Metodologias de Gestão

Conheça 5 indicadores de acompanhamento de resultados, como usar e colocar seu planejamento na linha

Conheça 5 indicadores de acompanhamento de resultados, como usar e colocar seu planejamento na linha

Publicação : 16/07/2018

Por Siteware Siteware

9 min

Gerir qualquer empresa, independentemente do tamanho, exige do empreendedor a execução de inúmeros aspectos estratégicos. Entre eles, estudar e priorizar o cliente, dar atenção à gestão financeira e formação da equipe de gestão. Para isso, os indicadores para acompanhamento de resultados são ferramentas muito úteis.

Os chamados KPI são marcadores de desempenho, que ajudam o gestor a entender se a estratégia está funcionando. Com eles, é possível mensurar os reflexos das decisões na gestão de uma maneira mais dinâmica e eficiente.

Por isso a frequência ao fazer a gestão de indicadores de resultados é tão importante para o sucesso da empresa.

Antes de conferir os indicadores para acompanhamento de resultados que selecionamos, assista a este vídeo que ensina como criar indicadores para o processo de gestão empresarial:

Como escolher os indicadores de acompanhamento de resultados

Antes de conhecer alguns tipos de indicadores de resultados e também de ver dicas de como escolhê-los, que tal relembrar o que são indicadores de resultados?

O que são indicadores de resultados?

É fácil entender o que são indicadores de resultados, veja esta definição:

Indicadores de resultados são índices numéricos definidos para acompanhar o andamento de seus processos de negócios e verificar se estão sendo eficazes e eficientes.

Ficou claro para você o que são indicadores de resultados?

Agora sim: como escolher indicadores de resultados?

Para atingir a frequência ideal de controle de resultados, primeiramente a empresa deve observar seus principais pontos de interesse. Para isso, deve alinhá-los com sua realidade e depois buscar aqueles que possuem metodologias adequadas às suas demandas.

Existem inúmeras formas de mensurar a gestão empresarial, através de indicadores para acompanhamento de resultados financeiros, operacionais, de mercado, de tempo e de custos. A escolha vai depender de qual aspecto é mais importante no momento.

Os requisitos para definir esses indicadores de acompanhamento de resultado buscam maximizar os resultados baseados nos pontos de visão estratégica empresarial. Ou seja, para definir quais KPI serão adotados como ferramentas de avaliação da empresa, é necessário observar quais deles são mais relevantes para o planejamento estratégico.

Um modelo para acompanhamento de processo de gestão empresarial muito conhecido é o PDCA (do inglês: Plan – Do – Check – Act, ou planejar, fazer, verificar e agir, em português).

Esse modelo é utilizado para controle e melhoria contínua de processos e produtos. Atualmente, ele é usado pela norma de gestão da qualidade ISO.

Confira mais detalhes desse sistema de acompanhamento de gestão de indicadores de resultados:

Indicadores para acompanhamento de resultados

Algumas regras podem ser seguidas para atingir o ideal ao acompanhar a gestão. E, para isso, é necessário ter em mente quais são elas. Em seguida, listá-las para não deixar de observar nenhum aspecto.

5 exemplos de indicadores para acompanhamento de resultados

Alguns indicadores de acompanhamento de resultados costumam ser relevantes para a maioria dos planejamentos estratégicos.

A seguir, trazemos alguns exemplos de indicadores de resultados e vamos analisar cada um deles mais detalhadamente.

Mas antes dê uma olhada nestes, também:

1. Fluxo de caixa

Um dos mais conhecidos Indicadores para acompanhamento de resultados é o fluxo de caixa.

Para mantê-lo sob controle é necessário registrar minuciosamente as entradas e saídas do caixa e elaborar um planejamento, baseado nas previsões de receitas e despesas.

Isso deve ser feito diariamente e deve ser dada grande importância a esse controle. A falta de acompanhamento do fluxo de caixa pode levar à perda de prazos de pagamentos, o que pode resultar em dívidas.

2. Estoque

Dar a devida atenção aos pedidos dos clientes é outro item de extrema importância. Sem isso, é provável perder pedidos por causa de um aumento da demanda que o seu estoque não tem capacidade para atender. Ou, pelo contrário, peças ficarem encalhadas e depois serem vendidas abaixo do preço de custo.

Esse são erros que prejudicam muito a empresa. Porém, podem ser evitados com o acompanhamento diário do estoque. Assim que se percebe o aumento da demanda ou a redução no ritmo das vendas, tomam-se as providências necessárias.

3. Fundo de reserva

Gerenciar um fundo de reserva para cobrir despesas sazonais é essencial para a sustentabilidade empresarial. Nesse sentido, para compor esse fundo, é aconselhável mensalmente destinar parte dos recursos para essa poupança.

Por exemplo: 10% dos lucros são destinados ao fundo de reserva, para minimizar riscos.

4. Consumo

Dados sobre o perfil do consumidor, a frequência de consumo, o volume de vendas, a demanda do mercado e as tendências de consumo são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Com isso, pode-se decidir manter ou retirar determinado produto do mercado, incrementar estoques, negociar descontos com fornecedores para diminuir o preço final e organizar promoções. Por isso, análises sobre o consumo devem ser feita semanalmente.

Por exemplo: aumento percentual do volume de vendas, ou quais os produtivos com maior taxa de recompra.

5. Comunicação

Conectar os diversos departamentos da empresa e mantê-los informados de forma online diminui possíveis erros na inserção dos dados.

Assim, cruzar dados para auxiliar na tomada das decisões estratégicas fica muito mais fácil. Isso pode ser feito através de um sistema integrado de ERP. Ou seja: todas as informações da movimentação da sua empresa estarão facilmente acessíveis a todos os responsáveis pela gestão.

Como você viu existem diversos tipos de indicadores de resultados. E é muito importante ter um leque abrangente, mas não excessivo de indicadores para controlar.

Normalmente, indica-se que cada gerente deve definir para si um máximo de 5 indicadores de resultados para acompanhar. Porque mais que isso já se tornar muito difícil de exercer um controle de resultados adequado.

Veja mais algumas dicas neste vídeo:

Conclusão: indicadores de resultado tornam a gestão baseada em fatos

Administrar uma empresa por indicadores para acompanhamento de resultados propicia uma gestão mais segura e responsável. Dessa forma, a tomada de decisão é mais racional e, consequentemente, facilita achar o caminho da empresa para atingir o resultado esperado.

Um software de gestão de performance corporativa, como o STRATWs ONE, é fácil de operar e fortalece a cultura de gestão de indicadores de resultados, envolvendo os colaboradores em torno dos objetivos estratégicos. O software foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o monitoramento dos indicadores de acompanhamento de resultados.

Nele, você consegue reunir dados sobre todos os seus indicadores empresariais e evita ter que lidar com um monte de planilhas e gráficos diferentes. Além disso, o software utiliza metodologias consagradas, como Análise de Pareto, Diagrama de Ishikawa e os 5 Porquês.

Com esses métodos, você consegue solucionar problemas de maneira simples e promover melhorias constantes nos seus processos. O STRATWs ONE tem ainda outras funcionalidades, como a gestão de reuniões e mais.

E se você quer começar a acompanhar indicadores agora mesmo, então baixe nosso planilha gratuita: Acompanhamento de Indicadores

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One!