Gestão Estratégica

Gestão da inovação nas organizações: 6 dicas que funcionam

Gestão da inovação nas organizações: 6 dicas que funcionam

Publicação : 10/07/2018

Por Siteware

7 min

Gestão da inovação nas organizações
Gestão da inovação nas organizações

Inovação disruptiva, inovação descontínua, inovação radical.

Hoje esses temas fazem parte do vocabulário corporativo e, muitas vezes, são empregados de forma incorreta.

A inovação é um tema bastante recorrente no mundo corporativo. Com um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, inovar é palavra de ordem para as empresas que querem crescer e liderar a concorrência.

Comumente associada à criatividade, a inovação é um processo coordenado que também envolve viabilidade e demanda.

É preciso que alguém esteja interessado pela novidade ou produtos que se deseja lançar no mercado!

  • A criatividade é o que vai gerar uma ideia, seja ela incremental ou disruptiva;
  • A viabilidade se refere à possibilidade de concretizar a ideia, analisando aspectos financeiros, técnicos, logísticos, operacionais, mercadológicos, etc;
  • A demanda, por sua vez, diz respeito ao interesse do público por essa ideia inovadora.

Para que uma empresa apresente bons resultados, não basta simplesmente inovar. É preciso que se faça uma gestão eficiente da inovação, considerando os três fatores citados anteriormente e todas as etapas que vão desde a ideia até a sua aplicação prática.

Mas, afinal, como fazer a gestão da inovação nas organizações?

Separamos 6 dicas para te ajudar nessa tarefa e, assim, gerar mais valor para a sua empresa.

Antes de ver as dicas, confira este vídeo que vai te ajudar a ser mais criativo:

6 dicas de gestão da inovação nas organizações

1 – Inovação como prioridade

A inovação deve estar inserida no DNA da organização e, assim, ser encarada como prioridade em todos os procedimentos estratégicos.

É preciso que a inovação esteja em consonância com os objetivos e com a cultura da empresa, além de fazer parte de sua estratégia de crescimento.

2 – Identificação das necessidades e oportunidades

A mais importante dica para gestão da inovação nas organizações é identificar as principais necessidades e oportunidades da empresa.

Para isso, é preciso fazer uma análise dos ambientes interno e externo da organização. Dessa forma, fica mais fácil planejar e desenvolver as ideias de inovação.

Veja mais: Análise SWOT para planejamento estratégico: quais seus pontos fortes e pontos fracos?

3 – Benchmarking de inovação

O benchmarking pode ser definido como uma prática que consiste em olhar para os feitos de sucesso da concorrência e tentar adaptá-los à realidade da sua empresa.

Para a gestão da inovação nas empresas, o benchmarking de inovação acontece quando as organizações buscam inspiração em ideias dos concorrentes ou até mesmo de outros mercados.

A Netflix, por exemplo, inovou no mercado de filmes e séries e revolucionou a maneira com que as pessoas consomem esses produtos audiovisuais.

Em seguida, várias empresas (muitas delas já consolidadas) desenvolveram a sua própria plataforma de streaming baseadas no modelo Netflix.

A citar: Amazon Prime, HBO Go, Looke, Telecine Play, Globo Play, etc.

4 – Ambiente favorável à inovação

A inovação nasce da criatividade. Por isso, é fundamental fornecer aos colaboradores um ambiente que favoreça o pensamento criativo e, consequentemente, a inovação.

Estimule a participação de todos na geração de ideias, horizontalize a comunicação dentro da empresa, promova o diálogo e a troca de conhecimento, dê liberdade criativa para os funcionários.

Na Toyota, por exemplo, todos os colaboradores são incentivados a propor novas ideias, do chão de fábrica até os cargos de diretoria. Essa prática de gestão da inovação nas empresas tem feito toda a diferença nos índices de competitividade e de produtividade da Toyota.

Este vídeo (em inglês) elaborado pela Harvard Business Review explica de forma bem didática, como funciona a inovação disruptiva e a importância de um ambiente empresarial independete para isso :

5 – Parcerias

Investir em parcerias durante o processo de inovação permite à empresa alcançar melhores resultados.

Dessa forma, é interessante contar com a ajuda de instituições que já têm vasta experiência no que se refere à gestão da inovação nas organizações, como universidades, consultorias especializadas, incubadoras de startups, etc.

Ao selecionar os parceiros, é importante que se tenha clareza na estratégia e compatibilidade cultural.

6 – Profissionalismo

Inovar com profissionalismo é saber estruturar o processo de inovação.

No que tange a gestão da inovação nas empresas, pode-se utilizar softwares de gerenciamento de projetos para planejar, controlar distribuir e acompanhar todas as atividades referentes à inovação.

Há também plataformas colaborativas nas quais os envolvidos no processos de inovação podem interagir entre si de forma prática, bastando estarem conectados à internet.

A gestão da inovação nas organizações, quando feita de maneira eficiente, tem o poder de transformar o potencial inovativo da empresa em realidade concreta e lucrativa.

Depois de desenvolver e colocar em prática a inovação, é fundamental acompanhar os resultados e verificar se os objetivos desejados estão sendo alcançados.

Com o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa desenvolvido pela Siteware, você poderá não apenas detectar oportunidades de melhoria para lançar inovações, como acompanhar indicadores de performance e fazer a gestão do portfólio de projetos.

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