Quadro de indicadores e gestão à vista: por que vale a pena implementar na sua empresa?

CONTEÚDO

lídere mostrando Quadro de indicadores para a equipe

CONTEÚDO

Você faz uso de KPIs na sua empresa? De que maneira você comunica os resultados dos indicadores-chave de desempenho para os seus colaboradores?

O uso dessas ferramentas de gestão é extremamente importante para que se possa acompanhar o progresso dos esforços e fazer os ajustes necessários quando os resultados não corresponderem às expectativas.

E tão importante quanto utilizar os KPIs é saber de que maneira comunicá-los aos membros das equipes. Para isso, é bastante comum utilizar um quadro de indicadores, como tática de comunicação interna.

Neste artigo, vamos explicar o que são esses quadros e a importância de se promover a gestão à vista.

Continue a leitura para conferir também estas 5 vantagens de poder contar com esse tipo de ferramenta em formato digital:

  1. Atualização em tempo real
  2. Maior integração entre as equipes
  3. Acessibilidade móvel
  4. Plataforma intuitiva e visualmente agradável
  5. Interpretações qualitativas

E se você quer saber tudo sobre KPI e acompanhamento de performance, então, baixe alguns de nossos materiais gratuitos:

Quadro de indicadores e a importância da gestão à vista

Mais do que nunca, uma gestão de qualidade é o que tem separado as empresas de sucesso daquelas que não conseguem se destacar.

Com mercados cada vez mais competitivos, gerenciar os negócios com foco em resultados e transparência tem se tornado imprescindível. E é aí que entra a gestão à vista.

Basicamente, a proposta da gestão à vista é permitir que todos os membros de uma mesma equipe possam acompanhar a evolução de seus esforços e o quanto falta para atingir as metas previamente estabelecidas.

Para isso, um quadro de indicadores é colocado em um lugar estratégico, onde todos os colaboradores possam ver os resultados atualizados dos KPIs.

Ao fazer o uso de um painel para acompanhamento de resultados, gera-se um engajamento maior entre os funcionários. Isso acontece porque eles passam a perceber com maior clareza que o trabalho deles faz sim diferença no desempenho da equipe como um todo.

Além disso, o quadro de indicadores é também uma ferramenta muito útil no alinhamento de expectativas, o que ajuda a evitar ruídos na comunicação de novas metas.

Com informações relevantes sobre o andamento dos projetos e a evolução dos esforços individuais e coletivos sendo colocadas à vista dos colaboradores, incentiva-se uma cultura organizacional focada em resultados. Isso impacta diretamente na produtividade e favorece as tomadas de decisão dos gestores.

Veja um exemplo de quadro de indicadores físico, usado em algumas empresas:

Veja também: Saiba o que colocar no quadro de gestão à vista em função de seus objetivos estratégicos

Por que usar quadro de indicadores em formato digital?

Como você pôde perceber, o uso de um quadro de indicadores para a gestão à vista pode beneficiar bastante a sua empresa. Tais benefícios podem ser potencializados se você construir o seu painel de KPIs em uma versão digital.

Com a ajuda de um software especializado, é possível montar um quadro com maior interatividade e possível de ser atualizado automaticamente e em tempo real.

Você pode criar um quadro de gestão à vista em 3 dias! veja como baixando nosso e-book gratuito: E-BOOK: Crie seu dashboard de Indicadores de Desempenho em 3 dias!

Veja a seguir 5 motivos para utilizar um dashboard digital.

1. Atualização em tempo real

Em um quadro de indicadores no formato digital, as informações são atualizadas em tempo real. Quando uma venda é efetuada, por exemplo, ela é automaticamente jogada no sistema de gestão de indicadores que atualiza o dashboard.

Dessa forma, não é necessário ter que fazer as atualizações de maneira manual.

2. Maior integração entre as equipes

Com a automatização proporcionada pelo software de gestão especializado, é perfeitamente possível integrar os dados de diferentes equipes e transmiti-los para o painel digital. Por centralizar as informações, evita-se erros e incongruência sobre os resultados dos indicadores.

3. Acessibilidade móvel

Outra razão para implementar o quadro de indicadores em formato digital é que ele pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar pelo celular ou pelo tablet.

Diferentemente do quadro físico, não é necessário ter que ir até a empresa para visualizar as informações do painel ou atualizá-las. O usuário pode ter acesso ao quadro na palma da mão.

4. Plataforma intuitiva e visualmente agradável

A interface do quadro de indicadores de digital é bastante intuitiva e de visual agradável, o que facilita a compreensão das informações. Além disso, a plataforma gera gráficos automaticamente, permitindo um maior entendimento sobre os resultados.

5. Interpretações qualitativas

O quadro de indicadores digital favorece não somente a interpretação quantitativa dos dados, mas também a qualitativa.

Ou seja, o sistema identifica tendências e sugere quais ações podem ser tomadas em determinadas situações.

Você já viu quais são as vantagens de usar um quadro digital de indicadores, por isso, preparamos um material exclusivo para você:

Saiba mais: Como fazer gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio?

Agora que você já sabe mais sobre quadro de indicadores, que tal implementar um na sua empresa?

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que já foi escolhido por mais de mil empresas, com 162 mil usuários.

Conheça algumas de suas vantagens:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
Banner 16 Quadro de indicadores e gestão à vista: por que vale a pena implementar na sua empresa?