Gestão Estratégica

Modelo de Excelência em Gestão: definição, critérios, fundamentos, vantagens e 6 dicas de como implementar

Modelo de Excelência em Gestão: definição, critérios, fundamentos, vantagens e 6 dicas de como implementar

Publicação : 19/10/2020

Por Siteware Siteware

9 min

O Modelo de Excelência Em Gestão (MEG) é um modelo que avalia a gestão de empresas públicas, privadas e de pequeno, médio ou grande porte em relação ao seu grau de maturidade organizacional e excelência.

Se você está pensando em promover a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial na sua empresa, saiba que este artigo pode te ajudar bastante a conhecer o MEG.

A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) lançou recentemente uma nova versão do Modelo de Excelência em Gestão. De caráter integrador, ele serve como referência para orientar a maneira com que as organizações podem conduzir suas atividades, projetos e processos.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para entender melhor o que é, quais são os fundamentos e os 8 critérios MEG para obter a excelência organizacional.

Além disso, vamos mostrar também nas próximas linhas 6 dicas de como implementar o MEG na sua empresa e tornar o seu modelo de gestão organizacional do negócio ser ainda mais eficiente.

O que é o Modelo de Excelência em Gestão (MEG)?

O Modelo de Excelência em Gestão, MEG, foi criado em 2001 pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De lá pra cá o MEG passou por várias atualizações e hoje está na 21ª versão, lançada em 2019.

O MEG é um modelo utilizado para avaliar o grau de maturidade e excelência da gestão de diferentes organizações. Empresas públicas, privadas e empresas de pequeno porte, médio ou grande podem fazer uso do MEG.

Esse modelo da FNQ serve como referência para empresas que querem promover a melhoria contínua de seus processos e torná-los mais eficientes.

A intenção do MEG é não servir de manual com regras a serem seguidas ou ferramentas a serem implementadas. O objetivo é levantar questionamentos sobre a maneira com que a organização é conduzida e promover a adequação de suas práticas gerenciais.

Se você quer mais detalhes sobre melhoria contínua, vale a pena conferir este post: Entenda como analisar indicadores de desempenho para a melhoria contínua do negócio

Assista também a este vídeo:

 

Os 13 fundamentos do MEG

O MEG busca abranger a organização como um todo. Nesse sentido, o Modelo de Excelência em Gestão é regido por 13 fundamentos. São eles:

1 – Pensamento sistêmico

Compreender que os diferentes aspectos e componentes de uma organização funcionam de maneira interdependente.

2 – Atuação em rede

Cooperação entre indivíduos e organizações com base em interesses comuns e competências que se complementam.

3 – Aprendizado organizacional

Compromisso com o compartilhamento de conhecimentos e de experiências a fim de tornar os processos organizacionais mais eficazes e eficientes.

A gestão do conhecimento é fundamental para promover o aprendizado em sua organização, estenda como neste vídeo:

4 – Inovação

Criação de um ambiente organizacional que favoreça a criatividade e a inovação.

5 – Agilidade

Compromisso em tornar os processos mais enxutos, fluidos e ágeis.

6 – Liderança transformadora

Preocupação em exercer uma liderança que inspire, motive e sirva de exemplo.

Veja mais dicas de liderança neste vídeo:

7 – Olhar para o futuro

Atenção às tendências do mercado e compromisso com os resultados de longo prazo.

8 – Conhecimento sobre clientes e mercados

A organização deve entender as características, as necessidades e as expectativas de seus clientes e do mercado em que ela atua.

9 – Responsabilidade social

Compreensão sobre os impactos das atividades da empresa na sociedade e no meio ambiente e compromisso com a ética e com o desenvolvimento sustentável.

Confira em nosso blog: Aprenda a usar os indicadores de responsabilidade social nas empresas

10 – Valorização das pessoas e da cultura

A empresa deve se comprometer em oferecer condições favoráveis para os seus colaboradores e valorizar os esforços deles.

11 – Decisões fundamentadas

As decisões da empresa devem ter como base em dados concretos.

12 – Orientação por processos

A empresa deve se orientar considerando o conjunto de atividades e tarefas que formam seus processos e geram valor para os clientes.

Este vídeo também pode ajudar você:

13 – Geração de valor

A empresa deve gerar valor para os stakeholders a partir do alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais.

Os 8 critérios MEG

Além dos 13 fundamentos do MEG, há também os 8 critérios MEG. Estes critérios buscam garantir que a organização tenha uma visão sistêmica sobre seu sistema gerencial.

Os 8 critérios MEG são:

  1. Informações e conhecimento
  2. Clientes
  3. Liderança
  4. Sociedade
  5. Pessoas
  6. Estratégias e planos
  7. Processos
  8. Resultados

Veja mais detalhes sobre os critérios MEG neste vídeo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ):

Leia também: O que é pensamento sistêmico? Aplique em sua organização e aumente a eficiência da sua gestão

As vantagens de aderir ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

Empresas que aderem ao Modelo de Excelência em Gestão podem experimentar uma série de vantagens, como:

  • Alinhamento e integração de toda a organização;
  • Otimização da cadeia de valor;
  • Maior competitividade;
  • Aumenta a confiança dos stakeholders;
  • Estímulo aos comprometimento e à cooperação.

6 dicas de como implementar o Modelo de Excelência em Gestão

Para implementar o MEG como ferramenta de gestão, existem algumas dicas essenciais que você deverá seguir:

  1. Mapeie os seus processos atuais
  2. Busque identificar oportunidades de melhoria
  3. Observe se a sua empresa atende aos critérios e fundamentos do MEG
  4. Implemente as ações de melhoria;
  5. Monitore os resultados;
  6. Faça os ajustes necessários.

Bom, ficou claro o que é o Modelo de Excelência em Gestão? Agora que você já sabe mais sobre o MEG, coloque-o em prática na sua empresa e obtenha resultados cada vez melhores.

Saiba mais: RN 277: o que é, como funciona, quais os benefícios e 5 dicas para atingir a excelência

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  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

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