Você sabe o que é core business? Descubra o seu com 8 perguntas

CONTEÚDO

o que é core business

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(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre Core Business! Deixe para nós o que você achou nos comentários!)

O que sua empresa oferece para a sociedade? Qual a necessidade ou desejo que seu negócio satisfaz, para empresas ou consumidores? 

Se você não sabe responder essas perguntas, você não sabe o que é core business!

Manter o crescimento sustentável de uma empresa depende de inúmeros fatores.

As estratégias criadas com base no negócio, por exemplo, são essenciais para garantir o sucesso contínuo de qualquer empresa. Acontece que, antes de estabelecer novas metas e fortalecer os resultados estratégicos, você precisa saber exatamente o que está oferecendo.

Já parou para pensar naquilo que diferencia sua empresa de todas as concorrentes? Você se preocupa em garantir excelência em seus serviços? Tem um foco especial? E a pergunta principal, sabe qual é o core business da sua empresa?

Mas, antes de prosseguir, responda a mais esta pergunta, com sinceridade: você sabe o que é core business?

Conceito: o que é core business

Não é difícil entender o que é core business, veja:

A palavra em inglês “core business” se traduz como o núcleo do negócio. Isto é, trata-se da parte central de uma empresa, seu ponto verdadeiramente forte.

Se você tem um e-commerce para a venda de roupas infantis, este pode ser o seu core business. Enquanto isso, seu concorrente, um outro site que vende roupas (incluindo as infantis), tem outro core business, porque além de vender, também produz as roupas.

Tudo depende de como a empresa enxerga e relaciona sua iniciativa aos seus produtos, mercado e clientes.

O core business é a razão pela qual determinada empresa existe. Em uma rápida reflexão, é aquilo que a fez ser criada, onde ela encontrou espaço para ser inovadora e oferecer uma solução para seus clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, trabalhar o core business de uma forma estratégica pelas companhias é fundamental.

A ideia é que o core seja aquilo que elas fazem de melhor. E sabendo exatamente qual é a sua atividade principal, você saberá onde investir para fortalecer o seu negócio.

Saber identificar o seu core business, portanto, é a primeira etapa para saber como satisfazer seus clientes e, consequentemente, excelentes resultados.

Ficou claro para você o que é core business?

Como identificar o seu core business

Agora que você já sabe o que é core business, está na hora de aprender a identificar o seu.

Na verdade, você pode ainda não saber qual é o seu core business e ao mesmo tempo ter todas as respostas que precisa para identificá-lo.

Para descobrir essas respostas, é claro, deve fazer as perguntas certas!

  1. Em relação aos produtos: o que estou vendendo? O que me trouxe aqui?
  2. Em relação aos clientes: para quem estou vendendo e quais clientes são os mais lucrativos para a empresa?
  3. Em relação à abrangência: onde ofereço meu produto ou serviço? Como faço para atender o público-alvo de maneira satisfatória?
  4. Em relação à marca: quais são os diferenciais da empresa? Existe alguma tecnologia ou inovação envolvida? Como me posiciono?

Mais do que se dizer diferente, é preciso comprovar as vantagens competitivas da marca. O seu core business é o que fez sua empresa ser lançada e provavelmente o motivo pelo qual seu cliente estará atrás da empresa.

Respondendo às perguntas atentamente, você descobrirá o seu core business! Um produto ou serviço específico atrelado aos diferenciais da marca para clientes específicos.

Quanto mais específica, aliás, for essa definição, mais fácil será trabalhar com o seu core business futuramente.

Talvez você precise se aprofundar ainda mais na análise de sua empresa para descobrir seu core business. Quer uma sugestão? Redescubra seu modelo de negócios!

Para isso, use o Modelo de Negócios Canvas. Não conhece? Então assista a este vídeo, de nosso canal no YouTube:

Como definir estratégias baseadas no core business

Assim que você souber e puder informar qual é o centro do negócio, poderá explorar mais o seu core business. O primeiro passo seria definir o que pode oferecer de diferente em relação à concorrência.

Depois, entender se este core business definido é de fato relevante para o seu público.

A partir de então, o acompanhamento estratégico deve ser constante. Não é porque você tem uma especialidade que ela não pode ser melhorada. Você já sabe “o que” oferece, mas trabalhar o “como” oferece é imprescindível para se diferenciar e inovar no mercado.

Saiba analisar os riscos e as oportunidades relacionadas ao core business e ao contexto atual do mercado em que atua. Se decidir expandir a abrangência do negócio, faça isso após um bom planejamento.

Você pode, por exemplo, enxergar um potencial de crescimento em uma atividade ou produto que complementa o seu core business.

Digamos que ao acompanhar tendências, descobriu uma maneira de inovar, oferecer algo novo. Ao invés de simplesmente modificar o seu core business, tente agregar valor a ele, com algo que pode ser útil e lucrativo.

Exemplo de fortalecimento de core business

Uma loja de esporte que vende tênis de corrida pode ter este como seu core business. Mas, verificando a necessidade do mercado no segmento esportivo, pode começar a trabalhar com a venda de produtos para outros esportes, como basquete, natação, entre outros.

É uma forma de aproveitar as próprias habilidades e conhecimentos para fortalecer o core business. Priorize sempre produtos que possam se complementar.

Por isso, agora que você sabe muito bem o que é core business, antes de definir qualquer estratégia de mudança, estude bem como andam os resultados dentro dessa atividade fim de sua empresa.

Afinal, é ela que oferece mais receita para o negócio e permite o investimento em inovações e oportunidades contínuas.

Veja também: Como apresentar um planejamento estratégico de forma incrível em 6 passos

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