Gestão de Equipe

Você sabe como fazer gestão de pessoas por competências? Descubra e saiba como aplicar na sua empresa passo a passo

Você sabe como fazer gestão de pessoas por competências? Descubra e saiba como aplicar na sua empresa passo a passo

Publicação : 30/09/2021

Por Siteware

14 min

Gestão de pessoas por competências
Gestão de pessoas por competências

Gestão de pessoas por competências é uma metodologia de gestão empresarial em que são analisados os conhecimentos, habilidade e atitudes dos colaboradores (o chamado CHA) e, da mesma forma, quais dessas características os diversos cargos do negócio necessitam para serem desempenhados com sucesso. Assim, o foco da gestão de pessoas está em atrair, selecionar, contratar e desenvolver os colaboradores para que suas competências se encaixem nos cargos que ocupam, ou vão ocupar ao longo de sua carreira na empresa.

Afinal, organizações bem-sucedidas estão sempre em busca de novas maneiras de adquirir, gerenciar e reter talentos valiosos e necessários para atingir suas metas de negócios.

Neste artigo você vai descobrir mais sobre o que é gestão de pessoas por competência, seus principais benefícios e como esse método funciona na prática.

Veja também as etapas da gestão de pessoas por competência:

  1. Definindo as competências
  2. Crie um perfil para as competências
  3. Implementando as competências
  4. Treinamento das equipes
  5. Mensuração de resultados e aprimoramento

Veja também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

O que é gestão de pessoas por competência?

A gestão de pessoas por competência é um processo de RH comumente atribuída ao departamento de recursos humanos. Seu principal objetivo é identificar, analisar e gerenciar os colaboradores de acordo com o perfil profissional de cada um deles, destacando seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.

Com base nos conhecimentos, nas habilidades e no comportamento dos colaboradores, esse tipo de gestão procura desenvolver competências individuais e coletivas a fim de converter isso em combustível para que a empresa consiga alcançar suas metas e objetivos de negócio.

Ou seja, fazer a gestão de pessoas por competência é um método que rastreia e categoriza qualificações importantes para o desenvolvimento da organização.

As competências podem ser desde fluência em outras línguas até habilidade de se comunicar, espírito de liderança, pensamento empreendedor e inovador etc.

Ficou claro para você o que é gestão de pessoas por competência?

Leia também: Gestão da diversidade nas organizações: por que você deveria se preocupar com ela 

Quais os principais benefícios e vantagens da gestão de pessoas por competência?

Saber o que é e como fazer gestão de pessoas por competência é compreender também as suas principais vantagens para os negócios. Há muitos benefícios em potencial quando sua empresa opta por fazer a gestão por competência.

Tais benefícios podem ser observados porque essa metodologia tem como foco a criação de condições necessárias para que os colaboradores possam produzir e entregar os resultados que se espera deles.

As principais vantagens da gestão por competência são:

  1. Assertividade na alocação de recursos humanos;
  2. Melhor tomada de decisão;
  3. Eficiência operacional;
  4. Maior motivação e engajamento das equipes;
  5. Melhor recrutamento e retenção de talentos;
  6. Melhor comunicação entre funcionário e empresa;
  7. Expectativas alinhadas;
  8. Fornece uma direção clara para aprender novas habilidades profissionais;
  9. Fornece um mecanismo para o reconhecimento das habilidades dos funcionários;
  10. Aumento da produtividade;
  11. Melhoria da satisfação de clientes.

Mas além das vantagens, existem desvantagens na gestão por competências? Principalmente em momentos de implantação das mudanças na empresa pela gestão por competências, algumas dificuldades podem surgir, veja.

Algumas desvantagens da gestão por competências:

  1. Ele pode obrigar uma mudança da cultura organizacional;
  2. Nem sempre é fácil operacionalizar as práticas da gestão por competências;
  3. Articular a gestão por competências com os métodos de avaliação da empresa;
  4. Levar ao engajamento de todos os níveis hierárquicos da organização;
  5. É preciso de um grande esforço para alinhar os objetivos estratégicos das empresas que aplicam gestão de pessoas por competências com a prática da metodologia;
  6. É necessário reformular as políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  7. As políticas de remuneração terão que ser adaptadas à metodologia de gestão por competências.

Como você viu, existem vantagens e desvantagens na gestão por competências, cabe a você analisar se ele é a ideal para o seu negócio.

Existem alternativas à gestão por competências, veja algumas delas:

Como funciona a gestão por competência na prática? Quais as etapas da gestão por competências?

Agora que você já sabe o que é e como fazer gestão de pessoas por competência e seu principais benefícios, é hora de entender como funciona a gestão por competência na prática.

Basta seguir estas etapas da gestão por competências e você conseguirá implantá-la com sucesso em seu negócio.

Vamos ao passo a passo!

Alguns recursos podem ajudara, nessa hora, veja: As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

Passo 1 – Definindo as competências

O primeiro passo é elencar quais competências você considera essenciais para a sua empresa. Ou seja, quais conhecimentos, habilidades e atitudes você espera dos seus colaboradores?

