Gestão Estratégica

Transformação digital nas empresas e sua importância para o desenvolvimento do negócio

Transformação digital nas empresas e sua importância para o desenvolvimento do negócio

Publicação : 20/02/2020

Por Siteware

9 min

O que é transformação digital nas empresas
O que é transformação digital nas empresas

Atualmente de houve muito falar na expressão transformação digital, mas o que é transformação digital na prática?

Se você acha que a transformação digital é mais um jargão corporativo que está na moda e que logo sera esquecida, então precisa ler este texto.

Nele você vai ver que a tecnologia pode ser uma forte aliada para as empresas que querem garantir um desempenho de alto nível, otimizar seus processos e alcançar melhores resultados financeiros.

É por isso que muitas organizações têm investido na transformação digital. E, assim, implementado soluções que prometem, dentre outras coisas, torná-las mais competitivas em seus mercados de atuação.

Mas, afinal, o que é transformação digital nas empresas? Como esse processo acontece na gestão de um negócio? Por que ele é tão importante?

A resposta para essas e outras perguntas você confere nas próximas linhas.

Por isso, continue a leitura e entenda se vale mesmo a pena investir em transformação digital na gestão empresarial.

Leia também: Como a transformação digital revolucionou o processo de vendas

O que é transformação digital nas empresas?

Podemos definir o que é transformação digital nas empresas como um processo de mudança estrutural pelo qual as organizações passam quando decidem deixar que a tecnologia assuma o protagonismo da gestão.

Ou seja, é na transformação digital que as soluções tecnológicas mais modernas passam a integrar todos (ou quase todos) os aspectos de uma empresa, permeando as rotinas e processos da organização.

Para que isso ocorra, são necessárias algumas mudanças no que diz respeito à cultura organizacional, às operações de entrega de valor e à gestão de um modo geral.

Na transformação digital, a tecnologia passa a desempenhar um papel central na estratégia da organização. A proposta é implementar processos digitais para ganhar vantagem competitiva.

Este post também pode interessar a você: Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

Por que é importante investir em transformação digital na gestão?

Agora que você já sabe o que é transformação digital nas empresas, deve estar se perguntando: Qual a importância desse processo para as organizações? Será que vale a pena investir em transformação digital na gestão?

Bom, a importância da transformação digital nas organizações reside principalmente no fato de que esta é uma tendência que só vem ganhando força nos últimos anos.

Isso significa que as empresas que não aderirem a essas mudanças no campo da tecnologia tendem a perder competitividade e a preferência do público.

É importante notar que é por meio da transformação digital que as empresas conseguem usar a novas tecnologias para desenvolver processos eficientes, implementar novas receitas e melhorar as experiências dos clientes.

3 excelentes razões para aderir à transformação digital na gestão

1 – Processos mais eficientes

Novas tecnologias, em especial aquelas voltadas para a automação, contribuem de maneira significativa para a eficiência dos processos de uma empresa.

Assim, cada processo agrega valor ao produto ou serviço da empresa com mais rapidez, com menos erros e com um custo menor.

Além disso, a automatização de processos permite que eles sejam monitorados em tempo real por meio de KPIs e, caso necessário, são ajustados, promovendo a melhoria contínua.

Veja mais: Gestão por indicadores: porque e como usar KPIs na sua gestão de performance

2 – Novos fluxos de receita

Com a transformação digital, é possível que a empresa encontre novos fluxos de receita capazes de potencializar seus lucros.

Por exemplo, com o desenvolvimento de um chatbot poderá se relacionar com os clientes e comercializar seus produtos e serviços.

E esse é apenas um exemplo, veja outros:

  • Uma empresa que só tem lojas físicas, pode passar a ter mais receitas se abrir lojas virtuais;
  • Uma rede de hotéis que desenvolve um app de reservas online conjugado com um programa de fidelidade com acúmulo de pontos, também pode aumentar suas receitas;
  • Empresas que adotam softwares SaaS (vendidos como serviços por assinatura), como CRM, automação de marketing e outros, passam a conhecer melhor seus clientes e a oferecer produtos e serviços que atendem melhor suas necessidades.

E na sua empresa, que tecnologia pode ser adotada para desenvolver um novo fluxo de receitas? Pense nisso!

3 – Melhoria na experiência dos clientes

Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data são exemplos de tecnologias que estão sendo adotadas pelas empresas para melhorar a experiência do usuário, tornando-a cada vez mais personalizada.

Assim, essas tecnologias analisam dados e os transforma em insights. Dessa forma, as áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos podem criar soluções e ações perfeitas para conquistar e fidelizar cientes.

Isso faz toda a diferença na hora que o cliente precisar escolher entre a sua empresa e o seu concorrente.

Leia mais: Indicadores para fidelizar clientes: 4 exemplos que você precisa implementar agora

Confira também este infográfico que mostra alguns mitos sobre a transformação digital:

transformação digital nas empresas

Fonte: HEFLO

Dados que reforçam a importância da transformação digital nas empresas

  • De acordo com uma pesquisa feita pela Sirius Decision, 67% da jornada de compra acontece em ambiente digital;
  • Já um levantamento realizado pela McKinsey mostrou que as empresas brasileiras com maior maturidade digital alcançaram um EBITA 3 vezes superior ao das outras empresas;
  • Para o Economist Intelligence Unit, 69% das pequenas e médias empresas do Brasil acreditam que a tecnologia pode tornar o negócio mais eficiente;
  • Segundo dados de um estudo feito pela Gartner Research, 74% das empresas observaram melhoria na experiência do cliente após implementar a transformação digital;
  • O mesmo estudo apontou também que houve aumento na satisfação e na retenção de clientes: 40% e 38%, respectivamente;
  • Além disso, a produtividade dos colaboradores aumentou 39%. Os novos negócios, a partir da transformação digital, impulsionaram suas receitas em 37%;
  • Mais de 76% de empresas consultadas neste estudo alegaram melhoria no alcance de seus clientes pelo meio digital;
  • 69% acreditam ter melhorado sua diferenciação competitiva a partir da transformação digital.

Agora, com todos esses dados baseados em fatos, ficou claro o que é transformação digital nas empresas? Está convencido sobre a importância desse processo para as organizações?

Então não perca mais tempo e invista o quanto antes na transformação digital da sua empresa para se destacar no mercado.

Como escolher um bom software de gestão?

Um primeiro passo importante para a transformação digital pode ser a adoção de um software de gestão. Por isso, confira neste vídeo de nosso canal no YouTube como escolher um:

O STRATWs One e um software de gestão de performance corporativa que já conquistou mais de mil empresas e 160 mil usuários.

Veja como ele pode ajudar na transformação do seu negócio:

  • Criando e acompanhando KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhando informações com agilidade e transparência;
  • Usando a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Potencializando a governança corporativa;
  • Gerenciando riscos e analisando cenários;
  • Facilitando a troca de informação e a comunicação entre departamentos
  • Encontrando oportunidades de melhoria;
  • Fazendo a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.

Adotar a transformação digital significa fazer algumas mudanças em sua empresa. Mas você sabe como gerenciar isso?

Então, baixe nosso infográfico gratuito: Como evitar as principais armadilhas na gestão de mudanças?

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *