Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

CONTEÚDO

sistema para controle de metas

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Afinal, as metas permitem estabelecer critérios objetivos para avaliar a organização. Como consequência, possibilitam aprimorar os pontos fracos e aproveitar as oportunidades. Fazer isso manualmente, no entanto, torna a missão muito mais complicada.

O sistema de controle de metas é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam seguir uma trajetória de crescimento constante.

Nesse sentido, um sistema para controle de metas é a melhor alternativa para automatizar os processos e, ainda, aumentar a eficiência da operação.

Isso porque tais sistemas facilitam o acompanhamento dos indicadores, mostrando a progressão relativamente às metas. De forma simples, rápida e de fácil atualização, os softwares fornecem dados em tempo real.

A seguir, vamos analisar o que um sistema de controle de metas deve ter para ser realmente eficiente. Assim, você poderá escolher o melhor serviço para acompanhar o crescimento da sua empresa.

O STRATWs One é um sistema de controle de metas completo para a sua empresa. Com ele, é possível acompanhar as metas de todos os colaboradores, além de executar cálculos automatizados de remuneração variável atrelados às metas. Saiba mais:

Metas individuais

O que é uma estratégia de controle de metas?

A estratégia de controle de metas é o conjunto de ferramentas e ações focadas no controle preditivo de processos organizacionais. Para colocá-la em prática, os gestores devem definir indicadores, estabelecer metodologias de monitoramento e, então, avaliar o desempenho de cada atividade, equipe e/ou colaborador.

O objetivo, portanto, das estratégias e, principalmente, de um sistema de controle de metas é acompanhar a performance da empresa e, sempre que necessário, regular e alinhar as ações para seguirem rumo aos objetivos estabelecidos.

Então, antes de elencarmos as funcionalidades básicas de um sistema, precisamos analisar a estratégia de controle de metas. Como o próprio nome sugere, ela engloba todas as etapas de análise de performance da empresa.

É por meio da estratégia de controle de metas que a organização define os objetivos do negócio e identifica quais métricas e indicadores serão utilizados para fazer o monitoramento. Além disso, pode-se implantar um cronograma de acompanhamento regular, para verificar a jornada dos colaboradores e clientes em direção às metas propostas.

Veja como definir metas através da metodologia SMART:

smart blog.png Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

Como monitorar as suas metas?

Apesar de ser aplicado em diversas instituições, não há um script engessado de como monitorar as metas. Afinal, o modelo de negócios, a visão da empresa e seus objetivos podem se alterar quando comparados às demais organizações, além de mudar com o passar do tempo.

Assim, é ineficiente tentar implantar uma fórmula mágica de monitoramento de metas. Mas isso não significa que não existam boas práticas de como fazer o controle de metas, tal como um guia personalizável.

No STRATWs One, software desenvolvido pela Siteware, é possível fazer um controle de metas individuais e da corporação de forma eficiente! Saiba mais →

Clareza das metas individuais Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

É exatamente isso que faremos no próximo tópico, confira!

Passo a passo de como fazer o controle de metas

Se você quer saber como fazer o controle de metas, o primeiro passo é diagnosticar e mapear os setores e as atividades. Em seguida, deve-se definir as metas compatíveis com a realidade da empresa e estabelecer o método de monitoramento, além de determinar a equipe, as estratégias e as ferramentas.

Confira abaixo o passo a passo detalhado de metodologias e de um sistema de monitoramento de objetivos.

1. Diagnóstico e mapeamento dos setores e atividades

O primeiro passo de como fazer controle de metas é identificar a demanda da empresa. Para isso, é fundamental conhecer todos os processos profundamente, bem como analisar a performance dos setores que serão incluídos no planejamento estratégico.

É aquela máxima de saber onde você está para entender o potencial de alcance do seu negócio. Sem essa etapa, as metas podem sair enviesadas e pouco realistas. Faça, portanto, um diagnóstico de cada setor e o mapeamento dos processos.

