Acompanhar os principais indicadores para marketplace é uma função indispensável para gestores de vendas, marketing e administrativo-financeiro. Mas, primeiro, você precisa conhecer essa lista com os principais KPIs para marketplace:
Os KPIs para marketplace ajudam você a entender se o seu negócio está no caminho certo.
Essas métricas para marketplace irão mostrar para você e sua equipe:
Além disso, cada um desses itens possuem certa relevância para os fornecedores que se tornaram parceiros do seu marketplace, colocando seus produtos lá para a venda. Bons indicadores ampliam a segurança que esses empreendedores têm no seu negócio.
Então, a seguir, apresentamos mais dados sobre cada um dos KPIs mais relevantes para seu negócio. Acompanhe!
Neste artigo vamos usar a divisão de KPIs proposta por Juno Makenen. Ele divide as métricas de marketplaces em quatro grupos:
A seguir, vamos detalhar mais profundamente os mais importantes dessa lista.
Essa métrica mede quantos usuários únicos acessaram seu marketplace pelo menos uma vez durante um período definido.
Esse indicado para marketplace é importante porque é um dado valioso para atrair lojistas a venderem em seu canal. Além disso, o primeiro passo para realizar uma venda é fazer com que usuários acessem seu site.
Um problema nesse KPI para marketplace indica que será necessário investir em ações de atração.
É o KPI que mede quantos visitantes acessaram e saíram do seu site imediatamente.
Um bounce rate entre de 26% a 40% já é considerado excelente, mas é claro que quanto menor, melhor.
Aumentar a velocidade do seu site e ter um site responsivo são estratégias que podem ajudar a contornar uma taxa de bounce rate alta.
No marketplace a liquidez se refere a probabilidade de uma visita ao seu site levar à uma venda. Diante disso, uma boa média de liquidez é entre 30% e 60%.
Esse indicador também é muito relevante para conquistar mais fornecedores para seu marketplace.
Uma compra recorrente, dentro do marketplace, representa uma compra feita por alguém que já havia realizado uma compra anterior na plataforma.
Os pagamentos recorrentes estão cada vez mais comuns e usá-los na estratégia do marketplace pode ser excelente para fidelizar clientes e tornar seu negócio ainda mais atrativo para fornecedores.
Estratégias que avisam o cliente por e-mail sobre o fim próximo de um produto comprado, é um exemplo do que pode ser feito para estimular as compras recorrentes.
Além disso, é possível considerar a criação de um clube de assinatura com recebimento recorrente, dentro do marketplace, para que o cliente mantenha programada a necessidade de receber os produtos em casa, periodicamente.
É o valor total de venda feitas por meio do seu marketplace.
É uma boa métrica para o comparativo entre seu marketplace e seus concorrentes, entretanto, para saber sobre a saúde financeira do seu negócio e usar essa informação de forma estratégica, é necessário que faça o cálculo do total de comissão recebida.
O volume bruto de mercadoria vendida não representa o lucro líquido da empresa.
Essa é, sem dúvida, uma das métricas mais relevantes para diferentes tipos de negócios digitais, afinal, ela diz sobre quanto a sua empresa gastou para converter um usuário em cliente.
Quanto menos você gasta para conquistar um cliente, melhor será seu retorno sobre o investimento realizado para gerar uma venda.
O cálculo a ser realizado é:
capital investido em marketing e vendas / número de clientes
Uma das formas mais eficazes de medir a satisfação dos clientes, dentro do marketing digital é por meio do NPS (Net Promoter Score).
O modelo de medição de satisfação dos clientes avalia a probabilidade de um usuário recomendar sua empresa para um conhecido.
Peça que seus clientes respondam de 0 a 10 o quanto eles indicariam a sua empresa.
Além de entender se um cliente é um promotor, detrator ou uma pessoa neutra sobre a marca, você descobre qual é a taxa de satisfação geral dos clientes.
Afinal, o problema de um cliente detrator foi pontual ou há uma questão geral que precisa ser resolvida?
73% das empresas com maturidade “acima da média” em experiência do cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes. Por isso, e tantos outros fatores, lembre-se de priorizar a geração de uma excelente experiência do cliente com seu negócio em todos os canais que você está presente.
Baixe também o e-book “Gestão por indicadores: 8 KPIs para ficar de olho!”
Para melhorar a taxa de NPS acompanhe também outros indicadores de desempenho do atendimento ao cliente como:
Eles vão te mostrar onde pode estar seu erro, tornando muito mais fácil corrigi-lo.
E ai? Já está preparado para monitorar os principais KPIs para marketplace?
Lembre-se de que os indicadores devem servir como um farol para guiar você nos próximos passos da estratégia. Usá-los apenas como uma análise do passado não vai fazer você crescer! Esperamos ter te ajudado e boa sorte!
Este artigo foi escrito pela iugu plataforma especialista em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa. Entre nossos clientes estão ContaAzul, Dog Hero, We Do Logos, Passei Direto e mais. Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.
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