Gestão Estratégica

Importância da tecnologia da informação nas empresas para a execução da estratégia – Parte 7

Importância da tecnologia da informação nas empresas para a execução da estratégia – Parte 7

Publicação : 11/08/2015

Por Siteware

4 min

Como a Tecnologia da Informação pode se tornar protagonista na execução da estratégia, contribuindo para a melhoria dos resultados e o aumento da governança das organizações?

Desde o início da minha carreira profissional, trabalho para aproximar os mundos corporativos da Gestão e da TI. Boa parte deste trabalho foi desenvolvido na Siteware, onde acabamos criando o conceito do “Motor Estratégico”, que com seus componentes é capaz de garantir a execução da estratégia nas empresas.

Na sexta parte desta história chegamos perto de ligar nosso motor, mas ainda ficou faltando adicionar o lubrificante que nos permitirá alcançar maior velocidade e durabilidade ao motor.

É sobre isso que iremos tratar agora: a Tecnologia da Informação nas empresas.

A importância da tecnologia da informação nas empresas

Garantindo velocidade e durabilidade ao Motor Estratégico

O ambiente de negócios está cada dia mais complexo. As fronteiras geográficas, culturais e as barreiras de acesso aos mercados são cada vez menos significativas. Nos últimos 20 anos acompanhamos a criação de novos mercados e a extinção de outros.

Novas empresas surgiram neste tempo, algumas delas estão entre as mais valiosas do mundo tendo menos de uma década de existência. No mesmo período, empresas outrora líderes, acabaram sucumbindo.

Os dias atuais exigem uma aguçada percepção do mercado e também agilidade na proposição e adequação das estratégias. Nunca produzimos ou tivemos acesso a tanto dado. Neste cenário caótico, somente a Tecnologia da Informação nas empresas (TI) é capaz de fornecer as ferramentas necessárias para a classificação destes dados e sua transformação em informação que, se analisada, gera o conhecimento necessário para a nossa atuação.

O lubrificante capaz de garantir velocidade e durabilidade ao nosso Motor Estratégico não poderia ser outro senão, a Tecnologia da Informação. Com a TI é possível mitigar os problemas de comunicação das empresas, promovendo a agilidade necessária para disseminação da estratégia.

A Tecnologia da Informação nas empresas pode garantir a gestão efetiva dos Projetos que conduzirão a empresa ao cenário proposto pela estratégia. Também, é com a TI que traçamos as metas e coletamos os resultados capazes de indicar se o caminho proposto está realmente sendo trilhado.

Apesar da grande importância da Tecnologia da Informação para a execução da estratégia, uma pesquisa realizada globalmente pelo Gartner, constatou que apenas 50% das Grandes Empresas e 25% das Pequenas e Médias Empresas contam com algum software para apoio à este processo. Nossa experiência atesta que se esta pesquisa fosse conduzida apenas no Brasil, estes números seriam ainda piores.

O Motor Estratégico em movimento

Todas as peças no lugar, combustível e lubrificante colocados. A ignição ocorre e o Motor começa a se movimentar com todo seu potencial. O que ele produz?

Importância da tecnologia da informação nas empresas

Por enquanto só posso adiantar que nosso motor é ambientalmente correto. No próximo post desta série falaremos sobre a energia produzida pelo motor estratégico e o que as empresas ganham com sua implantação. Até lá…

Leia também os outros textos dessa série:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9