Aprenda a usar os indicadores de responsabilidade social nas empresas

CONTEÚDO

letreiro em tela de computador convida a fazer mais pelos indicadores de responsabilidade social nas empresas

CONTEÚDO

Você já entendeu a importância dos indicadores de responsabilidade social nas empresas? Já faz o acompanhamento dessas métricas na sua? Se respondeu “não” às perguntas, não tema. Este artigo vai ajudar você a esclarecer as principais dúvidas e implementar esses critérios na sua organização.

As empresas são, mais do que nunca, atores sociais. As marcas atuam não só no mercado, mas no vínculo entre as pessoas, nas dinâmicas da sociedade e na própria mentalidade coletiva. Portanto, a responsabilidade social deve fazer parte das operações e da estratégia da organização.

Neste artigo, nós vamos entender melhor sobre:

  • Qual a importância dos indicadores de responsabilidade social nas empresas?
  • Qual a relação entre indicadores de desempenho de responsabilidade social e sustentabilidade?
  • O que são os indicadores Ethos de responsabilidade social nas empresas?
  • Como acompanhar os KPIs de responsabilidade social?

Se você ainda tiver dúvidas sobre KPIs, pode baixar o nosso material gratuito:

Veja também nosso vídeo sobre ESG, um conceito importante na responsabilidade social e ambiental das empresas:

Qual a importância dos indicadores de responsabilidade social nas empresas?

Na lista de stakeholders de uma empresa, alguns públicos são muito claros e muito conhecidos. Os clientes, colaboradores, fornecedores, a comunidade são alguns dos principais públicos com os quais uma empresa se relaciona.

Porém, mais recentemente, um outro stakeholder tornou-se conhecido e tem conquistado uma relevância cada vez maior: a sociedade. Visto que estão inseridas em uma sociedade, as empresas não podem se comportar como se não tivessem responsabilidades com ela.

Portanto, as organizações devem assumir o compromisso de atuar em prol de um desenvolvimento social sustentável. Dessa forma, contribuem para uma sociedade mais saudável em vários sentidos — econômico, ambiental, psicológico e físico, só para citar alguns.

A maneira mais eficiente de atuar de forma socialmente responsável é fazendo o acompanhamento dos indicadores de responsabilidade social nas empresas. Os indicadores fornecem um parâmetro real, com o qual você pode comparar a evolução do seu planejamento e ver o quanto a empresa avançou nas práticas de responsabilidade social.

Essa evolução será muito importante para ajudar a consolidar a reputação empresarial. Mais do que isso, terá um papel fundamental para a construção de um bom ambiente de trabalho e de uma sociedade mais justa e igualitária.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o papel do planejamento estratégico na saúde do seu negócio, esclareça-as com o nosso e-book:

Qual a relação entre indicadores de desempenho de responsabilidade social e sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade tem sido muito associado às questões ambientais. Mas, na verdade, sustentável é tudo aquilo que consegue se desenvolver e perdurar ao longo de muitos anos. Nesse sentido, a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial são conceitos complementares.

Para uma empresa ser sustentável, de acordo com esse conceito que estamos usando, ela deve:

  • Agir de maneira ecologicamente correta;
  • Ser economicamente viável a longo prazo;
  • Atuar de maneira socialmente justa;
  • Trabalhar para ser culturalmente diversa.

Ou seja, um negócio sustentável deve funcionar de maneira integrada à sociedade. Além dos aspectos financeiros e ecológicos, também devem estar nas preocupações dessa empresa os aspectos humanos e a relação com a comunidade.

A prática da responsabilidade social empresarial é a transformação dessa preocupação integral com a sustentabilidade em um pilar de gestão do negócio. Portanto, os indicadores de responsabilidade social nas empresas são as ferramentas que permitem o monitoramento do engajamento no que diz respeito à sustentabilidade.

O que são os indicadores Ethos de responsabilidade social nas empresas?

Uma das maiores referências brasileiras em responsabilidade social empresarial (RSE) é o Instituto Ethos. Criado em 1998, o instituto é uma Oscip (Organização da sociedade civil de interesse público) que tem como missão mobilizar as empresas a realizarem uma gestão socialmente responsável e ajudá-las nessa trajetória.

O Instituto Ethos desenvolveu um método para que as empresas incorporem a responsabilidade na sua metodologia de gestão. A isso, deram o nome de Indicadores Ethos. Na prática, trata-se de uma ferramenta composta por dois elementos:

  • Um questionário para fazer o diagnóstico da empresa;
  • Um sistema online que deve ser preenchido para ter acesso a relatórios.

Você já tem o seu dashboard de indicadores de desempenho? Baixe nosso e-book e aprenda como criar um em tempo recorde:

Depois de preencher o questionário do Instituto Ethos e o sistema online, a empresa pode fazer o seu planejamento estratégico de forma a incorporar a responsabilidade social nas suas metas. Os indicadores já estão em sua terceira versão e integram normas de diferentes relatórios de sustentabilidade.

No vídeo abaixo, é possível entender como funcionam esses indicadores de responsabilidade social nas empresas:

https://www.youtube.com/watch?v=QMa65oPUia8

Como acompanhar os KPIs de responsabilidade social?

A melhor forma de fazer o acompanhamento dos indicadores de responsabilidade social nas empresas é por meio de uma plataforma digital de gestão de KPIs. O uso dessas ferramentas é bastante simples, e tudo que o gestor precisa fazer é definir quais indicadores quer analisar.

A partir daí, a ferramenta fará o acompanhamento dessas métricas e dará relatórios ao fim dos períodos estabelecidos. O uso de uma plataforma digital traz uma série de vantagens. A primeira delas é a automatização de uma tarefa que, de outra forma, tomaria tempo de um especialista da sua empresa. Delegando a tarefa ao software, o profissional terá tempo para se dedicar a ações mais estratégicas para a própria empresa.

Outra grande vantagem da plataforma é a constância do monitoramento. Os dados vão sendo preenchidos automaticamente pelo sistema, e isso evita falhas ou inconstância nas datas de conferência dos indicadores.

Uma ótima ferramenta para ajudar no monitoramento dos indicadores de responsabilidade social nas empresas é a STRATWs One, ferramenta de gestão da Siteware. A nossa plataforma transforma em indicadores a sua metodologia de gestão. Como ela é compatível com uma série de metodologias, como SWOT, Lean e outras, você pode incluir também as ações de RSE.

Como a plataforma unifica toda a metodologia da empresa, você não terá mais que lidar com várias planilhas diferentes. Isso aumenta a eficiência e a produtividade da organização.

Solicite uma demonstração gratuita e experimente levar a gestão da sua empresa para outro nível!

Banner 16 Aprenda a usar os indicadores de responsabilidade social nas empresas