Considerados essenciais para a gestão de qualquer negócio, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que permitem acompanhar a evolução das estratégias adotadas e, assim, aprimorar o que for necessário para alcançar melhores resultados.
No setor varejista não seria diferente. portanto, é de extrema importância o uso de métricas no varejo. Elas quantificam o resultados dos esforços e dos processos internos, mostrando o que pode ser melhorado para atender às expectativas dos clientes e da organização.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para listar estes que consideramos os 7 principais indicadores de desempenho para varejo:
Dessa forma, continue a leitura e confira nas próximas linhas quais KPIs você não pode deixar de monitorar e analisar para acompanhar e manter o desempenho de seu varejo sempre em alta.
Existem diversos tipos de KPIs, saiba mais sobre eles neste vídeo de nosso canal no YouTube:
Leia mais: O que são KPIs? – Tudo sobre indicadores chave de desempenho
Conheça os KPIs mais usados para fazer a gestão do varejo.
Leia também: Conheça as melhores opções de softwares de gestão para varejo
Quando o assunto é indicadores de desempenho para varejo, é impossível não mencionar o faturamento bruto de vendas. Afinal, a empresa varejista que não apresenta vendas expressivas corre grandes riscos de fechar as portas.
Para calcular o faturamento bruto, basta somar todo o dinheiro que o caixa da empresa faturou durante determinado período. Esse indicador pode ser utilizado de maneira geral ou para analisar aspectos específicos, como produtos, canais de distribuição, vendedor etc.
Veja também: 7 KPIs de vendas que vão mudar sua estratégia e alavancá-la
A margem de lucro também configura entre os principais indicadores de varejo. Ela se refere à diferença entre o faturamento bruto de determinado período e os custos das vendas realizadas (lucro bruto) dividido pela receita total.
Para ter o percentual, basta multiplicar o resultado dessa operação por 100.
Esse indicador é imprescindível para a correta formação de preços das mercadorias.
A taxa de conversão é um indicador que mostra o desempenho da sua empresa em converter oportunidades em vendas de fato.
Ou seja, a taxa de conversão é a relação entre as oportunidades geradas e as vendas concretizadas.
Se você tem uma loja física ou virtual, pode calcular a taxa de conversão dividindo o total de vendas realizadas pelo total de visitantes em determinado período e depois multiplicar por 100 para ter o resultado percentual.
E OKR, você conhece? Então, confira: Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?
Encerrando a nossa lista com os principais indicadores de desempenho para varejo, temos a taxa de satisfação dos clientes.
Manter os clientes satisfeitos é fundamental para que eles se fidelizem e voltem a comprar outras vezes. Além disso, eles acabam se tornando promotores da marca, indicando seus produtos para outras pessoas.
Para calcular a satisfação dos clientes, um método muito utilizado é a pesquisa de NPS.
Entenda como funciona no vídeo abaixo, do e-commerce na prática:
Conheça também: [E-NPS] Metodologia Net Promoter Score com funcionários: o que é?
O ticket médio mostra quanto cada venda realizada representou de receita para a empresa, em média, durante um período específico.
Para calcular este indicador, basta dividir o valor do faturamento bruto pelo total de vendas.
Considerado um dos principais indicadores de varejo, o giro de estoque se refere à frequência com que as mercadorias giram no estoque.
Ou seja, esse indicador calcula o tempo médio entre os pedidos de reposição de determinados produtos.
Produtos com giro baixo, saem pouco, enquanto os com giro alto apresentam uma demanda maior dos seus consumidores.
Manter-se atento a esse importante indicador é necessário para saber quais quantidade corretas encomendar aos fornecedores a fim de evitar desperdícios. Além disso, se o giro de estoque estiver muito baixo, talvez seja necessário rever a sua política de preços ou a sua estratégia de marketing.
Para calcular o giro de estoque, basta aplicar a seguinte fórmula:
Como o próprio nome sugere, este indicador mostra quantas mercadorias foram perdidas no estoque durante um período determinado.
É fundamental que as empresas varejistas acompanhem esse KPI, observando quais causas responsáveis por essas perdas (prazo de validade expirado, furtos, avarias causadas pelos funcionários, armazenamento inadequado etc.).
Ficou claro quais são os principais indicadores de desempenho para varejo? Implemente esses KPIs no seu modelo de negócio varejista para acompanhar o progressos das suas estratégias e a qualidade dos seus processos.
Se você quer saber mais sobre KPIs, baixe nosso e-book “Gestão por desempenho: 8 KPIs para ficar de olho“!
Para isso, fazer um planejamento de vendas pode ser e grande utilidade. Você sabe como usar essa ferramenta? Então, dê uma olhada neste webinar:
O STRATWs One é um software de acompanhamento de processos de negócios que ajuda a criar, monitorara e compartilhar seus KPIs.
É usado por mais de mil empresas, porque traz uma série de vantagens, como estas:
Quer acompanhar seu desempenho agora mesmo? Então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Crie seu dashboard de Indicadores de Desempenho em 3 dias!
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |