Planejamento anual: organize as ações do seu próximo ano a partir de práticas efetivas

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planejamento anual

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A administração de uma empresa é um processo em constante transformação graças a fatores internos ou externos que podem afetar as expectativas e planos futuros. Estar preparado para essas alterações e saber qual rumo tomar quando elas aparecem diferenciam um negócio com planejamento do que aquele que não planeja suas ações.

Saber como funciona sua empresa, quais são seus pontos fortes e fracos e onde ela pode chegar são algumas das coisas que devem ser revistas anualmente. Se costumamos aproveitar o ano novo para realinharmos nossas vidas a nossos propósitos, assim deve ser com uma empresa também.

Por conta disso, preparamos um material completo para que o planejamento empresarial anual do seu negócio para 2022 não seja apenas documentado, mas que os objetivos traçados saiam do papel. Boa leitura!

O que é o planejamento anual?

O planejamento anual empresarial possibilita organizar os setores de um negócio para o próximo ano, considerando os dados do último período e a realidade da empresa e do mercado em que ela está inserida.

Essa organização é feita principalmente a partir de dois elementos:

  • Objetivos: traçados conforme o resultado que a empresa espera alcançar, seja com a manutenção dos recursos disponíveis ou do investimento em determinadas áreas;
  • Ações: que devem ser realizadas para que esses objetivos sejam alcançados.

Para que serve o planejamento anual?

Saber como planejar um bom ano é fundamental para manter o funcionamento saudável da empresa, além de mantê-la em um nível competitivo no mercado.

Planejamento realizados a longo prazo, como os feitos a cada 3 ou 5 anos, podem deixar o negócio fora de tendências, além de estipular um prazo muito longo para a identificação de erros.

Um planejamento anual minucioso permite que a empresa veja com clareza onde ela pode melhorar e quais processos se tornaram obsoletos

Ou seja, sua finalidade é passar um pente fino em todos os setores da empresa, analisando todos os processos e envolvidos. Assim, é possível delimitar quais ações deverão ser realizadas no ano seguinte para que erros não se repitam e a empresa atinja seus objetivos estipulados.

Planejamento anual empresarial por setores

Agora que você já sabe o que é planejamento anual, saiba como fazer um planejamento anual de trabalho considerando os principais setores que compõem uma empresa.

Planejamento anual do setor financeiro

Você quer gerar melhores resultados no ano seguinte? Organize os seus recursos financeiros. De nada adianta estipular objetivos sem saber se a sua empresa possui verba suficiente para que as ações ligadas a ele sejam realizadas.

A primeira etapa para realizar o planejamento anual do setor financeiro é levantar dados sobre a situação financeira atual da empresa, analisando como ela chegou até ali. Com esses dados você conseguirá identificar a verba disponível.

O planejamento desse setor deve servir como complementar dos demais. Ao saber como a empresa vai se portar no próximo ano, ficará mais fácil realizar a distribuição da verba.

Por exemplo, se o negócio cresceu dentro do esperado e de maneira orgânica no último ano, sendo decidido que para o próximo período o setor de marketing ganhará maior atenção, deve constar no planejamento anual do setor financeiro essa realocação de recursos.

Outro fator que também diz respeito ao setor financeiro é a observação do mercado externo. Saber quanto a inflação, a alta do dólar e o aumento do custo de matérias-primas afetou as contas da empresa e estipular os valores do próximo ano auxilia na preparação de estratégias antes que um problema maior aconteça.

Planejamento anual do RH

Como você já viu, o planejamento anual é feito de objetivos e ações, que devem estar alinhados com os recursos humanos disponíveis.

No planejamento anual do RH, a análise deve focar em números que representam a satisfação dos colaboradores. Isso significa:

  • quais ações foram realizadas para manter a motivação;
  • quais das ações foram mais efetivas;
  • como a empresa lida com a retenção de talentos;
  • se as tarefas desempenhadas pelos colaboradores correspondem às expectativas.

Considerando a coleta destes dados, para o próximo ano o planejamento pode especificar os seguintes itens:

  • funções a serem implementadas e se elas serão exercidas por profissionais que já fazem parte do quadro da empresa;
  • descrição do processo de recrutamento e seleção;
  • agenda de treinamento e desenvolvimento de colaboradores;
  • controle de remuneração;
  • alinhamento das relações com os sindicatos, se houver;
  • ações de melhoria a serem implementadas.

Manter a organização do RH em dia, e em consonância com a realidade do mercado da maior abertura para que os colaboradores se vejam alinhados com a proposta da empresa, fortalecendo a cultura organizacional.

Dependendo da área de atuação de um negócio, as habilidades necessárias e o valor de um profissional pode variar entre anos.

É parte do planejamento anual do RH mapear essas mudanças, incentivando as equipes a ampliar seus conhecimentos e oferecer uma remuneração condizente com a variação do mercado. São ações como essas que evitarão a perda de talentos para a concorrência.

Planejamento anual do setor de vendas

Para melhorar o desempenho da empresa no próximo ano, é fundamental realizar um bom planejamento do setor de vendas, seja o seu negócio voltado para b2b ou b2c.

