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Gestão da comunicação empresarial: confira 6 dicas para se conectar com seus colaboradores

Gestão da comunicação empresarial: confira 6 dicas para se conectar com seus colaboradores

Publicação : 21/02/2019

Por Siteware Siteware

8 min

Seus colaboradores conhecem os objetivos estratégicos do negócio?

E os gestores, sabem quais são as dificuldades da operação no dia a dia?

Eles ouvem as sugestões das equipes?

Muitas vezes deixada de lado, a comunicação empresarial é muito importante para o bom funcionamento de uma organização.

É ela a responsável por garantir que os colaboradores trabalhem com engajamento, de maneira integrada e alinhados aos objetivos da empresa.

Além disso, a comunicação empresarial favorece a sensação de pertencimento. Com isso, há um impacto no desempenho e na produtividade das equipes.

Por meio dessa ferramenta estratégica, é possível:

  • melhorar a imagem da empresa;
  • evitar o surgimento de rumores e fofocas;
  • promover integração entre o público interno;
  • melhorar o clima organizacional.

Para te ajudar a melhorar os processos comunicacionais da sua empresa, separamos aqui 6 dicas de gestão da comunicação empresarial.

Veja também: Descubra como resolver problemas de comunicação na empresa

6 dicas de gestão da comunicação empresarial

A gestão de comunicação empresarial começa dentro da empresa. Por isso, cria um ambiente favorável à troca de ideias e sugestões.

1 – Saiba quem são os seus públicos

Para se comunicar, é preciso antes saber quem vai receber a mensagem. Afinal, você sabe com quem está falando?

Uma empresa geralmente lida com dois tipos gerais de público: o interno e o externo.

Enquanto o público interno é composto por funcionários, sócios, fornecedores e prestadores de serviços, o público externo são os clientes, os prospects, a comunidade no entorno, etc.

Assim, quando você tem os seus públicos bem definidos, fica mais fácil direcionar a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa.

Por isso, é importante que você saiba como cada público se organiza, qual a linguagem ideal e qual a melhor forma e momento para fazer a abordagem.

2 – Centralize o fluxo de comunicação

Um fluxo de comunicação disperso tende a causar ruídos e informações desencontradas. Quando você envia um e-mail, por exemplo, e o colaborador responde com uma mensagem pelo WhatsApp, é possível que essa resposta se perca no grande volume de mensagens recebidas nesse aplicativo.

Com isso, você acaba não lendo o que o colaborador disse sobre seu e-mail.

Muitas crises são causadas quando o fluxo de comunicação não é direcionado corretamente. Portanto, para evitar problemas no envio e recebimento de mensagens, vale a pena investir em softwares que centralizam a comunicabilidade, como o Slack ou Discord.

Saiba mais: Ferramentas de comunicação empresarial que estão revolucionando a maneira de trabalhar

3 – Seja o mais transparente possível

Ser transparente é uma das mais importantes dicas de gestão da comunicação empresarial.

Por isso, na medida do possível, mostre para os colaboradores tudo o que acontece na empresa, como resultados, indicadores, metas alcançadas, etc.

Além disso, deixe clara a importância que o trabalho de cada um tem no alcance dos objetivos da empresa.

Isso fará com que os colaboradores confiem mais na gestão e se sintam motivados a dar o seu melhor.

4 – Não subestime os feedbacks

Uma boa gestão da comunicação empresarial não pode deixar de lado uma das ferramentas mais valiosas dentro das organizações: o feedback.

Por meio de uma boa conversa, é possível expor para o colaborador seus pontos fortes e os aspectos em que ele precisa melhorar. Se o colaborador estiver desmotivado, por exemplo, mostre para ele todas as metas que ele conseguiu alcançar até agora e reforce o fato de que ele tem o potencial necessário para fazer melhor.

Assim, ele vai se sentir mais engajado a executar suas tarefas da melhor maneira possível. Dessa forma, vai contribuir para os resultados da empresa.

Faça os feedbacks periodicamente, sem grandes espaços de tempo.

Tem dúvidas de como fazer um bom feedback? Então, acompanhe este vídeo do nosso canal no YouTube:

5 – Procure ser mais informal

A comunicação empresarial tem a ver também com as relações interpessoais que são construídas dentro da empresa. Quando essas relações são baseadas na formalidade, o convívio fica engessado e difícil de levar no dia a dia, o que acaba prejudicando o clima organizacional.

Portanto, procure ser mais informal e estimular momentos de descontração entre as equipes. Dessa forma, você ajuda a reduzir toda a tensão proveniente das obrigações diárias e a deixar os funcionários mais motivados e felizes.

Confraternizações, festinha para aniversariantes do mês, lanches coletivos e reuniões ao ar livre, por exemplo, ajudam a construir uma atmosfera mais leve no ambiente de trabalho.

Veja também: 3 atitudes de grandes líderes para criar um ambiente de trabalho saudável

6 – Faça uso de ferramentas adequadas

Utilizar ferramentas adequadas faz toda a diferença no processo de comunicação. Cada público, externo ou interno, e cada “subgrupo” (setores, departamentos, tipo de cliente, etc.) possuem certas especificidades que devem ser consideradas no momento de comunicar.

Murais, jornais internos, TV corporativa, newsletter e intranet são exemplos de ferramentas muito eficazes para a comunicação com o público interno.

Já com o público externo, você pode utilizar as mídias tradicionais, como rádio, TV e jornais, ou recorrer às estratégias de Marketing Digital.

A escolha das ferramentas vai depender do orçamento disponível e dos objetivos que você deseja alcançar por meio da comunicação.

Gostou das nossas 6 dicas de gestão da comunicação empresarial? Então, que tal colocá-las em prática na sua empresa?

Confira também em nosso blog: Descubra agora os 7 melhores apps empresariais para melhorar a comunicação interna do seu negócio!

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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