Modelo de Excelência em Gestão: definição, critérios, fundamentos, vantagens e 6 dicas de como implementar

CONTEÚDO

meg - Modelo de Excelência em Gestão

CONTEÚDO

O Modelo de Excelência Em Gestão (MEG) é um método que avalia a gestão de empresas públicas, privadas e de pequeno, médio ou grande porte em relação ao seu grau de maturidade organizacional e excelência.

Dessa forma, se você está pensando em promover a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial na sua empresa, saiba que este artigo pode te ajudar bastante a conhecer o MEG.

Caso você ainda não saiba, a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) lançou recentemente uma nova versão do Modelo de Excelência em Gestão. De caráter integrador, ele serve como referência para orientar a maneira com que as organizações podem conduzir suas atividades, projetos e processos.

Assim, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para entender melhor o que é, quais são os fundamentos e os 8 critérios MEG para obter a excelência organizacional.

Além disso, vamos mostrar também nas próximas linhas 6 dicas de como implementá-lo na sua empresa e tornar o seu modelo de gestão organizacional do negócio ser ainda mais eficiente.

Continue a leitura e saiba mais!

ferramentas de gestão

O que é o MEG (Modelo de Excelência em Gestão)?

O Modelo de Excelência em Gestão, ou apenas MEG, foi criado em 2001 pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De lá pra cá o MEG passou por várias atualizações e hoje está na 21ª edição, lançada em 2019.

Dessa forma, o MEG é um modelo utilizado para avaliar o grau de maturidade da gestão e excelência de diferentes organizações. Empresas públicas, privadas e empresas de pequeno, médio ou grande porte podem fazer uso dele.

Esse modelo da FNQ serve como referência para organização e as partes interessadas que querem promover a melhoria contínua de seus processos e torná-los mais eficientes.

Além disso, a sua intenção não é servir de manual com regras a serem seguidas ou ferramentas a serem implementadas. Na verdade, o objetivo é levantar questionamentos sobre a maneira com que a organização é conduzida e promover a adequação de suas práticas gerenciais.

gestão de projetos

Por que o Modelo de Excelência em Gestão é importante?

MEG é um grande aliado de toda empresa. Isso porque ele oferece recursos para gerar resultados mais satisfatórios e pode servir como guia a fim de implementar boas práticas de gestão. Assim, graças a seus princípios, é possível avaliar os processos atuais, bem como apontar o que precisa ser melhorado.

Além disso, com o MEG é possível estabelecer padrões de qualidade e garantir que os serviços estejam em consonância com os requisitos começando, assim, a garantir o sucesso dos projetos.

Os 13 fundamentos do MEG

O MEG busca abranger a organização como um todo. Nesse sentido, o Modelo de Excelência em Gestão é, atualmente, regido por 13 fundamentos. Eles também são conhecidos como fundamentos da excelência. São eles:

1 – Pensamento sistêmico

Compreender que os diferentes aspectos e componentes de uma organização funcionam de maneira interdependente.

2 – Atuação em rede

Cooperação entre indivíduos e organizações com base em interesses comuns e competências que se complementam.

3 – Aprendizado organizacional

Compromisso com o compartilhamento de conhecimentos e de experiências a fim de tornar os processos organizacionais mais eficazes e eficientes.

4 – Inovação

Criação de um ambiente organizacional que favoreça a criatividade e a inovação.

5 – Agilidade

Compromisso em tornar os processos mais enxutos, fluidos e ágeis.

6 – Liderança transformadora

Preocupação em exercer uma liderança que inspire, motive, e atenda às necessidades da equipe.

Se quiser saber mais sobre este tema, veja agora mesmo quais são as 10 características que são características de hábitos ruins de liderança.

Baixe o infográfico agora mesmo

7 – Olhar para o futuro

Atenção às tendências do mercado e compromisso com os resultados de longo prazo.

8 – Conhecimento sobre clientes e mercados

A organização deve entender as características, as necessidades e as expectativas de seus clientes e do mercado em que ela atua.

9 – Responsabilidade social

Compreensão sobre os impactos das atividades da empresa na sociedade e no meio ambiente e compromisso com a ética e com o desenvolvimento sustentável.

Confira em nosso blog: Aprenda a usar os indicadores de responsabilidade social nas empresas

10 – Valorização das pessoas e da cultura

A empresa deve se comprometer em oferecer condições favoráveis para os seus colaboradores e valorizar os esforços deles.

Veja 6 dicas para melhorar a cultura organizacional:

meg - cultura organizacional

11 – Decisões fundamentadas

As decisões da empresa devem ter como base dados concretos.

12 – Orientação por processos

A empresa deve se orientar considerando o conjunto de atividades e tarefas que formam seus processos e geram valor para os clientes.

13 – Geração de valor

A empresa deve gerar e agregar valor para os stakeholders a partir do alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais.

Os 8 critérios MEG

Além dos 13 fundamentos do MEG, há também os 8 critérios. Estes critérios buscam garantir que a organização tenha uma visão sistêmica sobre seu sistema gerencial.

Dessa forma, os 8 critérios MEG são:

  1. Informações e conhecimento
  2. Clientes
  3. Liderança
  4. Sociedade
  5. Pessoas
  6. Estratégias e planos
  7. Processos
  8. Resultados

Veja mais detalhes sobre os critérios MEG neste vídeo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ):

Leia também: O que é pensamento sistêmico? Aplique em sua organização e aumente a eficiência da sua gestão

As vantagens de aderir ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

O MEG funciona como um quebra cabeça que, apesar da dificuldade de montá-lo, traz benefícios ao final. Empresas que aderem ao Modelo de Excelência em Gestão podem experimentar uma série de vantagens, como:

  • Alinhamento e integração de toda a organização;
  • Otimização da cadeia de valor;
  • Maior competitividade;
  • Aumenta a confiança dos stakeholders;
  • Estímulo aos compromissos e à cooperação.

Além disso, outro ponto importante é que, cada organização deve adaptar o Modelo de Excelência em Gestão de acordo com as necessidades da empresa em seu ambiente organizacional e tecnológico, bem como o próprio ambiente externo.

6 dicas de como implementar o Modelo de Excelência em Gestão

Para implementar o MEG como ferramenta de gestão, existem algumas dicas essenciais que você deverá seguir em um modelo de passo a passo:

  1. Mapeie os seus processos atuais
  2. Busque identificar oportunidades de melhoria
  3. Observe se a sua empresa atende aos critérios e fundamentos do MEG
  4. Implemente as ações de melhoria;
  5. Monitore os resultados;
  6. Faça os ajustes necessários.

Ah! E não se esqueça: é preciso sempre respeitar as particularidades da sua organização dentro de cada processo. O passo a passo é apenas um modelo de orientação.

Próximos passos

Bom, ficou claro o que é o Modelo de Excelência em Gestão? Agora que você já sabe mais sobre o MEG, coloque-o em prática na sua empresa e obtenha resultados cada vez melhores.

O STRATWs One é um software de acompanhamento de performance empresarial capaz de dar todos os subsídios que você precisa para implementar uma gestão de excelência em sua empresa.

Confira algumas das vantagens que o fizeram ser escolhido m por mais de mil empresas ao redor do mundo:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

Fique por dentro das últimas novidades, baixe nosso e-book gratuito: FAQ da Gestão 4.0: os principais conceitos e tendências

stratws one