Gestão 4.0: longevidade e projeções para a sua empresa

CONTEÚDO

gestão 4.0

CONTEÚDO

Inovação e governança nunca andaram tão juntos quanto na atualidade. Afinal, em uma sociedade em constante evolução, a transformação digital se faz cada vez mais presente dentro das empresas e exige, cada vez mais, que gestores e empresários pensem e repensem seus negócios. E é nesse contexto, que o conceito de gestão 4.0 está diretamente relacionado com a longevidade dos negócios.

Em uma pesquisa recente levantada pela Siemens, um dos maiores conglomerados industriais do mundo, é possível identificar um ganho na eficiência de todos os setores de engenharia e produção entre 15% e 30% entre empresas que já tinham o perfil da Indústria 4.0 antes da pandemia.

Isso porque a eficiência na produção e demais processos internos, apoiados pelas práticas cada vez mais sustentáveis ambientalmente e várias outras características presentes na gestão 4.0 são necessárias para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e ainda atenda as expectativas dos clientes, que são cada vez mais exigentes.

Interessado em entender como a gestão 4.0 está diretamente ligada à longevidade dos negócios? Continue a leitura e confira!

gestão 4.0

O que é gestão 4.0 e qual o seu reflexo na gestão atual? 

A gestão 4.0 é o resultado da chamada 4ª Revolução Industrial, uma mudança que começou a acontecer com força no início do século XXI e está diretamente relacionada à evolução e uso da tecnologia dentro da gestão das empresas modernas.

Isso porque com novas ferramentas como a computação na nuvem, inteligência artificial, big data, uso de dados, robótica etc, um mar de possibilidades se abriu em termos de modelos de negócios e também na forma de fazer as coisas. Dessa forma, empresas descobrem todos os dias novos jeitos, mais baratos e eficientes, de realizar seus processos. Tudo isso garante que equipes de alta performance sejam capazes de entregar produtos e serviços que atendam de fato o seu público.

Isso levou a uma mudança na gestão das empresas, e a palavra-chave aqui é “dados”. Atualmente, os diferentes tipos de software coletam dados que podem ser usados para pautar todas as decisões nas empresas. Assim, o acompanhamento em tempo real dos números dá a oportunidade para mudanças e tomadas de decisão rápidas, mas também exigem dinamismo e jogo de cintura das equipes para fazer os ajustes necessários.

Tudo isso permite que a gestão 4.0 promova novas formas de gerenciamento inovadoras e modernas, o que torna os processos dentro das empresas mais rápidos, eficientes e precisos.

É com esse ambiente em constante mudança e modernização que o gestor atual precisa lidar. Por outro lado, é esse mesmo gestor que precisa olhar também para sua equipe e encontrar formas de mantê-la motivada e engajada para um desenvolvimento constante da empresa.

Toda essa modernização é o alicerce para que empresas possam estar focadas em promover a longevidade das suas marcas e garantirem que a experiência do consumidor esteja no centro, o chamado customer centric.

Principais características da gestão 4.0

Para que a sua empresa possa se adaptar à gestão 4.0, a seguir separamos alguns dos pilares para serem adotados. Dessa forma será possível alcançar benefícios, como:

  • Diminuir os custos de produção no dia a dia;
  • Aumentar a qualidade dos produtos;
  • Virtualização dos processos;
  • Otimizar os serviços por meio de uma análise robusta de dados e em tempo real;
  • Aumentar a competitividade da empresa, fomentando assim a longevidade dela no mercado;
  • Entregar produtos em um tempo menor;

Confira como fazer isso:

#01 O cliente no centro

Com a popularização da internet, o consumidor nunca esteve tão informado quanto atualmente. Na atualidade, as pessoas trocam impressões de maneira muito rápida e eficiente, seja nas mídias sociais, pesquisas de preços e até em sites especializados em promover essas trocas.

Essa postura mais ativa do consumidor muda tudo. Isso porque a dinâmica de ter uma ideia genial e colocá-la no mercado sem antes verificar se o seu produto é algo que as pessoas desejam definitivamente pertence ao passado. Na Gestão 4.0, é essencial a empresa entender profundamente as necessidades e o comportamento do seu consumidor.

