Saiba como medir indicadores de desempenho do seu negócio com 4 dicas fundamentais

Maria Clara Amorim

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Você já deve ter ouvido falar da máxima de Norton e Kaplan, alguns dos maiores especialistas em gestão:

“Só é possível gerenciar aquilo que se pode medir”.

Eles não poderiam estar mais corretos em sua colocação. Uma empresa que sabe como medir indicadores de desempenho e mensurar seus resultados tende a adotar uma gestão mais eficiente de seus recursos em busca de uma performance cada vez melhor.

Nesse sentido, a definição de como medir indicadores de desempenho permite acompanhar a evolução de determinados processos para que, posteriormente, seja possível criar mecanismos para garantir sua otimização.

Acompanhar as atividades do negócio é fundamental para saber se os resultados previstos estão sendo alcançados. Além disso, é possível identificar também qual o percentual de melhoria ou de piora em relação a indicadores passados, revelando se há ou não necessidade de ajustes.

É por conta disso que o entendimento de como medir indicadores de desempenho passa por vários exemplos que as empresas costumam utilizar para saber a quantas anda a performance dos negócios. A citar:

  • Receita recorrente;
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Ticket médio;
  • Lifetime value;
  • Taxa de Churn;
  • Taxa de Turnover;
  • Net Promoter Score (NPS).

Mas há também vários outros indicadores para você saber se o seu negócio está indo bem ou mal. Só que você sabe como medir indicadores de desempenho?

Fique com a gente e descubra!

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O que são indicadores de desempenho?

Antes de aprender mais sobre como medir indicadores de desempenho, é muito importante entender o que de fato são indicadores.

Apesar de ser um conceito muito difundido na gestão, ele não é utilizado da maneira correta muitas vezes.

Indicadores de desempenho são métricas que ajudam a acompanhar, de forma objetiva, os resultados de uma área, projeto ou processo dentro do negócio. Eles funcionam como um termômetro: mostram se a empresa está no caminho certo ou se precisa ajustar a rota para alcançar seus objetivos.

Por isso, eles devem representar a tradução da estratégia em dados mensuráveis. Só assim será possível gerar informações essenciais para o andamento da sua empresa.

E é por isso que saber como medir indicadores de desempenho corretamente faz tanta diferença, porque, quando bem definidos, eles permitem análises rápidas, facilitam a tomada de decisão e orientam os times a alcançar melhores resultados.

Além disso, os indicadores ajudam a criar uma cultura de dados e responsabilidade. Quando líderes e equipes acompanham os mesmos números e entendem seu papel nos resultados, a gestão ganha mais clareza.

Por que saber como medir indicadores de desempenho é essencial para a gestão?

A verdade é que o mundo é governado por dados. E, em um cenário cada vez mais competitivo, gestão sem dados é uma gestão no escuro. E é exatamente por isso que saber como medir indicadores de desempenho se tornou uma competência essencial para empresas que buscam um crescimento sustentável.

Indicadores bem definidos e bem medidos funcionam como um painel de controle do negócio. Eles mostram, de forma clara, onde a empresa está indo bem, onde existem gargalos e onde é preciso intervir. Sem isso, as decisões acabam sendo baseadas apenas na intuição ou em percepções isoladas, o que pode até funcionar momentaneamente, mas pode custar caro no médio e longo prazo.

Além disso, entender como medir indicadores de desempenho age como um elo entre o planejamento e a execução. Afinal, de que adianta definir metas desafiadoras todo ano se você não tem como acompanhar o progresso nem saber se está na direção certa?

Entre os principais benefícios de uma gestão orientada por indicadores, estão:

Quanto mais madura for a forma como a sua empresa lida com os dados, maiores as chances de amadurecer a gestão.

Agora que você já entendeu o que são indicadores e a importância deles para sua empresa, vamos à próxima etapa: como medir indicadores de desempenho?

4 dicas de como medir indicadores de desempenho

A verdade é que, em meio à rotina acelerada das empresas, muitos indicadores são definidos, infelizmente, apenas para cumprir tabela e gerar gráficos bonitos. Por isso, muitas vezes, são métricas genéricas e que pouco (ou nada) ajudam na tomada de decisão.

Você já deve ter percebido que é preciso entender como medir indicadores de desempenho para que eles estejam conectados à estratégia da empresa. Para te ajudar, separamos 4 dicas:

1 – Estabeleça objetivos inteligentes

Para saber como medir indicadores de desempenho, é preciso ter em mente os objetivos que circundam tais indicadores. Assim, se você quer mensurar as suas vendas, por exemplo, talvez não seja muito eficaz colocar “aumento total das vendas” como indicador.

