Descubra o que é um roadmap seu papel na gestão estratégica

CONTEÚDO

roadmap

CONTEÚDO

Se preferir, clique no player para ouvir a narração do nosso artigo sobre roadmap.

Assim como um mapa rodoviário, por exemplo, o roadmap dá uma perspectiva sobre a jornada e auxilia a caminhar sabendo não apenas a direção para onde estamos indo, mas qual é o destino final. O melhor de tudo é que é um documento fácil de ser preparado e faz uma grande diferença na gestão de projetos.

Para entender melhor o que é um roadmap e como aplicá-lo para produtos e projetos na sua empresa, este artigo tem todas as respostas.

Leia também: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados

O que é um roadmap na prática?

Um roadmap é uma ferramenta visual usada para planejar um cronograma e definir objetivos estratégicos. Ele é frequentemente usado em empresas para planejar suas ações de curto e longo prazo, bem como gerenciar recursos para atingir esses objetivos.

Dessa forma, ele é uma representação gráfica ou textual que ajuda a equipe do projeto e as partes interessadas a entenderem a sequência de eventos e o caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos do projeto.

O roadmap também descreve as principais entregas e as linhas do tempo associadas a cada fase do projeto, delineando as ações e eventos principais que ocorrerão ao longo do tempo. Ele ajuda a alinhar a equipe e as partes interessadas em relação às prioridades e direcionamentos do projeto.

Além disso, o roadmap ajuda a manter a equipe ciente dos planos, aumentar a produtividade e garantir que as partes interessadas sejam discutidas e consideradas. Ele também ajuda a monitorar o progresso, dando aos gerentes a capacidade de ajustar seus planos de acordo com mudanças no ambiente de trabalho.

O roadmap ainda pode incluir informações como reuniões, datas de lançamento, metas financeiras e projetos-chave, tudo para entregar um produto ou serviço de qualidade ao mercado.

Golden Circle

Qual a origem do nome roadmap?

Houve uma época — nem tão distante assim — em que os mapas rodoviários não estavam na tela do GPS, mas eram feitos em papel. Assim, antes de uma grande viagem de carro, as pessoas consultavam o mapa para saber não só qual direção tomar para começar a viagem, mas também para ter uma ideia do caminho como um todo.

Quem já participou de um rally ou fez uma viagem de carro por lugares onde o GPS não funciona tão bem sabe que ter uma visão geral do percurso faz uma enorme diferença. Mesmo que o seu destino final fique na direção sul, em alguns trechos do caminho você vai ter que seguir para leste, ou oeste, para desviar de um rio, ou para contornar uma montanha.

É importante saber desses momentos durante a viagem para não quebrar cabeça com algo que já estava previsto desde o início. Da mesma forma, é preciso saber a direção do seu destino final, para não ficar seguindo por tempo demais na direção errada.

Podemos dizer então que o roadmap é um roteiro de todas as etapas de um planejamento estratégico. Ele permite que as equipes se mantenham focadas no destino final — neste caso, o objetivo geral do plano —, mesmo se precisarem desviar um pouco para contornar um problema que tenha aparecido no meio do caminho.

Pilares de um roadmap de sucesso

Construir um roadmap de sucesso pode variar conforme o objetivo do projeto, no entanto, é bastante comum que os seguintes componentes estejam presentes:

  1. Fases e etapas: divida o projeto em fases distintas, cada uma com várias etapas que precisam ser concluídas para progredir.
  2. Metas e objetivos: defina os resultados que se espera alcançar ao final de cada fase ou etapa.
  3. Marcar e conquistas: identifica pontos de referência críticos ou eventos-chave que sinalizam a conclusão de uma fase ou etapa importante.
  4. Linha do tempo: represente visualmente a sequência das atividades e sua relação temporal, mostrando quando cada fase ou etapa começa e termina.
  5. Recursos e responsabilidades: especifica os recursos necessários, como equipe, tecnologia e orçamento, e atribui responsabilidades às pessoas envolvidas.
  6. Dependências: indique as interdependências entre as atividades, ou seja, como uma atividade influencia ou é influenciada por outras atividades.
  7. Riscos e mitigações: destaque os possíveis riscos que podem surgir durante o projeto e as estratégias para mitigá-los.

Como fazer um roadmap de projeto? 

Agora que você já sabe o que é um roadmap, deve estar curioso para saber como montar um para o seu próximo projeto, certo? A primeira coisa que você deve saber é que o formato desse documento pode variar muito. Ele pode ser elaborado de forma mais visual, com o auxílio de planilhas, ou em uma apresentação que ficará disponível para os stakeholders.

O que existe em comum entre esses formatos é que todos devem trazer um grande grau de detalhamento sobre as variadas fases e etapas do projeto. Assim, não tenha medo de usar algum tipo de suporte visual para o seu roadmap, já que um documento muito grande e com muitas planilhas vai ser mais difícil de interpretar e, consequentemente, seguir.

Além disso, é interessante fazer um recorte que vá do mais geral até o mais específico no seu mapa. A seguir, sugerimos uma organização que costuma funcionar para a maior parte dos projetos.

#1 Linha do tempo

Comece a elaboração do seu roadmap descrevendo como o seu projeto vai se comportar ao longo do tempo.