Necessidades essas que são orgânicas e mudam frequentemente. Hoje, empresas que não se adaptam às mudanças e necessidades do seu público, tendem a ficar para trás e perder para a concorrência, que está disposta a se adaptar para ganhar mercado. Ou seja, uma empresa que não consegue entender a importância do customer centric, tende a ser muito menos próspera e se tornar esquecível com o passar do tempo.

E esse ponto nos leva ao segundo pilar da gestão 4.0: a integração dos canais de comunicação.

indicadores de relacionamento

#02 Multicanais

Com o consumidor no centro da sua metodologia de gestão, é mais fácil entender por quais canais ele prefere se relacionar com as marcas. Dessa forma, oferecer opções é importante, uma vez que o consumidor atual faz questão de uma boa experiência. Assim, a sua estratégia de relação com o cliente deve abranger multicanais.

Na pandemia, por exemplo, e com alta necessidade de canais digitais para se comunicar, a exigência do conceito de omnichannel colocou à prova que eram poucas as empresas realmente preparadas para oferecer uma experiência capaz de convergir em todos os canais e criar uma rede de comunicação única e personalizada.

Além disso, se no passado, as vendas podiam ser divididas em físicas e online, hoje, modelos híbridos já são comuns, permitindo que o cliente pesquise e experimente o produto no físico e realize a compra online ou vice-versa.

#03 Automação de processos

Atualmente, existem diversos softwares que permitem automatizar inúmeras tarefas e funções por meio da análise de dados. Dos mais básicos, como as plataformas de agendamento de envio de emails, aos mais completos e complexos, como os sistemas de BPM (Business Process Management).

A grande vantagem dessas ferramentas é o tempo que elas economizam para gestores e seus liderados. Nesse sentido, empresas que desejam alcançar o nível de gestão 4.0 devem se atentar com automatização dos processos, permitindo agilidade, eficácia e redução de custos em atividades que são características de processos industriais passados.

Quer melhorar o processo produtivo da sua empresa? Baixe agora o nosso e-book e confira um passo a passo para mapear o seu e colocar em prática! Confira!

#04 Captação, análise e uso dos dados

É provável que você já tenha ouvido falar que “os dados são o novo petróleo”. Essa célebre frase foi criada pelo matemático Clive Humby e retrata bem para o conceito de gestão 4.0 e como ela pode apoiar no futuro das empresas.

Isso porque se em um passado não tão distante, as empresas lidam com dados pouco objetivos e que muitas vezes eram usados apenas para reforçar um “achismo”. Hoje, a quantidade de dados gerados diariamente exige até que conceitos como business intelligence sejam fundamentais para que haja uma gestão estratégica.

Com as ferramentas modernas para a análise de dados é possível compreender melhor o comportamento do seu consumidor (fundamentais para os pilares anteriores) e a partir daí, garantir que esses números se transformem em ações para que todos os processos da empresa sejam cada vez mais eficazes.

#05 Ferramentas digitais

Para aplicar a gestão 4.0 de maneira estratégica, é fundamental que ferramentas virtuais estejam acopladas aos seus processos. Hoje, tê-las é fundamental para obter insights e informações capazes de gerar planos de ação, e permitir que a liderança possa tomar decisões baseadas em dados e informações concretas.

Para isso, existem soluções capazes de apoiar a liderança, como o acompanhamento de metas e indicadores, que vão apontar para os resultados que irão de fato entregar informações que permitirão a longevidade do seu negócio.

Para saber mais, confira os próximos passos!

Próximos passos em sua gestão 4.0

Agora que você já entende melhor o que é gestão 4.0, está na hora de dar um passo na direção da inovação e modernidade na sua empresa. Comece a usar o STRATWs One, plataforma que transforma em processos a sua metodologia de gestão e permite criar e acompanhar indicadores sobre as operações do negócio.

Usada por mais de 180 mil profissionais em 20 países ao redor do mundo, a plataforma atua na automatização de tarefas, impactando diretamente na produtividade.

Solicite uma demonstração gratuita e leve sua empresa para um novo patamar de eficiência na gestão estratégica!

stratws one