Assim como em outros setores, o primeiro ato do planejamento é coletar os dados do último período ligados ao setor. No caso das vendas é crucial saber:

Também vale analisar itens que fazem parte da realidade da equipe comercial do seu negócio, assim como da sua relação com os seus clientes.

Com esses dados em mãos você conseguirá produzir um planejamento anual com base em sua estratégia de vendas para o próximo ano. Lembre-se de que analisar estes dados pelas médias anuais pode não ser uma boa ideia.

A média anual de vendas é um dado relevante, mas analisá-la mês por mês, dando atenção para semanas de alta ou baixa demanda, facilita a estipulação de objetivos com maior clareza.

O planejamento de vendas também está altamente ligado com a estipulação de ações a serem realizadas em datas específicas, conforme a sazonalidade do mercado em que você está inserido.

Dicas para um planejamento empresarial efetivo

Além de te ensinar como fazer um planejamento anual considerando os principais setores da empresa, separamos também algumas dicas que vão te ajudar a maximizar os resultados no próximo ano.

Analise o ano que passou

Dentre o planejamento de cada setor especificado acima, todos contam com um ponto em comum: a análise de dados e informações correspondentes ao ano anterior.

Esta análise também pode ser feita de maneira macro, ou seja, considerando aspectos de toda a empresa. Uma das melhores formas de analisar e transformar dados em informações úteis para o planejamento do próximo período é através da ferramenta organizacional chamada análise SWOT.

Dividida em 4 quadrantes, análise SWOT é simples de ser preenchida e traz mais clareza sobre os próximos passos da sua empresa. Nela, cada quadrante e letra corresponde às seguintes áreas a serem preenchidas:

  • S – Forças (Strenghts): quais são as principais vantagens competitivas do seu negócio;
  • O – Oportunidades (Opportunities): em quais áreas o seu negócio pode ter mais avanços ou iniciar um processo de entrada;
  • W – Fraquezas (Weaknesses): quais os pontos fracos que a sua empresa enfrenta em relação à concorrência;
  • T – Ameaças (Threats): que tipos de fatores externos podem ameaçar a saúde do seu negócio e quais são as táticas empregadas para se proteger deles.

Defina objetivos capazes de gerar ações

Outra parte fundamental do planejamento anual é a definição dos objetivos. Porém, não se esqueça de considerar a capacidade deles se tornarem realidade.

É comum que empresas considerem o documento apenas uma burocracia, desenhando objetivos impossíveis de serem alcançados pelo capital físico e humano que a empresa possui. Por isso, ao realizar um planejamento estratégico, seja realista.

Esteja pronto para refazer determinadas partes do planejamento

O planejamento anual elenca as ações que devem ser seguidas. Porém, por conta de fatores não percebidos ou que inexistiam no momento de sua formulação, essas ações podem não ser efetivas e necessitarem de reformulação.

E é importante estar preparado para esse cenário. Todas as ações planejadas devem ser acompanhadas ao longo do ano, sendo otimizadas e caso necessário, eliminadas.

Fique de olho nas tendências

Outro fator importante, além das dicas práticas para formular o seu planejamento anual empresarial é ficar de olho nas tendências do mundo que podem impactar o seu negócio. Separamos algumas delas, para que você fique de olho.

Cuidados com a saúde mental

Em diversos âmbitos da sociedade esse tema ganha cada vez mais força. Os cuidados com a saúde mental são indispensáveis para uma empresa que necessita de profissionais qualificados e de suas habilidades.

Diversas empresas, principalmente startups, vem incluindo modelos de negócio que visam evitar a sobrecarga de seus profissionais. Assim, garantindo que não apenas a saúde mental deles esteja em dia, mas que o trabalho seja realizado de maneira mais leve e eficiente.

Dentre as táticas utilizadas, as empresas apostam no incentivo à realização de terapia, espaços de descompressão e até mesmo a eliminação da sexta-feira como dia útil de trabalho.

Avanço da vacinação

A vacinação da Covid-19 segue como destaque, possibilitando que cada vez mais pessoas saiam de casa à lazer ou trabalho. Dependendo do mercado onde o negócio está inserido, este retorno pode representar maiores ganhos.

Um estudo do comportamento dos consumidores pós-pandemia também pode auxiliar a empresa a delimitar os caminhos a serem traçados através do planejamento anual.

Trabalho em modelo híbrido

A flexibilização dos modelos de trabalho também chama a atenção em espaços corporativos. Se até alguns anos atrás muitas empresas se viram obrigadas a aderirem ao trabalho remoto, o planejamento anual de 2022 é uma excelente maneira de institucionalizar os novos formatos de trabalho.

Assim como em outros exemplos, tudo vai depender da forma como a sua empresa atua e qual a real necessidade de contar com colaboradores em um ambiente físico.

Uma alternativa que vem sendo implementada e testada por diversas empresas é o trabalho em modelo híbrido, onde o colaborador divide suas tarefas em casa e na empresa, alternando conforme a necessidade.

A aplicação desse modelo de trabalho também está ligada a satisfação dos colaboradores, lembrando que quanto maior ela for, maior será a produtividade e melhor serão os números

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