Gestão Estratégica

Conheça o passo a passo de um planejamento estratégico de marketing

Conheça o passo a passo de um planejamento estratégico de marketing

Publicação : 04/01/2019

Por Siteware Siteware

9 min

(Clique no play para ouvir a narraçã do nosso post sobre Planejamento Estratégico De Marketing. Nos conte o que achou nos comentários!) 

Qual empresa nos dias de hoje arriscaria o seu sucesso negando a importância de uma estratégia de marketing? Com certeza não a sua!

Saber como fazer um planejamento estratégico de marketing pode ser o diferencial que fará seu negócio decolar. Afinal, é ele que possibilitará a criação de ações ideais pensadas na marca, no mercado e nos desejos e necessidades do consumidor final.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar um passo a passo de planejamento estratégico de marketing.

Ao seguir todas as etapas, você prepara a empresa para situações adversas, melhora a visibilidade da marca, cria vantagens competitivas e consegue alcançar resultados muito mais satisfatórios em diferentes vertentes.

Vamos começar o passo a passo de planejamento estratégico de marketing?

Veja também: Como apresentar um planejamento estratégico de forma incrível em 6 passos

Passo a passo de planejamento estratégico de marketing

Se você tem dúvidas de como fazer um planejamento estratégico de marketing, confira estes 6 passos:

1- Faça uma análise do mercado

Antes de se perguntar como fazer um planejamento estratégico de marketing, você precisa se questionar se conhece o mercado.

Faça uma pesquisa voltada ao ramo da sua empresa e entenda o que os concorrentes oferecem na mesma linha. Neste momento, é importante elencar os principais diferenciais do concorrente, quais canais utiliza e suas campanhas de marketing.

Uma das ferramentas de planejamento estratégico mais usadas para isso é a Matriz de Porter.

Posteriormente, essa análise servirá de comparativo em relação ao seu serviço ou produto em relação aos outros competidores. Avalie também outras questões no ambiente externo, como econômicas, políticas, demográficas e culturais.

Quer conhecer algumas ferramentas de planejamento estratégico que podem ajudar no planejamento de marketing?

Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=AzulmBRFdsM&t=1s

2- Entenda o seu posicionamento

Depois de entender o que a concorrência está fazendo, você deverá estabelecer o seu objetivo e posicionamento no mercado.

Você já sabe o que seu concorrente oferece, mas, e o seu próprio serviço ou produto?

Como se difere? É inovador? Elencar os diferenciais será importante para saber como fazer um planejamento estratégico de marketing eficiente.

Em busca do processo de conhecimento da empresa, você pode utilizar a ferramenta de análise SWOT. O que, na tradução, significa forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

Ao reunir seus pontos fortes e fracos, você também consegue definir possíveis ameaças e oportunidades.

Com isso, ficará mais fácil para você definir sua oferta ao mercado, aquilo que o diferencia da concorrência e caracteriza seu posicionamento.

Mas, para que o posicionamento fique plenamente definido, você precisa determinar mais um elemento: o público-alvo.

3- Conheça a fundo seu público-alvo

Entre as prioridades de um planejamento estratégico de marketing também está o conhecimento a fundo do público-alvo da empresa.

De nada adianta pensar em estratégias para chegar ao consumidor se você não entender quem ele é ou quais são suas reais necessidades.

Defina o público que sua empresa quer atender, mas, além disso, saiba quem são os principais clientes.

  • Feminino, masculino ou ambos?
  • Qual a faixa de idade?
  • Renda?
  • Em qual região está presente?

Pensar em estratégias quando há um público para direcioná-las será muito mais tranquilo e assertivo para o negócio.

4- Crie personas

Muitos confundem público-alvo com persona, mas a verdade é que são duas coisas distintas.

Diferentemente do público-alvo, que pode ser mais amplo, a persona é como o consumidor ideal do consumidor da empresa. Trata-se de um perfil individual e não um grupo de pessoas.

O seu público-alvo pode ser definido como masculino e idade superior a 30 anos, mas a sua persona “conta uma história”.

Por exemplo: João Torres, solteiro, 25 anos. Mora com os pais, trabalha de dia em uma empresa de grande porte e estuda a noite. Adora futebol e viajar para a praia no finais de semana.

Dependendo do ramo da empresa é possível trabalhar algumas personas diferentes, que auxiliam na segmentação de campanhas.

A criação dessa personagem fictícia (daí o nome persona) está diretamente relacionada às estratégias de marketing.

Para criá-la, você deve realizar uma pesquisa profunda com clientes. E, se possível, com entrevistas presenciais. O objetivo é entender sua jornada de compra, os canais que utiliza, perfil e preferências. Assim, você poderá lidar com o cliente de maneira personalizada.

5- Defina os melhores canais

O próximo passo? A definição dos melhores canais para trabalhar com o público interessado em serviços ou produtos de sua empresa.

O bom é que os levantamentos e as análises anteriores, relacionados ao mercado e às personas, vão te dar as respostas “de bandeja” nesta etapa do planejamento estratégico.

Defina quais canais estarão em sua estratégia e planos de ação e como pode inovar em cada um deles.

  • Lojas físicas ou lojas virtuais?
  • Site, redes sociais ou e-mail marketing?
  • Vídeos, podcasts ou conteúdo para blog?
  • Mídia paga ou patrocínio e presença em eventos?
  • TV, rádio, jornais ou revistas?

Existe uma infinidade de canais possíveis para sua empresa aparecer, portanto, estude muito bem qual é o mais interessante para seus objetivos.

6- Trace metas e objetivos

Falando em objetivo, o passo a passo de planejamento estratégico de marketing não estaria completo sem a criação dessas metas.

Entenda onde você quer chegar e quais são os objetivos que quer alcançar com novas estratégias.

Seja na experiência do usuário ou na geração e qualificação de leads, os planos de ação devem refletir a cada meta individualmente.

Definir prazos e métricas (como percentual X a ser alcançado em um mês) também é importante para a estratégia.

Você sabe como definir metas e objetivos SMART? Então confira esta ilustração que mostra como criá-las:

Passo a Passo planejamento estratégico de marketing

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Conclusão: Mãos à obra!

Pronto para seguir o passo a passo de planejamento estratégico de marketing? Então, agora, certamente poderá colocar a mão na massa e chegar às estratégias propriamente ditas.

Mercado, posicionamento, público-alvo, persona, canais, metas e objetivos estabelecidos?

Assim, quando tudo estiver detalhado e alinhado, você saberá exatamente onde investir para se posicionar melhor no mercado. Além disso, também poderá definir produtos, preços, praças e promoções (os “4Ps do marketing“) ideais para a sua empresa.

E não se esqueça: avalie as suas ações com regularidade e faça do planejamento estratégico o seu melhor aliado!

Confira também em nosso blog: 6 passos para criar o modelo de planejamento estratégico de vendas da sua empresa

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