Gestão de Projetos

Descubra quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico e bata todas as metas

Descubra quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico e bata todas as metas

Publicação : 06/10/2021

Por Viviane Rodrigues

8 min

revisão do planejamento estratégico
revisão do planejamento estratégico

A mudança constante de planos garante que metas sejam atingidas e redesenhadas. Muitas empresas acabam estagnando o seu crescimento, ou até mesmo quebrando, por não terem uma visão de futuro e um plano para esquematizar os próximos passos.

Entrar em uma dinâmica linear e praticamente automática, é um risco para todo negócio. Para garantir um crescimento ordenado é necessário, além de realizar um planejamento estratégico, fazer sua constante revisão.

A dinâmica do mercado muda rapidamente assim como o mundo, e possuir um planejamento estratégico não é garantia de sucesso, já que as metas podem ficar obsoletas rapidamente. Confira quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico e como colocá-la em prática. Boa leitura!

O que é planejamento estratégico?

Para saber quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico é necessário relembrarmos o significado e aplicação do conceito.

O planejamento estratégico começa a ser definido a partir de um objetivo que a empresa deseja alcançar. A partir desse objetivo, metas serão traçadas junto a meios que possibilitam seu alcance. O conjunto desse objetivo, com as metas e as práticas a serem realizadas formam o planejamento estratégico.

Para facilitar o planejamento estratégico inicial da sua empresa, três perguntas podem ser consideradas:

Onde está sua empresa?

Onde ela quer chegar?

Como chegará lá?

A partir de suas respostas, você terá mais clareza sobre os processos que devem ser implementados.

O que fazer quando as metas do planejamento estratégico não estão sendo atingidas?

Com o planejamento estratégico já em vigor é comum ao final de um determinado período, ou até mesmo durante ele, observamos que algumas metas não foram atingidas.

O primeiro passo é perceber que isso é natural, nem sempre todas as metas serão batidas e o caminho do sucesso é feito de erros e acertos. Lembre-se de que os erros permitem a verificação de problemas antes não percebidos, facilitando o caminho da definição das próximas metas.

Após se certificar de que as metas não foram atingidas, é hora de realizar a revisão do planejamento estratégico. 

Quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico?

Além da situação citada acima, outros aspectos respondem à pergunta: “quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico?” Confira quais são elas:

Fatores internos: os fatores internos não estão necessariamente ligados a problemas. Reconhecer o melhor momento para se realizar a revisão do planejamento estratégico, exige também visão do mercado em que sua empresa está inserida.

Dependendo do ramo de atuação as mudanças são constantes, necessitando de uma revisão a cada mês. Porém, em outros negócios, onde as mudanças ocorrem lentamente e as metas são estipuladas visando o longo prazo, 5 anos pode ser o tempo ideal para pôr em prática a revisão.

Outro fator interno ligado a revisão do planejamento estratégico com periodicidade é manter os colaboradores motivados. Metas estipuladas e que não são constantemente lembradas ou revisadas acabam sendo esquecidas.

Fatores externos: você pode estipular o tempo correto para a aplicação de cada revisão, mas é importante lembrar que fatores alheios ao mercado podem impactar seu negócio.

Um exemplo é a crise gerada pela pandemia da Covid-19, um grande fator externo que fez várias empresas revisarem o seu planejamento estratégico, relaxando metas e até mesmo mudando a forma de atuação.

Como revisar o planejamento estratégico?

Agora que você já sabe quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico, confira como colocá-lo em prática a partir da análise dos seguintes itens:

Cumprimento de metas e implementação de novos processos

O primeiro fator analisado são as metas, como já afirmamos, nem sempre elas serão alcançadas. Todos os motivos que levaram ao não batimento das metas, devem ser pesquisados e elencados

O batimento de metas também deve ser considerado na análise, trazendo aspectos da gestão de pessoas, já que esse sucesso se deve a algum profissional que realizou seu trabalho de maneira excepcional e merece uma atenção especial.

Verificação do orçamento

O planejamento estratégico deve considerar a verba disponível para que o objetivo seja atingido, é papel da revisão ver se o orçamento foi respeitado e, caso necessário, realizar uma readequação para o próximo período.

Mudanças no ambiente

Seja no mercado em que a empresa atua ou ligados a fatores externos, é importante analisar como está o ambiente que envolve o negócio e como ele está impactando ou pode impactar a demanda e os processos da empresa.

Verificação de tendências e aplicação de pesquisas

Para trazer soluções assertivas é necessário ficar aberto a novas tendências. A partir da aplicação de pesquisas com o público e de levantamento de dados dos concorrentes, a revisão do planejamento estratégico acontecerá com base em fatos e não somente em palpites.

Avaliação dos pontos que necessitam de melhorias

Somando as informações de todos os itens acima, será fácil fazer uma lista com todas as melhorias a serem consideradas e transformadas em metas para o próximo período do planejamento estratégico.

Implementação de novos processos

Fatores como, o estabelecimento de novos setores e a instalação de novos programas, também fazem parte da base oferecida pela empresa, para que os colaboradores tenham meios de executar os seus trabalhos e atingir as próximas metas.

Realinhamento do planejamento

Por fim, o planejamento deve ser remodelado e espalhado por toda a empresa. O planejamento estratégico não deve ser um documento acessível somente para a gestão, todos os profissionais devem ter acesso a ele, para ficar claro quais são as metas e como elas serão alcançadas.

Analise todos os dados da sua empresa a partir de um software eficiente

Além de saber quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico e como colocá-lo em prática, é fundamental contar com um mecanismo que alinha os dados de toda empresa e facilita o acompanhamento do desempenho.

Para isso, conheça o STRATWs One, um software de gestão corporativa que vai tornar o seu planejamento estratégico uma ferramenta eficiente, a partir da integração de informações e da facilidade do seu uso, aumentando a velocidade da tomada de decisões. 

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *