Logo siteware

5 exemplos de flexibilidade no trabalho para adotar agora!

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:

CONTEÚDO

Não viva para trabalhar, trabalhe para viver! 

Essa frase de autor desconhecido tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente com a chegada da geração millennium na força de trabalho das empresas.

Por esse e outros motivos, nos últimos anos muitas empresas têm repensado as rotinas de trabalho estabelecidas para seus colaboradores. Assim, modelos mais rígidos e tradicionais estão dando lugar àqueles mais flexíveis.

Uma pesquisa feita nos primeiros meses de 2019 pelo International Workplace Group (IWG), com 15 mil participantes em mais de 100 países (Brasil incluso)  revelou que para 85% dos entrevistados há uma relação direta entre produtividade e flexibilização no trabalho. Para eles, o colaborador tende a ser mais produtivo quando tem maior autonomia sobre sua rotina de trabalho.

Por isso, elaboramos este artigo com 5 exemplos de flexibilidade no trabalho. Assim, você poderá entender melhor o que esse conceito significa e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

Antes de continuar a leitura, confira esse vídeo e entenda um pouco mais sobre o que é a flexbilidade no trabalho:

Este post também pode interessar a você: Você sabe o que causa estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores 

O que é flexibilidade no trabalho?

Antes de falarmos sobre os exemplos de flexibilidade no trabalho, é importante definirmos o que isso significa.

A flexibilidade no trabalho pode ser definida como uma alternativa ao modelo rígido e tradicional, no qual há pouca ou nenhuma brecha para negociação de rotinas e responsabilidades.

Dessa forma, um trabalho flexível é aquele em que o profissional tem liberdade para fazer seus próprios horários e controlar sua rotina produtiva. Além disso, a flexibilidade está ligada também ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional.

Ou seja, flexibilidade no trabalho tem a ver com quando, onde e como determinadas tarefas serão executadas a fim de conciliar as necessidades individuais do colaborador com as organizacionais.

Com rotinas mais maleáveis, o profissional tende a ficar mais satisfeito, o que impacta positivamente em sua produtividade. E isso contribui para os resultados gerais da empresa.

Saiba mais: O que é flexibilidade no trabalho: definição, aplicação e principais vantagens

5 exemplos de flexibilidade no trabalho

Ficou claro o que é flexibilidade no trabalho? Então, para que você possa entender melhor como isso funciona, veja a seguir 5 exemplos de flexibilidade no trabalho.

1 – Home Office

Já imaginou poder trabalhar no conforto da sua própria casa, sem precisar enfrentar trânsito, ônibus cheio e aquele falatório de escritório? Pois essa é a proposta do home office.

Muitas empresas estão apostando no home office como forma de flexibilizar a rotina de trabalho dos seus colaboradores. Nessa modalidade, o profissional executa suas tarefas à distância, bastando ter acesso a um computador com internet.

Isso é bom tanto para o colaborador, que se sente mais livre e motivado, quanto para a empresa, que consegue reduzir alguns custos operacionais.

Leia também: Gestão remota: 5 dicas infalíveis para impulsionar os resultados das equipes que operam à distância

Adotar o home office e se manter produtivo pode ser um desafio, por isso, trouxemos estas dicas para você:

flexibilidade no trabalho - dicas de home office

2 – Carga horária flexível

Quando falamos em exemplos de flexibilidade no trabalho, não podemos deixar de mencionar a carga horária do profissional.

Poder fazer os próprios horários, sem ter hora para entrar e para sair da empresa, possibilita ao colaborador conciliar melhor vida profissional e pessoal.

Empresas que optam por flexibilizar a carga horária de seus funcionários e que permitem que eles façam a própria gestão do tempo no trabalho estão mais preocupadas com a entrega das demandas. Isso quer dizer que, se o colaborador conseguir cumprir todas as tarefas previstas para a semana ou para o dia, ele está liberado.

Isso reduz o estresse do trabalhador, o que impacta diretamente no seu rendimento profissional.

3 – Horizontalidade hierárquica

E que tal flexibilizar também a estrutura hierárquica da empresa? Em vez da verticalização tradicional, experimente horizontalizar a relação entre líderes e liderados.

Busque envolver colaboradores de diferentes níveis nos processos de decisão, estimule-os a contribuir com opiniões e sugestões.

Ao se sentirem integrados aos processos de decisão, os colaboradores sentem que são ouvidos e valorizados. Dessa forma, tendem a trabalhar com mais garra e vontade de atingir os resultados.

4 – Delegação de tarefas de acordo com o perfil do colaborador

Outro exemplo de flexibilidade no trabalho é quando as tarefas são distribuídas de acordo com o perfil de cada colaborador.

Em vez de limitar o profissional a uma única função, permita que ele experimente outras tarefas. Assim, ele pode acabar descobrindo que é melhor em “A” do que em “B”.

E se ele é mais produtivo fazendo aquilo que combina mais com seu perfil profissional, por que não permitir que mude de área?

5 – Ambiente de trabalho

A configuração do ambiente de trabalho também pode ser mais flexível. Limitar o colaborador a um cubículo com um computador na sua frente por 8 horas pode ser muito contraprodutivo.

Permita que o colaborador leve seu laptop para outros ambientes da empresa; faça um dia de escritório ao ar livre; mude a forma com que as estações de trabalho ficam posicionadas; instale balcões para que o funcionário possa trabalhar em pé, se ele preferir.

Enfim, existem diversas maneiras de flexibilizar o ambiente de trabalho e se distanciar dos modelos tradicionais.

O que achou dos nossos exemplos de flexibilidade no trabalho? Pensando em implementar na sua empresa? 

Além da flexibilização, existem outras formas de aumentar a produtividade. Confira algumas delas baixando nosso kit gratuito: Infográfico + e-book – metodologias de produtividade

Faça isso e veja seus resultados melhorarem significativamente. Seus colaboradores ficarão mais motivados e satisfeitos com o trabalho, e isso vai se refletir de maneira positiva nas entregas deles.

Veja mais: Confira 4 cases de ações inovadoras no ambiente de trabalho e saiba como elas podem ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados

Flexibilidade no trabalho é uma das estratégias de gestão de pessoas. Saiba mais sobre esse assunto neste vídeo:

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que acompanha o desempenho dos colaboradores, permitindo, assim, que você saiba se a flexibilização no trabalho está trazendo os resultados que você deseja.

Veja mais algumas de suas vantagens:
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Trocar informação e agilizar a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas.

Esses benefícios já conquistaram mais de 160 mil usuário em mil empresas, por quê não se junta a elas?

Banner 16 5 exemplos de flexibilidade no trabalho para adotar agora!

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]