Gestão de demanda: o que é, por que é importante e 5 dicas para torná-la mais eficiente na sua empresa

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gestão de demanda

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Demandas são as necessidades dos clientes, internos ou externos, que sua empresa precisa atender, dessa forma, gestão de demandas é o gerenciamento das ações necessárias para responder a essas demandas de forma eficiente, no prazo e com a qualidade desejada pelos clientes.

Assim, fica claro que a gestão de demandas possui um valor estratégico para as organizações. Conseguir avaliar as variáveis que influenciam as necessidades internas e externas da empresa é essencial para que se consiga atender colaboradores e clientes de forma plena.

Para que você possa entender mais sobre esse assunto, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o que é e qual a importância da gestão de demanda para uma empresa.

Além disso, convidamos você a continuar a leitura para conferir também 5 dicas fundamentais para gerenciar as demandas do seu modelo de negócio de maneira mais eficiente:

  1. Conheça as necessidades dos seus clientes;
  2. Crie um fluxo de gestão de demandas;
  3. Faça análises históricas;
  4. Capacite suas equipes;
  5. Promova uma comunicação de qualidade.

Leia também: Eficiência operacional: o que é e 7 dicas de como melhorar o desempenho do negócio

O que é gestão de demanda?

Podemos definir o que é gestão de demanda como um conjunto de ações que são tomadas no sentido de reconhecer as necessidades que a empresa precisa atender, seja de seu público interno ou externo.

Gerenciar demandas também significa fiscalizar e controlar a execução de determinadas práticas no sentido de atender e antecipar pedidos. A intenção é garantir que haja o equilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos e serviços.

Veja também: Explore o diagrama tartaruga para melhorar a sua gestão de processos

Gestão de demanda interna e externa

Quando falamos em gestão de demandas, é importante fazermos a separação entre aquelas de origem interna e externa.

  • As demandas internas se referem às necessidades da própria organização para que suas operações possam funcionar plenamente. Por exemplo, a demanda por novos colaboradores, modernização das ferramentas, treinamentos, novos equipamentos etc.
  • Já as demandas externas estão relacionadas às necessidades do mercado ao qual a empresa se dedica. Ou seja, esse tipo de gestão tem a ver com a vontade dos seus clientes de consumirem seus produtos ou serviços e a capacidade da sua empresa de prever e atender essa demanda.

Tanto a gestão de demandas internas quanto a de demandas externas trabalham com a hierarquização e antecipação de pedidos.

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Qual a importância da gestão de demanda?

A importância da gestão de demanda reside no fato de que ela possibilita à empresa organizar melhor os pedidos e atender plenamente o seu público.

Além disso, dedicar-se a esse tipo de gestão é importante também para evitar que a empresa seja pega de surpresas ao receber demandas para as quais ela não havia se preparado com antecedência.

Como a gestão de demandas permite prever necessidades, a empresa estará sempre pronta para atender os pedidos de seus clientes. Assim, mantém o equilíbrio entre oferta e demanda.

Fazer a gestão de seus projetos e processos é uma forma de organizar suas demandas, veja alguma dicas:

Vantagens de fazer gestão de demanda

A importância da gestão de demanda também se traduz em algumas vantagens:

  • Evita improvisação;
  • Melhoria na gestão de tempo;
  • Aumento da produtividade das equipes;
  • Maior engajamento entre os colaboradores;
  • Otimização do nível de serviço;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de falhas e retrabalhos;
  • Melhoria no cumprimento de prazos
  • Maior assertividades nas tomadas de decisão.

Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho:

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5 dicas para uma eficiente gestão de demanda

Agora que você já sabe o que é gestão de demanda e sua importância para os negócios, confira a seguir algumas dicas fundamentais para promover uma eficiente gestão de demandas na sua empresa.

1 – Conheça as necessidades dos seus clientes

Para uma boa gestão de demandas, é imprescindível entender as necessidades dos seus clientes. A partir disso, será possível atendê-los de maneira mais eficaz.

Um sistema de CRM e até mesmo pesquisas de mercado podem ajudar nessa hora.

2 – Crie um fluxo de gestão de demandas

O fluxo de gestão de demandas bem estruturado permite organizar melhor os pedidos e estabelecer prioridades, criando uma hierarquia para atender aqueles mais urgentes em casos de pouca oferta.

Existe uma metodologia que te ajuda a definir as demandas mais urgentes e importantes, conheça: Matriz de Eisenhower: o que é, para quê serve e como construir uma

A Matriz de Eisenhower, basicamente, te ajuda a priorizar as suas tarefas de acordo com dois fatores: importância e urgência.

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3 – Faça análises históricas

É importante que você avalie o seu histórico de demandas para identificar sazonalidades e fazer previsões mais acertadas e atender os pedidos que a sua empresa recebe.

Veja mais: Ferramentas de análise de indicadores e resultados: 8 dicas para visualizar melhor seus dados e obter insights valiosos

Analisar cenários também pode te ajudar a prever eventuais variações de demanda. Veja como analisar cenários neste vídeo:

4 – Capacite suas equipes

Para conseguir atender todas as demandas, é necessário contar com uma equipe bem preparada. Portanto, invista na capacitação e no treinamento dos seus colaboradores.

Uma equipe mais eficiente atende às demandas com mais facilidade.

5 – Promova uma comunicação de qualidade

Os diferentes setores da empresa precisam se comunicar com clareza para que as demandas possam ser plenamente atendidas.

Portanto, além de fazer reuniões periódicas, invista em um sistema de gestão de demandas para integrar as equipes e facilitar a comunicação.

Este post tem algumas dicas para você: O que é gestão de portfólio de projetos, vantagens

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  • Potencializar a governança corporativa;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.
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