Indicadores de desempenho para varejo: 7 KPIs essenciais para monitorar resultados e propor melhorias

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jovem mostrando tablet com Indicadores de desempenho para varejo

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Considerados essenciais para a gestão de qualquer negócio, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que permitem acompanhar a evolução das estratégias adotadas e, assim, aprimorar o que for necessário para alcançar melhores resultados.

No setor varejista não seria diferente. portanto, é de extrema importância o uso de métricas no varejo. Elas quantificam o resultados dos esforços e dos processos internos, mostrando o que pode ser melhorado para atender às expectativas dos clientes e da organização.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para listar estes que consideramos os 7 principais indicadores de desempenho para varejo:

  1. Faturamento de vendas bruto
  2. Margem de lucro
  3. Taxa de conversão
  4. Satisfação de clientes
  5. Ticket médio
  6. Giro de estoque
  7. Perdas no estoque

Dessa forma, continue a leitura e confira nas próximas linhas quais KPIs você não pode deixar de monitorar e analisar para acompanhar e manter o desempenho de seu varejo sempre em alta.

Existem diversos tipos de KPIs, saiba mais sobre eles neste vídeo de nosso canal no YouTube:

Leia mais: O que são KPIs? – Tudo sobre indicadores chave de desempenho

7 dicas de indicadores de desempenho para varejo

Conheça os KPIs mais usados para fazer a gestão do varejo.

Leia também: Conheça as melhores opções de softwares de gestão para varejo

1. Faturamento de vendas bruto

Quando o assunto é indicadores de desempenho para varejo, é impossível não mencionar o faturamento bruto de vendas. Afinal, a empresa varejista que não apresenta vendas expressivas corre grandes riscos de fechar as portas.

Para calcular o faturamento bruto, basta somar todo o dinheiro que o caixa da empresa faturou durante determinado período. Esse indicador pode ser utilizado de maneira geral ou para analisar aspectos específicos, como produtos, canais de distribuição, vendedor etc.

Veja também: 7 KPIs de vendas que vão mudar sua estratégia e alavancá-la

2. Margem de lucro

A margem de lucro também configura entre os principais indicadores de varejo. Ela se refere à diferença entre o faturamento bruto de determinado período e os custos das vendas realizadas (lucro bruto) dividido pela receita total.

Para ter o percentual, basta multiplicar o resultado dessa operação por 100.

Esse indicador é imprescindível para a correta formação de preços das mercadorias.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador que mostra o desempenho da sua empresa em converter oportunidades em vendas de fato.

Ou seja, a taxa de conversão é a relação entre as oportunidades geradas e as vendas concretizadas.

Se você tem uma loja física ou virtual, pode calcular a taxa de conversão dividindo o total de vendas realizadas pelo total de visitantes em determinado período e depois multiplicar por 100 para ter o resultado percentual.

E OKR, você conhece? Então, confira: Diferença entre KPI e OKR: qual implementar em sua empresa?

4. Satisfação de clientes

Encerrando a nossa lista com os principais indicadores de desempenho para varejo, temos a taxa de satisfação dos clientes.

Manter os clientes satisfeitos é fundamental para que eles se fidelizem e voltem a comprar outras vezes. Além disso, eles acabam se tornando promotores da marca, indicando seus produtos para outras pessoas.

Para calcular a satisfação dos clientes, um método muito utilizado é a pesquisa de NPS.

Entenda como funciona no vídeo abaixo, do e-commerce na prática:

Conheça também: [E-NPS] Metodologia Net Promoter Score com funcionários: o que é?

5. Ticket médio

O ticket médio mostra quanto cada venda realizada representou de receita para a empresa, em média, durante um período específico.

Para calcular este indicador, basta dividir o valor do faturamento bruto pelo total de vendas.

6. Giro de estoque

Considerado um dos principais indicadores de varejo, o giro de estoque se refere à frequência com que as mercadorias giram no estoque.

Ou seja, esse indicador calcula o tempo médio entre os pedidos de reposição de determinados produtos.

Produtos com giro baixo, saem pouco, enquanto os com giro alto apresentam uma demanda maior dos seus consumidores.

Manter-se atento a esse importante indicador é necessário para saber quais quantidade corretas encomendar aos fornecedores a fim de evitar desperdícios. Além disso, se o giro de estoque estiver muito baixo, talvez seja necessário rever a sua política de preços ou a sua estratégia de marketing.

Para calcular o giro de estoque, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • Giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque

7. Perdas no estoque

Como o próprio nome sugere, este indicador mostra quantas mercadorias foram perdidas no estoque durante um período determinado.

É fundamental que as empresas varejistas acompanhem esse KPI, observando quais causas responsáveis por essas perdas (prazo de validade expirado, furtos, avarias causadas pelos funcionários, armazenamento inadequado etc.).

Veja mais: Ferramentas de controle de estoque: 7 dicas para gerenciar a entrada e saída de mercadorias com mais eficiência

Ficou claro quais são os principais indicadores de desempenho para varejo? Implemente esses KPIs no seu modelo de negócio varejista para acompanhar o progressos das suas estratégias e a qualidade dos seus processos.

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