócios.

Quer mais dicas de como avaliar cenários? Então, assista a mais este vídeo:

6 – Processos automatizados

Que tal utilizar a tecnologia para promover mudanças relevantes na sua empresa? Hoje em dia já é possível utilizar um software para automatizar diversos processos, economizando tempo e mão de obra.

A automação, além de simples, tem potencial para exercer um forte impacto na produtividade dos negócios, levando eficiência, agilidade e redução de falhas aos processos da organização.

Esse tipo de mudança organizacional exige preparação e treinamento das equipes para que todos os colaboradores consigam fazer uso da tecnologia implementada e extrair o máximo proveito possível desses recursos.

Veja também: 8 coisas que um software de gestão empresarial precisa ter

7 – Integração de setores

Uma empresa é dividida em diferentes setores. No entanto, isso não significa que eles devem trabalhar cada um por si. É preciso que haja integração entre todos os departamentos. Afinal, estão todos no mesmo barco.

O espírito de equipe precisa estar incorporado à cultura organizacional. E isso começa de cima para baixo. Os líderes precisam dar exemplo e cultivar isso entre seus liderados.

Veja também: O que é comunicação integrada: conceito, como funciona e principais benefícios

Esses foram os nossos 7 exemplos de mudança organizacional. Existem muitos outros, é claro. Mas qual desses que a gente citou você pretende levar para a sua empresa?

Vale a pena ler: O fator humano na gestão de mudanças

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Ele integra pessoas, processos e a estratégia do negócio por meio de uma interface intuitiva.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 19 7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios

assinatura mar 18 daniella 19 7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Banner 16 7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios