Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

CONTEÚDO

Quadro de metas

CONTEÚDO

Você já ouviu falar que “o que pode ser medido, pode ser melhorado”? Esse ditado foi amplamente dito pelo pai das teorias da administração moderna, Peter Drucker. Por causa dela, ele nos faz refletir diariamente sobre a importância dos quadros de metas para empresas.

Ainda que expresso de maneira sucinta, o ensinamento traz o importante conceito do uso de indicadores e métricas como instrumentos fundamentais para a melhoria da eficiência operacional.

Nesse contexto, os quadros de metas são recursos que permitem justamente a mensuração de resultados quali e quantitativos referentes ao crescimento de uma empresa. 

Portanto, sua correta definição e análise são essenciais para direcionar as decisões estratégicas, identificar pontos de melhoria e impulsionar a produtividade dos colaboradores.

Continue lendo para saber tudo sobre o assunto: como organizar um quadro de metas para empresa, exemplos de painéis, como realizar o acompanhamento e muito mais!

acompanhamento de metas

O que é um quadro de metas para empresa?

O quadro de metas para empresa é uma ferramenta administrativa cujo enfoque é listar e acompanhar os objetivos da companhia ou do setor. A lógica é que se os colaboradores estão acompanhando os indicadores que estão acompanhando os resultados da organização, é possível melhorar aquele que não vai ser batido, por exemplo.

Dessa forma, os painéis são criados visando impulsionar a produtividade e, consequentemente, os resultados do empresa. 

No quadro de metas, as organizações podem elaborar quadros flexíveis para metas de curto, médio ou longo prazo. Hoje em dia, os quadros de metas podem ser digitais ou físicos. Para cada opção, o acompanhamento é feito em determinada frequência para a comunicação dos resultados.

Vale ressaltar que esse recurso geralmente serve também de referência para a gestão de desempenho dos funcionários, bem como para o recebimento da participação dos lucros e resultados (PLR). 

Por que devo aderir a um quadro de metas para empresa?

Em primeiro lugar, os quadros de metas diárias são essenciais para melhorar a comunicação interna da organização. Afinal, objetivos nítidos e bem definidos estimulam o alinhamento entre os diversos setores empresariais.

Além disso, um quadro com a tabela de metas contribui para engajar e motivar os colaboradores. Isso porque, ao perceberem que seus esforços estão gerando bons resultados, os colaboradores se sentem mais seguros e motivados a continuarem com o bom trabalho e a melhorar cada vez mais.

Por outro lado, quando os resultados não seguem as expectativas, é possível identificar com mais exatidão as falhas na maneira de executar tarefas e implementar as melhorias necessárias para potencializar o desempenho.

Tipos de quadros de metas diárias

O melhor painel de metas é aquele que se adequa à rotina dos colaboradores. Portanto, o modelo deve ser definido com base nas necessidades específicas da empresa e na praticidade durante o dia a dia. 

Atualmente, existem tanto quadros físicos quanto versões digitais, sendo ambos muito usados em ambientes fabris, por exemplo. No entanto, graças a transformação digital e a necessidade de modernização das empresas, as versões digitais são as majoritariamente utilizadas.

No entanto, vale destacar que o formato digital permite atualizações de resultados em tempo real, podendo ser acessado por todos a qualquer hora e lugar.

Como resultado, os líderes podem acompanhar à distância o ritmo de entregas e tomar decisões pautadas na análise de dados.

Exemplos de painel de metas 

Confira agora 4 exemplos de painéis muito usados nos ambientes corporativos e fabris.

Tipo 1: quadro de cortiça com porta de vidro de correr.

haV9lpmtGzD6BcnxS98AvvvNLThRZE46ymS7jPhxBv9LSCcF fWKGmF3Dt sPShMxwsfud5earr5A2EUFqMZI4pzlx3oFDFUOMaWoJpzSjiRfyBnebxJyFbLJ E1OrJAO4Ma2E WqjC9q86BkhO5qaM Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

Tipo 2: Quadro magnético para avisos.

7lSEfOnn2lP1i6NuQvNnPkx0hZObwNzztdR4odNfa8uYfbbYkDjmQ2Kpm BXyTBfIRW5lAWylQnCQyXgKQmxS2IQ5ZpNFOcK8a3Dr8BSf4 ZgcGoJT2 Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

Tipo 3: quadro de metas para empresas com bolsas de acrílico.

4UvCoaoQvo cahxZp58Ez1FA1K9OAQgH3ldfju7NmMQetLK7uu6 5LcBtQGEGjUL Snp6JCr7gBy71MRvtSepf0p3o3zOMQTKPxxWJ6L Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

Tipo 4: Quadro de metas digital do sistema STRATWs One.

P8k9F3hXAXUjf9vKGTC1N0GSpDep FrSh Rul21R6q1m RsuJkS8J2nVqFK KQYoq6tN84NXalEkq7g2hJHlLJmDwtTPXPIoD 9p0u5mJb fvz0DR5r3GDBYcSFNzWAFplsbsGv8DSaLty70VlPndIs Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

Leia também: Quadro de indicadores e gestão à vista: por que vale a pena implementar na sua empresa?

Como fazer um quadro de metas? Passo a passo

Como mencionamos, o quadro de metas é uma maneira de oferecer feedback instantâneo aos colaboradores.

Veja a seguir como implementar a ferramenta em 6 etapas com sucesso na sua empresa.

1- Definição das metas 

Ciente de quais setores irão fazer o acompanhamento das metas pelo painel, os gestores devem determinar objetivos mais claros e condizentes com as possibilidades da empresa. Existem alguns quadros de metas para empresas que são enxutos e constam nele apenas os indicadores-chave (KPI), ou seja, os mais importantes.

Dessa forma, será comum que haja outros indicadores, mas nem todos estarão no quadro de metas da empresa.

Além disso, as métricas SMART são muito utilizadas nesta etapa, ajudando a definir uma sequência de pré-requisitos para as metas empresariais:

  • específicas; 
  • mensuráveis;
  • realizáveis;
  • realistas; 
  • com prazo definido.

E lembre-se de fazer o levantamento das performances dos anos anteriores, pois este conhecimento vai ser muito importante para servir como base para as metas que serão acompanhadas.

banner-smart

2- Organize os fluxos de atividades

Para que as metas sejam alcançadas, será importante a definição de uma série de planos de ação que vão permitir que os indicadores sejam alcançados. Se a sua meta definida na etapa anterior for vender mais, por exemplo, será preciso realizar uma série de ações de marketing para aumentar as possibilidades de vendas.

Dessa forma, é comum organizar no quadro de metas da empresa o fluxo de atividades e tarefas necessárias para alcançar os resultados pretendidos.

Uma técnica muito adotada para essa finalidade é o Kanban. Com a técnica, separam-se as tarefas em “a fazer”, “em andamento” e “prontas”. Assim, tem-se maior controle sobre o workflow.

Veja um exemplo de quadro desse tipo que pode ser gerado por um software de gestão de desempenho.

3- Priorize as tarefas de acordo com sua relevância

No seu quadro de metas, dê prioridade às tarefas de maior relevância e urgência, que contribuirão mais para que as metas sejam alcançadas.

Dessa forma, os colaboradores saberão em que vale mais a pena concentrar esforços.

Existem algumas ferramentas, como a Matriz GUT, que podem ajudar nessa priorização de demandas. A lógica é que ao definir quais ações irão impactar mais nos resultados esperados, elas sejam priorizadas.

A seguir confira o vídeo e veja como definir seus planos de ação e priorizá-los com duas ferramentas super práticas:

4- Use gráficos e tabela de metas

Também é importante contar com gráficos e tabelas de metas no seu quadro de gestão à vista.

A intenção é permitir que os colaboradores visualizem os resultados com mais clareza, acompanhando a evolução de seus esforços — incluindo o que ainda devem alcançar.

É claro que em quadro de metas para empresas que são nos ambientes digitais esse processo é muito mais práticos e simples, já que existem ferramentas automatizadas para isso, ou mesmo em modelos mais simples, como planilhas de excel.

O importante é que o painel de metas esteja visível para todos.

5- Inclua diferentes perspectivas estratégicas

Insira diferentes perspectivas estratégicas no seu quadro de metas, não somente a financeira. 

Seguindo os princípios da metodologia de Balanced Scorecard, é importante que você considere também as perspectivas dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. A lógica é entender quais metas, nessas diferentes perspectivas, vão ajudar a alcançar o objetivo macro da empresa.

Se a organização está com dificuldade em reter seus clientes por exemplo, e o objetivo maior é aumentar a receita, criar ações para reduzir o indicador do churn será fundamental para a organização.

Portanto, busque estabelecer metas que contemplem essas quatro perspectivas essenciais.

Veja um mapa estratégico do BSC gerado pelo mesmo software de gestão de performance, o STRATWs One:

uzgOHdzqulQ7grJEWUV mOLE62WyECFUcQTzpD7sUV sAlzqimriumAeCASs6Qr M7KSJefFAUAogoeUwYdakVQ2ni A Ks9B IGhMoj8XvpukrLfpDjCd kPzt pCkkvTar643 dCMrnUXVWb09ZGw Quadro de metas para empresa: passo a passo + exemplos

6- Defina o método de acompanhamento de metas

Por fim, escolha qual o método de monitoramento a ser usado, assim como as equipes responsáveis e as estratégias e ferramentas necessárias para realizar o controle de metas.

Alguns dos principais fatores que precisam ser considerados para estabelecer esses KPIs são:

  • o modelo de negócio;
  • a capacidade de inovação da empresa;
  • as tendências do setor;
  • seus diferenciais competitivos.

Dica: evite KPIs e métricas irrelevantes. Afinal, o objetivo do acompanhamento é focar em parâmetros que realmente impactam o sucesso e que promovem a melhoria contínua da empresa.

Quer contar com um quadro de metas para a sua empresa? Então solicite uma demonstração para conhecer mais o STRATWs One. Com ele, além de ajudar a construir o mapa estratégico da sua empresa, será possível identificar a causa raiz para o não batimento da meta, criar planos de ação para reverter a situação e muito mais!

Converse com nossos especialistas

Qual a importância de acompanhar as metas?

Independentemente do prazo das metas, o acompanhamento é fundamental para identificar se a empresa está caminhando na direção correta. 

O objetivo, portanto, é monitorar a performance da companhia para regular e alinhar as ações rumo aos objetivos estabelecidos.

Por exemplo, ao notar resultados extremamente positivos, a empresa consegue padronizar internamente as atividades que são mais produtivas e benéficas para o cumprimento dos objetivos.

A seguir, listamos os grandes benefícios do monitoramento:

  • resolução de problemas e otimização operacional;
  • identificação de oportunidades de investimento, como a troca de equipamentos;
  • análise de padrões ao longo do tempo;
  • ajustes no perfil de decisões;
  • medição do progresso e projeção das próximas etapas;
  • monitoramento da saúde da empresa, especialmente em aspectos financeiros.

Vale mencionar também que o acompanhamento das metas permite alinhar as áreas da empresa aos objetivos estratégicos do negócio, fazendo com que todos trabalhem em direção à mesma linha de chegada.

Extra: Confira quais são os 7 melhores softwares de gestão empresarial do mercado.

Invista em sistemas digitais de acompanhamento de metas

Como você já deve imaginar, é praticamente impossível criar, monitorar e analisar as metas manualmente.

Além de dificultar o processo, a operacionalização manual pode torná-lo muito oneroso e ineficiente, porque as empresas têm diversos setores e atividades em ação simultaneamente — fluxo que gera uma infinidade de dados valiosos. 

Sem a automação, muitos deles podem ser perdidos, impactando, assim, a percepção correta do negócio.

Por isso, investir em um bom sistema de metas é a melhor maneira de contornar esses desafios! 

Vantagens da automatização do quadro de metas para empresa

Confira as principais vantagens do uso de um software para acompanhamento o quadro de metas para empresa.

  • Melhora da comunicação e mais integração entre os colaboradores.
  • Funcionários mais alinhados aos objetivos e metas estabelecidos.
  • Otimização das tarefas e dos recursos disponíveis.
  • Mais segurança e confiabilidade das informações.
  • Relatórios e gráficos gerados automaticamente.
  • Agilidade no acesso aos dados.
  • Assertividades nas tomadas de decisão.

E não para por aí. Com um software para acompanhamento de metas, os colaboradores podem monitorar frequentemente (e em tempo real) os seus resultados e o progresso do quadro de metas da empresa.

Essa ferramenta possibilita também que os colaboradores visualizem, com mais transparência, quais os indicadores mais relevantes, estimulando a priorização de determinadas ações.

Dessa forma, o desempenho individual e seu impacto na performance coletiva ficam muito mais evidentes com o uso das ferramentas digitais de monitoramento. A medida ajuda a criar um ambiente motivador, porque o funcionário se sente importante para o grupo e, por isso, mais engajado.

Em resumo: optar por um software para acompanhamento de metas é uma importante decisão para as empresas que querem continuar crescendo e ocupando mais espaço no mercado.

Como escolher um software para o quadro de metas?

Diante de diversas modalidades de softwares de indicadores no mercado, o ideal é contratar a opção com:

  • melhores funcionalidades;
  • integração com outros sistemas operacionais.
  • suporte técnico;
  • personalização de indicadores;
  • valores competitivos e acessíveis;
  • interface mais intuitiva e fácil de usar. 

Desse modo, é possível centralizar toda a gestão das equipes e monitorar a eficiência da estratégia usada, integrando os resultados de projetos e a execução do plano de ação.

Um sistema de gestão empresarial moderno permite o acompanhamento integral do desempenho da empresa, reunindo em um só local os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, primordiais para uma tomada de decisão rápida e precisa.

E é aí que a STRATWs se torna a grande aliada de sua gestão de metas empresariais.

Conheça um dos melhores softwares para quadros de metas!

O STRATWs One, da Siteware, é um software de gestão completo. Além do acompanhamento de indicadores, o sistema conta com o módulo de performance individual: focado nas metas de cada colaborador, com cálculos automatizados de remuneração variável e muito mais!

Veja mais algumas das vantagens que fizeram o STRATWs One ser o software de gestão escolhido por mais de mil empresas:

  • permite criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • potencializar a governança corporativa;
  • gerenciar riscos e analisar cenários;
  • facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.

Baixe nosso KIT gratuito: Kit Exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs!

Aliás, para criar quadros de metas perfeitos, não perca mais tempo: conheça gratuitamente a ferramenta STRATWs One

Assim, você poderá planejar, organizar melhor a rotina, gerenciar e engajar toda a equipe em torno da cultura de resultados.

stratws one