O pensamento empresarial tradicional gira em torno da ideia de competição.
Foi propagada a ideia que devemos olhar sempre para nós mesmos e a colocar nossos interesses sempre em primeiro lugar para termos sucesso no mundo corporativo.
Muitos líderes acreditam que é só a partir de atitudes como essa que vão conseguir visibilidade e respeito no mundo empresarial.
Mas será que isso é verdade?
Será que a abordagem darwinista de competição nas empresas é a única alternativa para empreendedores e o único caminho viável para as equipes de uma organização bem sucedida e transformadora?
Afinal, quais as vantagens e as desvantagens da colaboração no ambiente de trabalho e da competição no ambiente de trabalho?
Boa parte das pessoas costuma fazer escolhas de acordo com decisões que já tomaram em outros momentos da vida ou por alguém em quem confiam.
A mesma linha de pensamento é seguida pela maioria das equipes em um ambiente de trabalho: elas costumam tomar atitudes pensando em seguir comportamentos que já foram testados antes.
Um exemplo prático disso ocorre quando diversas equipes dentro de uma mesma empresa podem optar entre a competição ou colaboração empresarial em equipe.
Se por um lado, a competição entre as equipes pode tornar o ambiente muito mais divertido, por outro, a um sistema de colaboração empresarial é muito mais efetiva para o crescimento da empresa.
Mas por que as equipes têm a tendência de competir entre si dentro de uma mesma organização se, obviamente, a colaboração entre elas é o que gera mais impactos positivos?
De acordo com pesquisas e estudos sobre o tema, várias possibilidades surgem para responder essa questão. Entre elas, destacam-se:
Além da criatividade, existem outras eventuais vantagens na competição no ambiente de trabalho.
Mesmo assim, há um consenso entre pesquisadores de que a colaboração empresarial em equipe gera melhores resultados.
Vejo o exemplo do Google e como sua cultural leva a colaboração empresarial:
Em um artigo publicado na revista acadêmica Innovation Review, da Universidade de Standford, os autores dizem que:
“o empreendedorismo social sinaliza o imperativo de impulsionar a mudança social e é esse retorno potencial, com a sua duração, o benefício de transformação para a sociedade”.
Meighan Stone, diretora de comunicação da ONE Organization, escreveu um artigo para o Huffington Post. Nele, mostra que trabalhando juntos, podemos encontrar as melhores soluções possíveis.
Ela demonstra que os jovens empresários e empreendedores sociais já compreendem e vivem a ideia de que a colaboração é mais poderosa e eficaz do que a competição no ambiente de trabalho.
Segundo Stone, há dois pontos centrais para o sucesso desses grupos:
A “nova guarda”, como ela chama, compartilha sem hesitação, sabendo que a colaboração é um modelo melhor. Assim, eles podem fazer uma grande diferença, contribuindo para a verdadeira mudança transformacional.
Quando equipes são mais competitivas do que colaborativas, e têm a chance de experimentar um comportamento colaborativo, a convicção de que ser competitivo é melhor começa a perder força.
Aliás, as lições aprendidas por essas equipes costumam ser as seguintes:
Construir uma cultura empresarial corporativa de colaboração em torno dos resultados do negócio é fundamental. Para isso, um software de gestão de gestão de performance corporativa como o STRATWs ONE pode ajudar muito sua empresa a alcançar esse objetivo.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One
Além disso, a falta de um sistema de colaboração pode levar ao baixo engajamento. Veja os perigos desse comportamento em nosso e-book gratuito: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |