Imagine a cena: você e mais 20 colegas de trabalho estão sentados em uma mesa de reunião, discutindo detalhes de um projeto. Enquanto isso, algumas pessoas tentam falar, enquanto outras não param de roubar a cena. Outras já desistiram e estão usando o celular.
No final dessa reunião, o único resultado real é a decisão de agendar outra reunião com um grupo menor. Ou seja, com um grupo que realmente possa tomar decisões e executá-las.
Mas por que esse tipo de situação é tão comum? É simples. As pessoas não gostam de ser excluídas e, por isso, são convidadas para todas as reuniões. Até as mais desnecessárias. E o resultado disso é uma grande perda de tempo do colaborador, que não faz a mínima ideia do porquê de estar ali.
Seja uma reunião, um e-mail ou uma equipe de projeto, as pessoas eventualmente vão precisar ser selecionadas ou excluídas. E ser seletivo não é de todo ruim: você libera as pessoas para participar de compromissos mais urgentes, executar trabalhos criativos e manter o foco nas suas próprias tarefas.
Mas, como líder, como você pode fazer isso sem magoar as pessoas? Siga nossas três dicas abaixo:
Ao invés de começar a selecionar uma lista de colaboradores excluindo quem não deve estar presente, pense quem é o colaborador mais valioso que você está querendo incluir ali. Depois, se pergunte se a presença dele é realmente necessária.
Essa questão é importante porque os colaboradores que mais contribuem acabam se sobrecarregando com tantas tarefas. Por isso, o primeiro passo para excluir as pessoas estrategicamente é identificar os colaboradores com maior risco de sobrecarga.
Antes de sermos diretores, coordenadores ou analistas, somos seres humanos. E seres humanos são criaturas sociais. Ou seja, nós sempre queremos ajudar e nos sentir pertencentes a um grupo. Por isso, o processo de exclusão deve ser feito cuidadosamente para não atingir emocionalmente nenhum membro da equipe.
Se olharmos para quem sofre mais sobrecarga de colaboração, acabamos com dois grupos: os que estão ocupados demais para serem incluídos em tudo e os que acreditam que o excesso de inclusão é um sinal de prestígio e status.
Cabe aos líderes, portanto, identificar os dois grupos e mostrar que o tempo desses colaboradores pode ser muito melhor gasto em outros projetos. Para te ajudar com as abordagens, leia alguns exemplos e se prepare melhor para estes momentos:
A exclusão só dói quando as pessoas têm a esperança de serem incluídas. Portanto, se você precisa só de algumas pessoas em uma reunião, avise o restante do grupo e explique o porquê. Estabelecer essa transparência é importante para evitar incertezas, essas que geram ansiedade e isolamento.
Gerenciar as expectativas das pessoas é quase como usar um amortecedor para aliviar a queda. Nosso cérebro anseia por certezas e por justiça. Portanto, quando você se mostra transparente e claro em relação à exclusão, as pessoas não se sentem tão mal quanto elas sentiriam se estivessem com expectativas altas.
Os líderes são responsáveis por deixar claro quem precisa estar envolvido em novos projetos e reuniões, e o porquê desta decisão. Dessa forma, os colaboradores entendem melhor como sua função se encaixa na missão da equipe.
Pense naquela reunião caótica com 20 pessoas. A exclusão cuidadosa reduz essa reunião a uma equipe de apenas seis ou sete. Como o gerente de projetos agora pensa sobre quais habilidades e tempo são mais valiosos — e quais seriam mais aproveitados em outros lugares — ele decide que você (e uma dúzia de outras pessoas) têm coisas mais importantes para fazer.
Como resultado, o projeto atinge seu objetivo mais cedo e os funcionários que foram excluídos fazem um progresso maior em seu próprio trabalho.
Ao desenvolver esse tipo de comportamento em toda a empresa, você terá como resultado pessoas fazendo bom uso do seu tempo, lidando com projetos nos quais suas contribuições são reconhecidas e que agreguem valor.
A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa robusto e, ao mesmo tempo, simples e prático de usar.
Além de auxiliar na gestão do portfólio de projetos e na busca de oportunidades de melhoria, ele conta com um módulo de acompanhamento da performance individual que permite definir indicadores para cada colaborador e acompanhar seu desempenho.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |