O que é People Analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

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Os colaboradores são um dos recursos mais valiosos que uma organização pode ter. Eles são a engrenagem que faz toda a máquina funcionar. Afinal, não são os softwares, equipamentos, instalações ou dinheiro investido que tomam decisões e têm ideias: são as pessoas! Por isso, mais do que nunca, precisamos falar sobre People Analytics.

Isso porque é de extrema importância que as empresas consigam compreender quais são as necessidades, objetivos e comportamentos dos seus colaboradores, procurando identificar maneiras de torná-los mais engajados, produtivos e, por que não, felizes no trabalho.

Para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Atualmente, empresas de quase todos os setores estão aproveitando o poder do Big Data e da análise avançada de dados para fazer aquilo que os especialistas da área de recursos humanos chamam de People Analytics.

Trata-se de uma metodologia que tem gerado melhorias significativas no desempenho de pessoal.

Neste artigo falaremos sobre o que é o People Analytics, suas principais vantagens para os negócios e como você pode aplicar essa metodologia na sua empresa. Continue a leitura e confira!

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O que é People Analytics?

O People Analytics pode ser definido como uma metodologia pela qual os líderes de RH aplicam uma combinação de práticas estatísticas, tecnologia e sua experiência individual a grandes conjuntos de dados sobre negócios e colaboradores. A lógica é que a partir de uma análise estratégica de dados, a gestão de pessoas possa ser melhor aplicada.

Assim, trata-se de um processo que coleta, organiza e analisa diferentes dados relacionados ao comportamento dos colaboradores. O objetivo é identificar tendências e aprimorar a gestão estratégica de pessoas.

Com o People Analytics, o departamento de recursos humanos consegue analisar padrões comportamentais e sua relação com os índices de turnover, por exemplo.

Além disso, é possível também fazer o cruzamento de informações coletadas internamente com aquelas coletadas externamente, como redes sociais, e monitorar a conduta dos colaboradores. Ou seja, garantir que o novo colaborador, por exemplo, tenha realmente fit cultural com a empresa.

Dessa forma, o People Analytics permite que sejam feitas inúmeras análises relacionadas à produtividade. Ele é muito útil para a empresa saber que tipo de profissional ela quer recrutar e reter. E também quais estratégias ela deverá adotar para fazer uma gestão de talentos cada vez mais eficaz.

Veja mais: 5 dicas iniciais de como fazer análise de dados de maneira clara e assertiva

Qual a relação entre People Analytics e a inteligência de dados?

People Analytics é uma área de ciência de dados que visa compreender e melhorar o desempenho dos recursos humanos dentro da empresa a partir do uso de sistemas de gestão e ferramentas que fazem o uso de big data e inteligência de dados. Dessa forma, essa disciplina concentra-se na análise de dados dos colaboradores envolvendo o comportamento e dados de desempenho para otimizar o desempenho a longo prazo do RH.

Ou seja, graças às diversas ferramentas que geram dados diariamente a respeito dos seus colaboradores, é possível integrar todas elas dentro de softwares e ferramentas que apoiam a gestão de talentos, com o intuito de criar insights que vão apoiar as decisões do RH.

Assim, na atualidade, onde o mercado está cada vez mais competitivo, inclusive na gestão de talentos, é praticamente impossível atingir uma gestão de recursos humanos estratégica sem compreender e usar essas informações.

Afinal, o People Analytics ajuda a identificar e desenvolver pessoas em suas soft skills e hard skills, o que permite a uma empresa otimizar o seu processo de recrutamento, desenvolvimento de pessoas e auxiliar os processos de decisão.

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Por que utilizar o People Analytics?

Depois de saber o que é People Analytics, você deve estar se perguntando: quais as vantagens dessa metodologia? Pois bem, vamos a elas.

#1 Recrutamento aprimorado

O People Analytics ajuda o RH a fazer a melhor escolha de futuros profissionais com base em dados históricos.

Além disso, com o uso de ferramentas que apoiam o People Analytics o recrutador aprende mais sobre os candidatos por meio de banco de dados de currículos online, aplicativos, perfis de mídias sociais etc.

Assim, por já ter um registro de padrões previamente identificados, a empresa consegue saber qual o perfil ideal que o profissional deve ter para ser selecionado para a vaga específica.

#2 Treinamentos mais eficazes

O treinamento de pessoas é uma ferramenta importante para a organização. Lacunas no processo de treinamento podem levar a muitos problemas e aumentar o custo para a empresa.

Os vários programas de desenvolvimento profissional oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores, se não forem tratados adequadamente, podem custar caro.

Dessa forma, com o People Analytics, a organização consegue identificar se os funcionários estão aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizado. Percebe também se eles estão fazendo uso do conhecimento e das habilidades que estão sendo oferecidas a eles durante o programa de treinamento.

Veja também: Indicadores de treinamento e desenvolvimento: confira os 10 principais

#3 Melhores insights

O People Analytics ajuda a empresa a analisar e acompanhar a vida profissional do colaborador. Para isso, rastreia os dados relacionados ao seu desempenho, atingimento de metas e indicadores e também ao seu comportamento com clientes e colegas de trabalho e à maneira como eles gastam seu tempo.

Além disso, os dados coletados podem ser usados ​​pelo RH para identificar grandes talentos e investir mais neles. Outro ponto é que o People Analytics não apenas fornece apenas melhores insights sobre os colaboradores, mas também molda as estratégias para aumentar a motivação, a retenção e o engajamento dos colaboradores.

#4 Melhora a experiência do colaborador

Especialistas em RH estão descobrindo que aumentar o sentimento de pertencimento das pessoas dentro da empresa pode aumentar a moral e a produtividade.