  • Qual será o início dessa ação?
  • O que está previsto para o desenvolvimento?
  • Como ele vai terminar?

É importante que essa linha do tempo tenha uma boa calendarização. Atribua datas para os acontecimentos do seu planejamento, de forma a ter uma noção, já no início, de quanto tempo vai levar todo o desenvolvimento do seu projeto.

#2 Etapas

Depois de definido o calendário, você precisa dividir todo o plano estratégico do roadmap de projeto em grandes fases. Você pode estipular blocos como Planejamento, Validação, Desenvolvimento e Lançamento, para citar um exemplo. O importante é essas fases seguirem uma ordem cronológica e serem encaixadas dentro da linha do tempo que você já criou.

#3 Responsáveis

Não ache que as coisas vão se fazer sozinhas. Se você entendeu bem o que é um roadmap, sabe que ele também precisa incluir quem são as pessoas envolvidas em cada etapa e em cada passo. Portanto, defina as equipes envolvidas em cada fase. Isso tem duas funções: a primeira é para que cada um saiba o seu papel. Para esta etapa, a Matriz RACI costuma ser uma ferramenta bastante utilizada.

A segunda é que as outras pessoas possam esclarecer dúvidas e pedir orientação para o profissional certo em cada caso.

#4 Execução

Até agora, colocamos no roadmap de projeto definições e designações em caráter geral. Mas esse documento também chega até o detalhamento do planejamento. Nesta parte, você pode especificar as tarefas que precisam ser cumpridas. Não se esqueça de relacioná-las com o calendário e com a equipe responsável por cada parte do plano.

Ter uma ferramenta de gestão de fluxo de trabalho é interessante, e você pode usar o Trello para coordenar essas tarefas. Assim, todos ficam sabendo das atualizações sobre o projeto em tempo real.

Benefícios de um roadmap

Trabalhar com um roadmap na gestão de projetos oferece vários benefícios significativos que contribuem para o sucesso do projeto, a eficiência da equipe e a satisfação das partes interessadas. Alguns dos principais benefícios incluem:

  1. Visão estratégica e alinhamento: o roadmap proporciona uma visão estratégica e clara do projeto, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos, metas e direções. Isso ajuda a evitar desvios e a manter o foco na entrega bem-sucedida do projeto.
  2. Compreensão do projeto: facilita a compreensão do escopo e das complexidades do projeto, incluindo as fases, etapas, atividades e marcos, permitindo que todos os envolvidos tenham uma visão global do que será realizado.
  3. Comunicação eficaz: serve como uma ferramenta poderosa para comunicar o progresso do projeto e as expectativas para as partes interessadas internas e externas. Torna mais fácil explicar o status atual, os próximos passos e as prioridades.
  4. Gestão de expectativas: ajuda a gerenciar as expectativas das partes interessadas ao fornecer uma representação clara do cronograma e das entregas previstas. Isso evita surpresas e mal-entendidos sobre o que será alcançado e quando.
  5. Gerenciamento de riscos e mitigação: permite identificar riscos potenciais e desenvolver estratégias de mitigação desde o início do projeto, melhorando a preparação e reduzindo o impacto dos riscos quando ocorrerem.
  6. Priorização e alocação de recursos: ajuda a priorizar tarefas e alocar recursos (humanos, financeiros, tecnológicos) de maneira eficiente, garantindo que os recursos estejam disponíveis quando necessários e que sejam utilizados da melhor forma possível.

Como aplicar o roadmap de produto? 

Antes de colocar nas prateleiras (ou nas páginas do e-commerce) um novo produto, existe uma série de etapas, que vão desde a pesquisa do mercado para validar a necessidade do tal produto até a elaboração de um protótipo. Depois, vêm ainda a produção, logística e todas as decisões estratégicas do marketing dessa nova solução que a empresa está oferecendo aos consumidores.

Para orientar todas as equipes envolvidas nessa complexa tarefa, existe o roadmap de produto. O documento é uma adaptação do roadmap de planejamento, com algumas especificidades que fazem ele funcionar melhor para o caso do lançamento de um produto concreto.

Essa ferramenta é muito utilizada por empresas de base tecnológica, e muito popular nos primeiros estágios de desenvolvimento de um novo software. Por isso, muitos roadmaps de produto usam metodologias ágeis, como scrum e kanban.

Apesar de serem mais populares no setor tecnológico, essas metodologias podem ser aplicadas em qualquer setor, bastando adaptá-las para a realidade da empresa e o seu contexto. O primeiro passo é definir as novas funcionalidades e características que o novo produto terá. Essas definições devem ser feitas a partir do feedback dos clientes e das suas necessidades reais.

Se o roadmap de produto ainda não ficou muito claro para você, assista ao vídeo a palestra de Rafael Helm e veja como fazer um:

Próximos passos

Depois de entender o que é um roadmap e como essa ferramenta pode ser aplicada à realidade do seu negócio, você deve ter percebido que elaborar um documento como esse demanda tempo e esforços de vários setores da empresa. Para ter esses recursos disponíveis, uma ferramenta de gestão de processos é uma solução interessante.

Banner 16 Descubra o que é um roadmap seu papel na gestão estratégica