4 dicas fundamentais de como definir metas empresariais e 10 exemplos para se inspirar

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como definir metas empresariais

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A definição de metas organizacionais faz parte da rotina de gestores de as empresas que pensam em atingir resultados cada vez melhores e se destacar no mercado em que atuam.

As metas empresariais são instrumentos importantes que mostram onde a empresa quer chegar em relação a um aspecto específico do negócio e quando isso deve acontecer.

Por meio das metas, é possível melhorar o engajamento das equipes e, consequentemente, a produtividade, pois todos passam a trabalhar em busca de uma mesmo resultado.

Além disso, a definição de metas para empresas ajuda a estabelecer prioridades e organizar melhor os fluxos de trabalho.

Para te ajudar a elaborar as metas do seu modelo de negócio, elaboramos este artigo com 4 dicas fundamentais:

  1. Faça um diagnóstico da sua empresa
  2. Mantenha o pé no chão e seja realista
  3. Envolva os colaboradores no processo de definição das metas empresariais
  4. Siga o padrão SMART para definição de metas

Continue a leitura para conferir também 10 exemplos de metas empresariais para você se inspirar.

Leia também: Conheça os 4 passos para criar uma planilha de planejamento estratégico empresarial no Excel e baixe uma pronta para usar

Definição de metas para empresas: 4 dicas fundamentais

Para que a definição de metas para empresas seja feita de maneira correta e realmente eficaz, é necessário seguir algumas boas práticas indispensáveis. São elas:

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

Entender o atual momento em que a sua empresa se encontra é extremamente importante na hora de definir as metas organizacionais.

A partir desse momento, consegue-se compreender os resultados que a empresa precisa alcançar, os recursos disponíveis no momento, o potencial dos colaboradores e suas limitações.

Dessa forma, é possível definir metas que estejam de acordo com a realidade da empresa.

Este vídeo pode ajudar você nessa hora:

Veja também: Como fazer um diagnóstico empresarial? Confira o passo a passo!

2 – Mantenha o pé no chão e seja realista

Conforme acabamos de mencionar, as metas organizacionais devem ser condizentes como a realidade enfrentada pela empresa.

Portanto, evite definir metas que não sejam relevantes para os objetivos estratégicos da organização. Evita-se também definir metas que sejam praticamente impossíveis de alcançar tendo em vista o potencial dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos.

3 – Envolva os colaboradores no processo de definição das metas empresariais

Para potencializar o engajamento dos colaboradores com os resultados que você pretende alcançar, é importante envolvê-los no processo de definição das metas.

Além de isso favorecer o sentimento de pertencimento dos colaboradores, contar com a ajuda de quem está na linha de frente é um estímulo à geração de novas ideias e à troca de conhecimentos.

4 – Siga o padrão SMART para definição de metas

Seguir o padrão SMART vai te ajudar a estabelecer metas melhores para o seu negócio.

Suas metas devem ser:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Com prazo bem definido (Time-based).

Não ficou muito claro para você o que são metas SMART? Então, dê uma olhada em mais este vídeo:

Veja mais: O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

10 exemplos de metas empresariais

Aumentar o faturamento das vendas em 20% nos próximos 12 meses.

O resultado das vendas é uma das maiores preocupações dos empresários na hora de definir as metas. Mas simplesmente “aumentar as vendas” é algo muito vago. E, conforme este exemplo, é preciso ser mais específico em relação ao quanto se quer aumentar e em quanto tempo.

Veja a seguir alguns exemplos de metas empresariais para você entender como isso funciona na prática e se inspirar na hora de definir as metas do seu modelo de negócio. Os valores e prazos utilizados são meramente ilustrativos:

  1. Reduzir os custos operacionais em 15% no próximo semestre;
  2. Aumentar em 30% o índice de satisfação dos clientes até o final de 2020;
  3. Duplicar os investimentos em treinamentos corporativos no próximo ano;
  4. Treinar todos os colaboradores sobre o novo sistema de CRM em 3 meses;
  5. Diminuir a taxa de rotativamente para 5% no ano que vem;
  6. Aumentar o tráfego no blog da empresa em 50% nos próximos 6 meses;
  7. Publicar 5 artigos por semana no blog da empresa;
  8. Aumentar organicamente o alcance da página da empresa no Facebook e no Instagram em 25% até o final do próximo semestre;
  9. Contratar mais 7 funcionários qualificados para reforçar o time de vendas durante o mês de dezembro.
  10. Conquistar mai 10% de market share em 2 anos.

Agora que você já sabe o que são as metas empresariais e como defini-las, inspire-se nos nossos exemplos e estabeleça metas desafiadoras, realistas e bem estruturadas para a sua empresa.

Faça isso e impulsione o desempenho do seu modelo de negócio.

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