Dessa forma, ter uma ferramenta capaz de monitorar o quanto esse sentimento de pertencimento é forte, bem como o que contribui para isso, pode ajudar a melhorar a cultura da empresa e criar um ambiente de trabalho melhor.

#5 Maior retenção de talentos

O People Analytics é uma forma de identificar os motivos por trás da taxa de retenção dos funcionários. As análises dizem à empresa a razão pela qual os funcionários saem e o que fazem eles ficarem.

Para isso, existem várias ferramentas, tais com:

  • pesquisas de satisfação de funcionários;
  • avaliações da equipe;
  • entrevistas de saída.

Entre outras.

Todas elas vão dar ao seu RH informações para que seja possível criar planos de ação para solucioná-los e assim, criar um ambiente mais agradável.

Como implementar o People Analytics na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é People Analytics e suas principais vantagens, falta descobrir como implementar essa metodologia, na prática. Confira a seguir os 5 passos básicos.

Passo 1 – Identifique os problemas de negócio

O primeiro passo para aplicar o People Analytics é identificar os problemas que você quer resolver com essa metodologia. Por exemplo:

  • Como podemos melhorar nosso desempenho financeiro?
  • Como podemos reduzir a taxa de turnover dos colaboradores nos próximos 6 meses?

Uma empresa que não possui um plano de sucessão, por exemplo, com certeza precisa aplicar um desenvolvimento a longo prazo para os seus colaboradores. Se esse for o caso, construir um Plano de Desenvolvimento Individual e até um plano de carreira para os colaboradores pode ser um dos objetivos.

Passo 2 – Hierarquize os problemas

Depois de identificar os problemas, é hora de classificá-los em ordem de importância; dos mais urgentes e graves para os menos importantes.

Essa hierarquia servirá para priorizar os problemas de maior impacto e que são mais fáceis de resolver. Assim, ficará mais fácil organizar todo o processo.

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Passo 3 – Colete dados relevantes

Os dados que você vai coletar para análise futura precisam ser de valor estratégico para a sua organização. Caso contrário, será um desperdício de tempo e de energia.

Para essa etapa, você pode recorrer a pesquisas com os colaboradores ou com os clientes, questionários de comunicação interna, relatórios, histórico de desempenho etc.

Vale lembrar que o próprio departamento de RH deve contar com um sistema de indicadores, as quais não devem ser descartadas. Tente se concentrar principalmente nos dados do que você já tem e, se necessário, adicione novas informações.

Passo 4 – Análise os dados coletados

A análise de dados é um passo complicado, pois muitas vezes requer conhecimentos estatísticos. Além disso, é nessa etapa que é fornecida a base para insights valiosos.

Felizmente, há diversas ferramentas disponíveis no mercado que permitem aos usuários usar técnicas de mineração de dados com uma interface amigável e intuitiva.

Assim, fica mais fácil explorar e entender os dados rapidamente e definir um plano de ação eficiente.

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Passo 5 – Faça um plano de ação e execute-o

Agora que você concluiu sua análise de dados, é hora de montar e executar um plano de ação para enfrentar os problemas elencados no Passo 1.

Se, por exemplo, você tiver analisado os fatores de risco para a rotatividade de funcionários, você poderá relacionar a redução da rotatividade com as avaliações de desempenho dos gerentes.

Na Accenture, por exemplo, a metodologia do People Analytics é utilizada com o objetivo de otimizar a força de trabalho, reduzir custos e melhorar os índices de satisfação dos clientes.

A empresa, que é considerada uma das maiores consultorias de gestão no mundo, obteve insights sobre gastos, produtividade e feedback de usuários e conseguiu adotar uma formatação ideal dos seus recursos humanos, atingindo uma economia de US$ 3 milhões.

Como a Inteligência Artificial tem apoiado?

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel significativo no apoio ao People Analytics. Algumas dessas soluções envolvem:

  1. Construção de PDI: com o apoio da IA em ferramentas de gestão de talentos, já é possível usar o apoio da tecnologia para fazer uma leitura inteligente da avaliação de desempenho e propor um PDI, com base nos pontos a serem desenvolvidos.
  2. Detecção de padrões e tendências: a também IA pode identificar padrões ocultos nos dados, ajudando a identificar tendências de desempenho, rotatividade e engajamento. Isso ajuda as empresas a tomarem decisões informadas e proativas.
  3. Previsões de rotatividade: com base em dados históricos e informações atuais, a IA pode criar modelos de previsão de rotatividade, ajudando as empresas a antecipar quais colaboradores podem estar em risco de sair e permitindo ações preventivas.
  4. Seleção de candidatos: a IA pode ser usada para avaliar currículos, realizar entrevistas virtuais e até mesmo analisar o tom de voz e a linguagem corporal para ajudar na seleção de candidatos durante o processo de contratação.
  5. Feedback e engajamento: chatbots e assistentes virtuais podem coletar feedback dos colaboradoresde maneira anônima, permitindo que a equipe de RH compreenda melhor os sentimentos e preocupações dos colaboradores.
  6. Melhoria da experiência do funcionário: a também IA pode personalizar a experiência do colaborador, oferecendo sugestões relevantes para seu crescimento profissional, bem como fornecendo informações importantes sobre benefícios, políticas e outros aspectos do trabalho.
  7. Análise de sentimento: além disso, a IA também pode analisar o sentimento expresso em e-mails, mensagens e redes sociais internas, permitindo que as empresas compreendam o clima organizacional em tempo real.

Próximos passos

Implementar o People Analytics pode colaborar para a criação de um ambiente transparente. Por meio da análise dos dados coletados e das medidas que forem adotadas, a diretoria e os colaboradores podem se comunicar e caminhar juntos em prol dos objetivos da empresa.

Ficou claro o que é People Analytics? Então, coloque essa metodologia em prática e melhore os resultados do seu negócio.

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