2. Definir as metas 

Com a visibilidade fornecida pelo passo anterior, os gestores podem determinar metas mais claras e condizentes com as possibilidades e os objetivos da empresa. Não se esqueça de fazer o levantamento das performances anteriores, pois isso vai ser muito importante para construir estratégias efetivas.

3. Estabelecer o método de monitoramento do sistema de metas

O terceiro passo é escolher qual o método de monitoramento a ser utilizado, assim como as equipes responsáveis e as estratégias e ferramentas necessárias para realizar o controle de metas.

Aliás, estamos falando de como o monitoramento será realizado, mas também por quais meios. Como você já deve imaginar, é praticamente impossível criar, monitorar e analisar as metas manualmente.

Além de dificultar o processo, isso pode torná-lo muito oneroso e ineficiente, porque as empresas possuem diversos setores e atividades trabalhando simultaneamente e produzindo dados valiosos. Sem a automação, muitos deles podem ser perdidos, impactando, assim, na percepção correta do negócio.

Investir em um bom sistema de metas é a melhor maneira de contornar esses desafios! Mas, com tantas opções no mercado, como escolher a ideal para a sua empresa? 

Primeiro, é pesquisar por fornecedores confiáveis; segundo, identificar se o software possui as funcionalidades essenciais. Veja abaixo quais são elas!

O essencial para um sistema para controle de metas

Para atingir os resultados esperados, é preciso estar atento aos requisitos e funcionalidades básicas de um software de gestão de metas. Dentre eles,a chave é buscar soluções que automatizam a criação e gestão de indicadores, a integração entre diferentes processos e  suporte no monitoramento das metodologias.

Para te auxiliar na escolha do melhor sistema de monitoramento de objetivos, listamos alguns itens essenciais, confira!

  • Gestão dos indicadores estratégicos, táticos e operacionais

O planejamento estratégico de uma empresa é dividido nos níveis:

  • estratégico;
  • tático;
  • operacional.

O planejamento estratégico diz respeito aos planos de longo prazo da empresa. Portanto, suas métricas devem estar relacionadas à missão, à visão e aos valores da organização. Os indicadores estratégicos devem ser definidos com base em uma análise do contexto externo e também interno.

Alguns dos principais fatores que precisam ser considerados para estabelecer esses KPIs são, por exemplo, o modelo de negócio, a capacidade de inovação da empresa e seus diferenciais competitivos. 

Na sua relação com o contexto externo, é importante avaliar as oportunidades e também as ameaças, que ficam bem claras com a elaboração da análise SWOT.

Veja as 5 razões pelas quais você precisa de KPIs:

kpis - sistema para controle de metas

Níveis estratégico, tático e operacional

No nível estratégico, define-se onde a empresa quer chegar daqui a 5 ou 10 anos. No nível tático, são tomadas decisões de como isso vai acontecer, podendo ser descrito como um roadmap do planejamento estratégico.

Por exemplo, se o objetivo estratégico é aumentar a penetração de mercado em 25% nos próximos 5 anos, é no planejamento tático que serão definidos os passos para isso acontecer. No caso, alguns exemplos de indicadores táticos (ou gerenciais) poderiam ser:

  • contratar uma equipe de vendas para as regiões X e Y;
  • melhorar a logística de distribuição de produtos para as cidades W e Z;
  • montar um centro de distribuição em um ponto estratégico para abastecer determinada área.

Por fim — e, definitivamente, não menos importante —, o nível operacional diz respeito ao dia a dia da empresa e aos processos.

No exemplo acima, alguns indicadores operacionais da situação em questão poderiam ser:

  • o número de estabelecimentos visitados pelos representantes de vendas; 
  • o volume de contratos fechados; 
  • as novas parcerias estabelecidas nas regiões de interesse etc.

Um bom sistema para controle de metas precisa ser capaz de avaliar indicadores em todos os três níveis do planejamento estratégico. Isso vai garantir que a empresa não se desvie do caminho rumo ao objetivo estratégico. 

É importante monitorar todo o processo no curto, médio e longo prazo, para corrigir eventuais erros a tempo e melhorar processos com regularidade.

