Projetos

8 motivos pelos quais podem ocorrer falhas no planejamento estratégico

8 motivos pelos quais podem ocorrer falhas no planejamento estratégico

Publicação : 26/11/2015

Por Siteware Siteware

6 min

Existe hoje, mundialmente, um consenso de que o processo de planejamento estratégico toma mais tempo e energia do que devolvem em resultados.

Pensando nisso, começamos a perceber que a natureza da estratégia mudou, se transformou, mas os processos de planejamento continuam os mesmos.

Assim, reunimos aqui 8 motivos pelos quais podem ocorrer falhas no planejamento estratégico.

Mas você domina o processo de planejamento estratégico? Confira essa metodologia e evite erros no planejamento estratégico:

Quer mais dicas de como fugir das falhas no planejamento estratégico? Então, veja alguns posts de nosso blog:

Baixe também estes materiais gratuitos:

8 pontos que podem gerar falhas no planejamento estratégico

1 – Eles não focam em estratégia

A maioria dos processos virou conversa sobre orçamentos e alocação de recursos, permitindo pouco debate sobre a definição do negócio. Desse modo, gastam menos tempo estudando e entendendo o seu mercado e como atingi-lo.

2 – Não há realocação de recursos

É muito difícil, em qualquer porte de empresa, conseguir liberar recursos de uma área para que sejam investidos em outra.

É quase impossível mudar radicalmente o “modus operandi” de uma empresa, mesmo se tendo argumentos para tal. Esse pode ser um dos maiores erros no planejamento estratégico que uma empresa pode cometer.

3 – Eles ignoram a importância da liderança e da economia na liderança

Os líderes gozam de situações econômicas melhores que o restante da equipe, sendo assim, não se deve esperar o mesmo desempenho de todos perante o mesmo corte de recursos.

E um bom processo de planejamento estratégico, as lideranças podem ter melhor performance com cortes maiores, ao passo que o restante da equipe deveria sofrer cortes menores ou ter as expectativas de rendimento alinhadas à sua realidade.

Dicas de liderança podem te ajudar nesta hora:

4 – A estratégia não está alinhada com rotinas e comportamentos da linha de frente

Uma vez que a estratégia é definida, é muito comum que não seja traduzida em ações.

É importante que, nesse momento, sejam criadas as ações que vão de acordo com a estratégia da empresa e que exista uma conferência para que estejam sempre alinhadas.

Sem isso, é quase certo que falhas no planejamento estratégico vão acabar surgindo.

5 – Eles presumem que todos os aspectos do negócio são iguais

Como planejamento estratégico e orçamento andam conectados, muitas empresas revisam sua estratégia toda vez que revisam seu plano orçamentário. Algumas precisam ser revisitadas mensalmente, outras a cada 2 ou mais anos.

É importante entender que estratégia é diferente de budget ou planejamento de custos.

6 – Não conectam a estratégia a planos de talentos

Encaixar talentos é uma tarefa importante e que deveria ser integrada a todo o processo de estratégia. Esta é outras das grandes falhas no planejamento estratégico que muitas empresas esquecem de evitar.

Para saber se sua estratégia é a melhor para sua empresa, é preciso revisar seus talentos e ver se, realmente, é possível executá-la com o seu quadro de pessoal e se é preciso tirar ou acrescentar alguém ao time.

Você sabe como se faz um plano de desenvolvimento individual? Então, descubra neste vídeo:

7 – Se tornam abstrações baseadas em números

A estratégia deve estar diretamente relacionada a resultados financeiros, mas levando em conta o que realmente importa – produtos e pessoas.

Sem considerar os recursos e o seu produto, a discussão vira meramente matemática, o que não será bom para seus resultados.

8 – Eles sugam a energia do seu time

Se o seu planejamento estratégico é apenas uma grande discussão matemática, ele vai sugar a energia do seu time, não deixando tempo e nem disposição para tratar do que realmente importa: clientes, produtos, canais, etc.

Agora já sabe como otimizar seu processo de planejamento estratégico? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Linkedin | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest

O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance empresarial que ajuda sua empresa a evitar erros no planejamento estratégico porque conta com funcionalidade como estas:

  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

Texto adaptado da Endeavor por:

Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.