Gestão Estratégica

Descubra quais os 10 erros mais comuns na gestão financeira e não cometa em seu negócio

Descubra quais os 10 erros mais comuns na gestão financeira e não cometa em seu negócio

Publicação : 17/07/2018

Por Siteware

8 min

quais os erros mais comuns na gestão financeira
quais os erros mais comuns na gestão financeira

Empreender pode ser uma excelente ideia. No entanto, além de um bom planejamento de negócios, é preciso estar atento a erros financeiros que sua empresa não pode cometer se quiser ter uma vida longa.

Descubra quais são eles neste artigo e fique atento a esse desafio do empreendedorismo.

Por que é tão importante evitar erros financeiros?

Um dos fatores cruciais para a sobrevivência de uma empresa é uma boa gestão financeira. Sem um controle de fluxo de caixa adequado e conhecimento de estratégias de mercado e técnicas administrativas, dificilmente uma empresa conseguirá sair do primeiro ano de vida.

Se você, além de evitar a falência, quer ter mais controle e conquistar bons resultados, precisa conhecer alguns erros financeiros que sua empresa não pode cometer. Acompanhe este artigo e veja quais são eles!

Leia também: 5 principais exemplos de indicadores de desempenho financeiro

Conheça quais os 10 erros mais comuns na gestão financeira que sua empresa não pode cometer

São muitos os problemas que podem levar uma empresa a abertura de falência. A má gestão financeira nas empresas se manifesta de várias formas.

Mas alguns desses erros são capazes de fazer isso de maneira muito mais rápida que outros, o que os torna principais na lista de erros financeiros que sua empresa não pode cometer.

Veja:

1- Não especificar objetivos e metas

Não especificar objetivos e metas para alcançá-los é um dos principais erros financeiros que sua empresa não pode cometer.

Não é possível chegar a um bom lugar se não traçarmos uma rota. Por isso, não pule o planejamento empresarial e tenha objetos e metas bem claros e possíveis.

Não sabe ao certo a diferença entre metas e objetivos? Aprenda clicando aqui

Nessa hora, um orçamento anual pode ser de grande ajuda nessa hora. Mas você sabe como fazer um? Então, confira:

2 – Não entender que é o mercado que faz o preço

Outros dos erros mais comuns na gestão financeira é criar preços baseado em “achismos”.

Alguns empresários colocam os preços lá embaixo, achando que, assim, vão superar a concorrência. Mas, na verdade, só levam prejuízos.

Outros elevam sua margens de lucro exageradamente, perdendo mercado.

Na verdade, é preciso calcular todos os custos e acrescentar a margem de lucro desejada e, caso esse preço não seja aceito pelo mercado, ajustar processos e posicionamento até que as vendas tragam o retorno esperado.

3- Falta de análise periódica da performance de sua empresa

Quando se fala de quais os erros mais comuns na gestão financeira, a avaliação de performance aprece nas primeiras colocações.

Avaliar o desempenho de seu empreendimento faz com que você o compreenda cada vez melhor. Identifique problemas logo no início para que possa traçar estratégias mais eficazes ao crescimento do seu negócio.

Para isso, não deixe de analisar seus indicadores financeiros, conheça alguns deles:

4- Não conhecer a fundo todas as operações

Um bom gestor financeiro conhece todos os processos e etapas operacionais de sua empresa.

Afinal, se não conhecer, como poderá cuidar para que cada um deles funcione perfeitamente? Com certeza, o desconhecimento dos processo do negócio leva a má gestão financeira nas empresas.

5- Esquecer das despesas fixas

Aluguéis, seguros, telefonia, impostos patrimoniais etc. Outro dos mais graves problemas financeiros na empresa ocorre quando essas despesas fixas são esquecidas e o gestor só se preocupa com os custos variáveis, diretamente ligados à produção.

Assim, acaba sacrificando a qualidade dos produtos ou serviços com o objetivo de reduzir custos e se esquece que poderia trabalhar melhor as despesas fixas. 

Veja algumas dicas de como reduzir custos:

6- Não se atentar ao fluxo de caixa

Essa não é uma ferramenta que funciona apenas para saber quanto a empresa gastou ou lucrou.

O fluxo de caixa é importante para poder entender como o planejamento financeiro está caminhando, quais as alterações que devem ser feitas e mais. Portanto, não cometa os principais erros financeiros no fluxo de caixa de sua empresa.

7- Não ter controle sobre prazos e vencimentos

Um gerenciador que não possui um fluxo de caixa constante, certamente terá problemas relacionados ao esquecimento de prazos de pagamentos, o que gera um gasto adicional com multas, juros etc.

8- Não provisionar despesas de final e início de ano

Esquecer do décimo terceiro salário é apenas um dos exemplos desse problema financeiro nas empresas.

Pagamento de décimo terceiro para contadores ao final do ano, além de IPTU e IPVA no início são outras despesas que não podem ser esquecidas. 

9- Tirar do lucro da empresa para pagar dívidas grandes

Muitas pessoas, por vezes, acabam esquecendo vencimentos. Depois, quando se dão conta, estão com valores imensos de juros a serem pagos.

Dessa forma, para remediar a situação, elas acabam tirando dinheiro do lucro da empresa, o que leva a problemas posteriores. Nesses casos, o mais indicado é procurar um empréstimo com juros menores.

10- Estoque sem controle

Ao listarmos quais os erros mais comuns na gestão financeira, a gestão de estoques não pode ficar de fora.

Produtos parados em um estoque é o mesmo que dinheiro parado nas prateleiras. E a falta de controle sobre eles pode levar a sérios problemas financeiros.

Quando se tem um bom controle de estoque, é possível evitar, por exemplo, a reposição desnecessária de produtos.

Existem ainda outros erros financeiros que sua empresa não pode cometer, mas, que infelizmente são muito comuns. Por exemplo: misturar gastos pessoais com os empresariais; não considerar o capital de giro; entre outros.

Mas, se você conseguir evitar esses mencionados aqui, suas chances de sucesso financeiro são muito maiores.

Este artigo foi escrito por por Jeniffer Elaina, do Emprestimo.org

Saiba mais: E se as empresas dessem a mesma atenção que dão ao gerenciamento financeiro para gerenciamento do capital humano?

STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa desenvolvido pela Siteware.

Trata-se de uma ferramenta robusta e fácil de usar que apresenta os indicadores do seu negócio em tempo real, ajudando a melhorar a performance e encontrar oportunidades de melhoria.

Mias de mil empresas e 160 mil usuários já contam com essas e outras vantagens. E você, quando vai poder contar com elas?

Bem, agora que você conhece quais os erros mais comuns na gestão financeira, quer evitar outros erros em sua empresa? Então, baixe nosso e-book gratuito: Remuneração variável – como reduzir os erros de cálculo a 0?

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One