Ainda tem dúvidas sobre o planejamento estratégico? Esclareça todas agora:

[E-BOOK] Descomplicando o Planejamento Estratégico

  • Desdobramento das metas por toda a organização

Descrita pelo professor de gestão Vicente Falconi, a metodologia do desdobramento de metas é, simplesmente, levar os objetivos estratégicos para a realidade das operações da empresa.

Ou seja, definido o planejamento estratégico, o desdobramento das metas consiste em capilarizar o plano para todas as áreas e os departamentos da empresa, de forma que todos contribuam para alcançar o objetivo determinado.

Neste vídeo, o próprio professor explica como e até qual nível desdobrar as metas:

Os sistemas para controle de metas mais modernos tornam mais simples esse processo. O próprio software deve ajudar no desdobramento, agilizando essa parte do planejamento estratégico. 

E uma das maiores vantagens disso é o ganho de tempo dos gestores da empresa e da C-section, com o consequente aumento na produtividade.

A propósito, o desdobramento das metas facilitado pelo software também permite uma implementação mais rápida do planejamento.

  • Consolidação dos dados de diferentes áreas ou unidades

Um dos principais gargalos no uso de dados, atualmente, é a descentralização das informações. A maioria das empresas têm diferentes fontes de dados — sistemas de CRM e ERP, dados de parceiros, dados comprados de empresas especializadas, etc. 

No entanto, como cada tipo de informação é armazenada em um local e, muitas vezes, com formatos diferentes, pode ser difícil consolidá-las para, depois, analisar.

Um sistema para controle de metas tem a capacidade de reunir os dados de diferentes áreas, unidades ou setores e consolidá-los em relatórios mais completos. 

Isso permite ao gestor ter uma visão mais ampla sobre o contexto geral da empresa e tomar decisões mais bem fundamentadas. Relatórios com dados consolidados também propiciam análises profundas e geração de insights mais ricos para o negócio.

Os melhores sistemas para controle de metas, aliás, conseguem até mesmo entregar esses relatórios, que são extraídos de maneira simples e ágil. Por falar em agilidade, você já conhece as metodologias ágeis? Pode saber mais sobre o assunto com nosso e-book:

Metodologias Ágeis para gestão: quais são as principais e como aplicar?

  • Vínculo com as metodologias de análise e resolução de problemas

Um Método de Análise e Resolução de Problemas (MASP) é uma metodologia científica que foi elaborada para tornar mais eficiente a identificação, a análise e a solução de problemas nas organizações. 

Ela é composta por 8 etapas, que devem ser seguidas em ordem para alcançar os resultados pretendidos:

  1. identificação;
  2. observação;
  3. análise;
  4. plano de ação;
  5. ação;
  6. verificação;
  7. padronização;
  8. conclusão.

Você pode ler mais sobre o MASP no nosso artigo:

Por ora, o que é realmente relevante saber é que um bom software para controle de metas tem vínculo com metodologias de resolução de problemas consagradas, como o ciclo PDCA  ou o DMAIC. Essa ligação viabiliza uma identificação mais rápida dos problemas, além de encurtar o caminho até uma proposta de solução.

Invista em um sistema de metas

Investir em um sistema de metas é automatizar etapas extremamente estratégicas para a organização. Impactando, assim, na eficiência, produtividade e no valor de diversas ações.

Mas, para obter os resultados esperados, é fundamental analisar se a ferramenta de controle de objetivos possui as funcionalidades necessárias!

Para ajudar você nessa jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar sua equipe para ter o foco em resultados.

A plataforma transforma em processos a metodologia de gestão da sua empresa, seja ela SWOT, Lean, OKR ou várias outras compatíveis. A partir daí, fica fácil estabelecer os indicadores que deverão ser monitorados e fazer o acompanhamento das metas em tempo real.

Mais de 1.000 empresas em 20 países já descobriram como o STRATWs One facilita o dia a dia de trabalho, aumentando a eficiência e a produtividade. 

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