Isso porque, quando colocado dessa forma, o indicador fica muito vago e não consegue traduzir muito bem os resultados que você quer analisar, dificultando a análise dos resultados e a tomada de decisão.

Portanto, os seus objetivos precisam ser mais específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a realidade do seu negócio e com um prazo bem definido.

São as chamadas metas SMART, veja:

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Assim, em vez de apenas colocar “Aumentar o volume de vendas”, você pode estabelecer seu objetivo da seguinte forma: “Aumentar as vendas totais a uma taxa mensal de 5,5%”.

2 – Defina os fatores críticos de sucesso

Outra dica de como medir indicadores de desempenho de maneira eficiente é estabelecendo parâmetros e definindo quais fatores levam à realização dos objetivos firmados.

Utilizemos o exemplo de vendas citado na dica anterior. Se o objetivo que envolve o seu indicador de desempenho é aumentar as vendas totais a uma taxa mensal de 5,5%, esse aumento percentual não pode ser aleatório; é preciso que ele seja baseado em dados concretos.

  • Quão bem, comparativamente, a concorrência tem aumentado as vendas?
  • Até que ponto o seu negócio conseguiu atender aos objetivos de crescimento de vendas no passado?

Quanto mais informações forem analisadas, mais realistas e realizáveis ​​serão as metas estabelecidas para os seus indicadores de desempenho, o que facilita e otimiza sua mensuração.

3 – Invista em pesquisas

Certos indicadores de desempenho devem ser mensurados por meio de pesquisas, como a satisfação de clientes e funcionários, clima organizacional, brand awareness etc.

Porém, você só poderá experimentar os benefícios da sua pesquisa se for feita uma análise eficiente dos dados.

Para isso, é preciso coletar tais dados e convertê-los em informação relevante para o seu negócio, tarefa fundamental para tomadas de decisão mais assertivas e identificação de oportunidades para a empresa.

Durante a análise, procure fazer uma leitura completa de cada uma das respostas. Além disso, no caso de uma pesquisa de satisfação, segmente as respostas em positivas, negativas e neutras para, depois, analisar cada grupo separadamente.

Não leve em consideração apenas as respostas positivas. Porque as negativas e as neutras servirão para você saber em que pontos é preciso melhorar.

4 – Automatize o uso de indicadores

E que tal utilizar a tecnologia a seu favor? Com os avanços tecnológicos, é possível utilizar softwares que te ajudarão a como medir indicadores de desempenho. Porém, é importante que você fique atento e saiba escolher a melhor ferramenta.

Um bom software precisa ser confiável, seguro, ágil, prático e com um layout amigável. Pensando nisso, separamos aqui 3 dicas para você escolher.

Reveal Analytics

O Reveal Analytics é muito utilizado por empresas que operam sob o modelo SaaS (Software as a Service). Podendo ser integrado a outros serviços, esse software consegue mensurar indicadores de desempenho em conjunto, como o lifetime value e o CAC (custo de aquisição de clientes), por exemplo.

Google Analytics

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, o Google Analytics é totalmente gratuito e mede indicadores de desempenho relacionados ao tráfego no website da sua marca.

Baremetrics

Também com foco em empresas SaaS, o Baremetrics mensura diferentes indicadores diferentes, como:

  • Faturamento recorrente mensal;
  • Net revenue;
  • Cobranças falhas;
  • Lifetime value;
  • Reembolsos;
  • Churn de usuários.

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Mas não existe um software em que eu possa customizar meus próprios indicadores?

Sim, existe! E trata-se de um dos softwares de acompanhamento de performance corporativa mais usados pela maiores empresas do Brasil.

Com o STRATWs One, você pode definir seus indicadores de desempenho. Assim, é possível acompanhar a performance de projetos, pessoas, times e processos em tempo real.

Além de customizar seus próprios indicadores com fórmulas, unidades e metas específicas, você pode conectá-los aos objetivos estratégicos da organização e visualizar os dados em tempo real, por meio de dashboards interativos.

E ainda tem mais! É possível acompanhar a evolução de forma clara, com alertas e histórico de resultados. E quando os resultados de algum indicador estiverem críticos, você pode vincular planos de ação e buscar solucionar o problema.

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