Tomada de decisão com base em indicadores: 6 passos para um processo decisório mais assertivo

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Tomada de decisão com base em indicadores

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Os indicadores de desempenho (KPIs) são importantes ferramentas de gestão. Eles ajudam a monitorar o progresso de uma organização, equipe ou indivíduo em direção às metas e objetivos pré-estabelecidos. Assim, permitem que a empresa saiba se está ou não no caminho certo.

Gestores e empresários estão cada vez mais convencidos da importância dos KPIs para as decisões estratégicas de negócio.

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas de como você pode melhorar a tomada de decisão com base em indicadores de desempenho. Confira e saiba o que fazer para ter mais assertividade na hora de bater o martelo na sua empresa. 

Leia também: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável

6 dicas de como melhorar a tomada de decisão com base em indicadores

1 – Estabeleça quais são os indicadores mais relevantes

Para que a sua tomada de decisão com base em indicadores seja, de fato, benéfica para a organização, é necessário estabelecer quais KPIs são os mais relevantes para cada área da empresa.

Por exemplo, o lucro líquido é um indicador muito comum para medir o desempenho financeiro. Já a satisfação do cliente é um KPI que pode ser utilizado para mensurar a qualidade do atendimento ou do produto. 

Há inúmeros indicadores que você pode escolher para embasar suas decisões. No entanto, recomenda-se escolher de 3 a 5 KPIs por setor (vendas, marketing, finanças, logística etc.)

Certifique-se de ter indicadores o suficiente para medir o desempenho de sua equipe ou organização em relação a seus principais objetivos.

Quer mais dicas de como criar indicadores de desempenho? Então confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

Leia mais: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

2 – Alinhe os indicadores à sua estratégia de negócios

Os indicadores que você estabelecer como base para as suas tomadas de decisão precisam estar em consonância com a sua estratégia de negócios. Isto é: com o seu planejamento de longo prazo.

Quando os KPIs não estão alinhados à sua estratégia, você estará desperdiçando tempo e dinheiro ao coletar dados irrelevantes para os seus objetivos de negócio.

Se, por exemplo, sua estratégia esteja voltada a ampliar o market share da sua empresa em 12% nos próximos 5 anos, talvez não seja tão interessante assim se preocupar em medir quantas vezes a sua marca foi pesquisada no Google.

Ticket Médio, Churn Rate e Taxa de Conversão são exemplos de indicadores que estariam mais alinhados com o objetivo em questão.

3 – Separe os indicadores estratégicos de outros dados

Na maioria das organizações não há escassez de dados. A questão é como a empresa lida com seu grande volume de dados e os utiliza como base para suas decisões.

Um erro muito comum é não saber separar os indicadores estratégicos e relevantes dos outros tantos dados que são produzidos.

Com muita frequência, todos os KPIs são agrupados em um longo relatório ou em um painel indecifrável. Asim, como resultado, os dados que realmente podem direcionar a estratégia e informar a tomada de decisão se perdem em um mar de informações irrelevantes.

Portanto, saber fazer essa separação pode agilizar o processo decisório na sua empresa.

4 – Analise os indicadores para extrair insights

Outro erro comum com os KPIs é a análise deficitária dos dados para extrair insights relevantes para os negócios. Isso porque há certa  desconexão entre os tomadores de decisão e aqueles que estão fazendo o relatório de análise dos KPIs.

Geralmente, a tarefa de analisar os indicadores é delegada a funcionários de nível hierárquico mais baixo na organização. Depois, é reportada aos executivos.

Dessa forma, os analistas podem não entender a relevância dos dados. Além disso, os executivos não estão conectados à forma como a informação é coletada e apresentada.

Nesse sentido, é vital que alguém no nível certo examine os dados e decifre o que isso realmente significa para o negócio.

Veja também: Prestando atenção nos KPIs: indicadores de desempenho de processo

5 – Revise e atualize seus indicadores

Uma vez que os KPIs corretos tenham sido estabelecidos, procure revisá-los e atualizá-los conforme as necessidades do seu negócio. Ou seja, os indicadores que você escolheu continuam se mostrando relevantes para a sua estratégia?

Sempre que houver uma mudança na estratégia ou nas prioridades corporativas, será necessário revisar e atualizar seus KPIs. Assim, se consegue garantir que você apenas meça o que realmente precisa ser mensurado. Além disso, os indicadores permanecerão relevantes e alinhados à sua estratégia.

Este vídeo também pode ajudar você:

6 – Utilize a tecnologia a seu favor

Para otimizar a sua tomada de decisão com base em indicadores, procure utilizar a tecnologia a seu favor. Há inúmeros softwares de KPIs que você pode implementar na sua empresa para facilitar a coleta e a análise de dados.

Confira abaixo algumas dicas de ferramentas: 

Agora que você já sabe como melhorar a tomada de decisão com base em indicadores, que tal colocar isso em prática na sua empresa e impulsionar seus resultados?

Saiba mais: Dashboard de indicadores de desempenho: o que é, benefícios e como fazer

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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