Esta é uma das mais importantes práticas da gestão por competências.

Vale ressaltar que, nesta etapa, certas competências podem ser importantes para a organização como um todo, enquanto outras são mais relevantes para departamentos e cargos específicos.

Empresas que aplicam a gestão por competências com sucesso costumam procurar definir de 4 a 6 competências.

Isso porque, quanto maior for a quantidade de competências elencadas, mais dispersos os seus esforços tendem a ficar, o que acaba dificultando o alcance dos resultados pretendidos.

Veja mais: Como identificar e reter talentos com a Matriz 9 Box?

Passo 2 – Crie um perfil para as competências

Após listar as competências que você considera fundamentais para o seu negócio, crie um perfil para cada uma delas.

Esse é um dos exemplos de como fazer gestão de pessoas por competências que nem sempres são seguidos por todas as empresas.

Mas, na verdade, esse perfil é fundamental. Ele deverá conter uma breve descrição sobre a competência em questão, contendo exemplos práticos sobre sua aplicação cotidiana e sugestões de atividades que podem ajudar a desenvolvê-la.

Para te ajudar nessa etapa, visite o site Competency Library. Lá você encontra um material extenso sobre as mais diferentes competências, além de modelos de gestão por competências para criar seus perfis com mais facilidade.

Passo 3 – Implementando as competências

Para implementar as competências que você julgou essenciais para o seu negócio, é preciso incorporá-las às rotinas da organização.

Cada cargo deve ter suas competências bem definidas de acordo com as necessidades do negócio. Da mesma forma, a remuneração deve corresponder ao que se espera de cada cargo.

O recrutamento de novos talentos também deve se basear nas competências definidas nos passos 1 e 2, indo além da experiência profissional.

As avaliações de desempenho também devem ser focadas nas competências e seu respectivo desenvolvimento. Você sabe como fazê-las? Então, acompanhe este vídeo:

Leia também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

Passo 4 – Treinamento das equipes

A gestão por competências envolve também o treinamento de cada colaborador em direção àquilo que a empresa espera deles. É preciso reduzir o gap entre as aptidões e as atividades atribuídas.

Para isso, busque firmar parcerias com instituições de ensino, em especial aquelas focadas em treinamentos corporativos. Promova cursos, oficinas, palestras e workshops para capacitar os profissionais.

Leia mais: Dimensionamento de treinamentos a partir da matriz de competências e habilidades

Passo 5 – Mensuração de resultados e aprimoramento

Para saber se a gestão de competência está surtindo o efeito esperado, é preciso desenvolver um modelo de mensuração constante dos resultados. Isso permitirá que você faça as melhorias necessárias, identificando o que e o quanto falta para que os colaboradores atendam, de fato, às necessidades da organização.

Além disso, medir e monitorar os resultados permite fazer o alinhamento na forma de conduzir treinamentos, recrutamentos, avaliações etc.

Agora que você já está por dentro sobre o que é gestão de competência, que tal experimentar essa metodologia e colocá-la em prática na sua empresa? Faça isso e experimente os benefícios desse tipo de gestão.

Saiba mais: Como implantar a gestão por competências em uma empresa em 5 passos e aumentar sua produtividade

Qual a diferença entre gestão de competências e gestão por competências

Podemos dizer que a gestão por competência é uma decisão estratégica da empresa que vai além das práticas da área de Recursos Humanos.

Assim, quando uma empresa adota a gestão por competências, o departamento de Recursos Humanos dará suporte a toda empresa para que as competências necessárias para o bom desempenho de cada cargo estejam presentes nos profissionais contratados ou estejam sendo desenvolvidas.

Já, a gestão de competências é a prática de gerenciar os conhecimentos, habilidade e atitudes dos colaboradores, por parte da área de Recursos Humanos, independentemente da gestão por competências ser uma diretriz estratégica da empresa.

Dessa forma, haverá práticas de gestão de competências na empresa mesmo que ela não adote a gestão por competências. Em outras palavras: a gestão de competências é mais uma das muitas ferramentas de Recursos Humanos. 

Ele é especialmente empregada quando se faz a gestão por competências, assim como diversas outras ferramentas, como estas:

  • Avaliação de desempenho;
  • Mentoria, coaching e treinamentos;
  • Plano de cargos e salários;
  • Sistemas de incentivo;
  • People analytics.

Entre outras.

Saiba mais: O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

Como você vai mensurar os resultados de sua gestão por competência? O STRATWs One é um software de gestão da performance corporativa perfeito para quem quer implantar a gestão por competência.

Hoje, o STRATWs One é usado por mais de 160 mil profissionais, em mil empresas ao redor do mundo.

Veja algumas das vantagens que você também poderá usufruir:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Se você quer conhecer ainda mais detalhes de como funciona a gestão por competências? Então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: Gestão por competências nas organizações

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *