.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Entenda qual a importância da gestão logística para o seu negócio!

CONTEÚDO

qual a importância da gestão logística

CONTEÚDO

Muitos empresários se perguntam qual a importância da gestão logística para seu negócio. Entender isso é essencial para determinar prioridades e investimentos.

Até porque, quando um empreendedor não consegue identificar essa importância, ele acaba não dando a devida atenção, e pecando pela falta de investimento e gestão dentro do setor.

Inclusive, diante do aumento nas vendas online, as empresas precisam estar ainda mais atentas em relação à  gestão logística, caso contrário poderão se tornar ultrapassadas.

De acordo com dados da Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro, o setor de e-commerce registrou um faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, um crescimento de 27% em relação a 2020.

E se a sua empresa está em busca de melhorar a gestão logística, esse artigo é feito para você. Fique por aqui só mais três minutinhos.

O que é a gestão de logística?

Antes de entender qual a importância da gestão logística é preciso compreender mais a fundo esse conceito no cotidiano das empresas.

Em resumo, a gestão logística visa garantir mais eficiência desde o momento da compra da matéria-prima até a entrega do produto acabado para o cliente.

No mundo atual, com o aumento tecnológico, a gestão logística envolve muito mais do que uma única empresa, uma vez que compreende a cadeia de suprimentos como um todo.

Ou seja, ela vai desde a produção dos insumos, passando pela produção do produto acabado, indo para o comércio e chegando ao consumidor final.

Cada empresa está envolvida em um pedaço dentro desse amplo processo, e quanto mais eficiente ela for, maiores serão as chances de aumentar os seus lucros.

Qual a importância da gestão logística?

qual a importancia da gestao logistica

Conforme vimos, a logística está envolvida em uma escala praticamente global e por isso possui uma fundamental importância nas nossas vidas.

Vamos considerar um exemplo: imagine uma barrinha de chocolate que você costuma comer logo após a sua refeição. Algo tão simples envolve uma ampla complexidade.

Tudo começa no produtor rural que produz o cacau, a celulose para fazer a embalagem, dentre outras matérias-primas.

Logo após a colheita, essa matéria-prima é enviada para a indústria de transformação. No caso do cacau ele já vai direto para a indústria de chocolate, já a celulose ainda será transformada em papel e depois em embalagem até chegar à  indústria de chocolate.

Essa indústria de chocolate vai produzir o produto, embalá-lo, e vendê-lo para uma distribuidora, que, por sua vez, irá revendê-lo  para o comércio varejista. Só então a mercadoria  chegará ao consumidor final.

Reparou que durante todo o processo houve transporte externo de uma indústria para outra, armazenamento e transporte interno dentro da indústria até chegar no consumidor final? Isso já mostra a importância da gestão logística nos dias atuais.

Leia também:

Qual a importância para as indústrias?

No caso das indústrias a gestão logística garante mais rapidez na entrega de pedidos, bem como redução de custos durante todo o processo.

Quando uma indústria possui eficiência na gestão logística, ela consegue melhorar o seu nível de estoque e ter mais rentabilidade sobre o capital aplicado.

Além disso, os pedidos são entregues com mais agilidade, e não há riscos da linha de produção parar pela falta de um insumo, o que pode trazer um grande prejuízo para o negócio.

Mesmo terceirizando parte do processo, a gestão logística é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Ainda mais quando se trata de indústrias exportadoras.

Nesse caso, a logística vai ainda mais além, pois as entregas podem ser feitas por:

  • transporte aéreo;
  • rodoviário;
  • ferroviário;
  • marítimo.

Fora a escolha da melhor modalidade, a empresa precisa também se antecipar em algumas questões, como a locação do container que irá transportar a mercadoria.

Afinal, esse container precisa ser carregado, transportado por via rodoviária até chegar ao porto e ser transportado por via marítima até o seu destino.

Qual sua importância para o comércio?

Para o comércio a gestão logística bem feita garante que o produto não terá falta na prateleira, resultando em mais vendas para os consumidores.

Além disso, quando há sincronia entre a indústria e o comércio é possível também trabalhar com estoque mínimo, o que garante mais lucratividade para o negócio.

Em se tratando de e-commerce, a gestão logística vai ainda mais longe. Afinal, quando um cliente compra um determinado produto on-line, ele deseja recebê-lo o mais rápido possível.

Por isso, muitas plataformas estudam profundamente a gestão logística para identificar pontos estratégicos de distribuição, bem como definir o número de frotas necessário para que não haja gargalos na entrega.

Todo esse processo de gestão logística, além do gerenciamento, precisa contar com tecnologia de ponta para garantir a máxima eficiência por meio da análise dos indicadores de desempenho logístico.

Afinal, tanto na indústria quanto no comércio, se os processos forem feitos de forma manual, ou por meio de um software ultrapassado, poderão gerar gargalos e consequentemente, prejuízo para o negócio.

A importância da tecnologia na gestão logística

Como é possível ver, a tecnologia tem uma grande importância na gestão logística. Pois, ela garante uma maior otimização na gestão de todo o processo.

Cada uma das indústrias envolvidas, precisa garantir um rápido suprimento para a indústria subsequente até que o produto chegue ao consumidor final.

Essa agilidade é garantida por meio de softwares que permitem todo o gerenciamento e acompanhamento do processo produtivo.

Lembrando que as transportadoras possuem um papel fundamental intermediário entre a saída da carga de uma indústria e a chegada da carga em outra.

Desse modo, tanto as indústrias quanto as transportadoras e o comércio, além de bem alinhados, precisam ter um software de gestão logística de ponta no negócio.

E se a sua empresa entende a importância da gestão logística para o aumento do lucro, é fundamental que ela invista em tecnologia para garantir o rápido suprimento do cliente, seja ele o consumidor final ou a indústria subsequente do processo.

Nesse sentido, um software que pode colaborar para uma maior eficiência da gestão logística é o STRATWSOne que permite o acompanhamento de todo o processo, a identificação de gargalos e a melhoria contínua. Conheça e surpreenda-se!